Dionísio é uma cidade pequena, localizada a 182 km de Belo Horizonte, na região entre o Vale do Rio Doce e do Piracicaba. Todo o município não tem mais que 9 mil habitantes, com mais de 60% localizados na sede.
Possui belas paisagens, com relevo onde intercalam montanhas e grandes planícies. O principal rio do município, o Ribeirão Mumbaça, deságua no Rio Doce, nos limites com o município de São José do Goiabal. Uma das maiores atrações naturais da cidade é o Cachoeirão, uma bela queda d'água formada por um paredão de rochas muito bem esculpido pela natureza e localizado próximo da sede.
Trecho de corredeira no Ribeirão Mumbaça - óleo sobre tela - 60 x 80 - 2010
Acervo de Dely Américo Araújo
Tirando areia no Mumbaça - óleo sobre tela - 50 x 70 - 2007
Acervo de Ângela e Devair (Americana/SP)
O Ribeirão Mumbaça já me proporcionou belas cenas, ora sendo a atração principal do quadro, ora atuando como coadjuvante importante.
São limites do município: São Domingos do Prata, Marliéria, Antônio Dias e São José do Goiabal.
São limites do município: São Domingos do Prata, Marliéria, Antônio Dias e São José do Goiabal.
Nasci aqui. Parece que a terra escolhe a gente. Além das paisagens, que desde o início de minha carreira, não canso de pintar, gosto do jeito dionisiano de ser. A pressa aqui, parece ter ficado do lado de fora das fronteiras. Ainda há tempo para uma prosa na esquina nas tardes que arrastam sem pressa, mas, como em todo lugar, há indícios dos danos que o progresso traz, por todos os lados.
Festa do padroeiro
Antiga Praça São Sebastião, cerca de 1946 - óleo sobre tela - 70 x 130 - 2008
Acervo de Thiago Drumond
A história narra que a cidade foi fundada por um soldado de nome Dionísio, que fugiu de Ouro Preto com uma jovem, e por aqui se instalaram no que viria a ser o primeiro arraial da cidade. Isso ocorrido na metade do sec XIX.
Fazenda das Laranjeiras
óleo sobre tela - 60 x 80 - 2007
Acervo de José Henriques Ferreira
Uma das construções mais antigas era a Fazenda das Laranjeiras, que aliás, pertenceu a minha bisavó. Hoje já não existe mais.
Casarão dos Araújo - óleo sobre tela - 40 x 60 - 2007
Acervo de Ana Maria Bastos
Outra antiga construção que resiste ao tempo é o Casarão dos Araújo. Muito bem conservada, localiza-se na Avenida Senador Milton Campos e num passado bem remoto, marcava o início da cidade.
A cidade tem uma infraestrutura relativamente boa, com ruas calçadas e trechos com asfaltamento.
Praça JK - óleo sobre tela - 40 x 80 - 2006
Acervo particular - Brasília/DF
Na Praça JK estão localizadas as Escolas Municipal Dr Gomes Lima e Estadual Prof Benjamim Araújo. Nelas estudei todo o meu primário.
Praça São Sebastião - fotografia - 2000
Na Praça São Sebastião, está localizada a Matriz de São Sebastião, o edifício da prefeitura e o centro comercial da cidade. É nela que também acontece grande parte das manifestações artísticas e culturais que fazem parte do calendário festivo da cidade.
Capelinha de Santo Antônio - Fotografia - 1998
A capelinha de Santo Antônio é uma construção em estilo barroco tardio e é usada ocasionalmente em celebrações religiosas.
O município de Dionísio possui 2 distritos, Conceição de Minas, o mais antigo, e Baixa Verde, o mais populoso. Ambos localizados a cerca de 18 km da sede.
Praça em Baixa Verde - óleo sobre tela - 60 x 130 - 2007
Acervo de Washington Domingues
A economia do município é tradicionalmente agropecuária. O reflorestamento é outra grande atividade praticada por aqui. As cenas rurais do município são o aspecto principal de minha obra, já faz um bom tempo.
Descida para Brejaúba de Baixo - óleo sobre tela - 50 x 100 - 2006
Acervo de Elze Garcia Bicalho
Leiteiros - óleo sobre tela - 70 x 100 - 2005
Acervo particular - Juiz de Fora/MG
A charrete vermelha - óleo sobre tela - 30 x 40 - 2008
Acervo de Thiago Drumond
Cena de fazenda - óleo sobre tela - 50 x 70
Acervo particular - Campinas/SP
Estrada com flamboyant florido - óleo sobre tela - 60 x 90
Acervo particular - Flórida/Estados Unidos
O município também abriga um dos trechos da Reserva Florestal do Parque Estadual do Rio Doce. Mais de 40 lagoas ficam localizadas dentro da área do município, com destaque para as lagoas Verde e da Barra, próximas a Baixa Verde. O turismo será, provavelmente, uma das inclinações futuras do município. Espero que as autoridades saibam entender isso também.
Bom dia José Rosário.Me emocionei ao ver o seu blog.Meus avós viveram e morreram ai em Dionisio (João Drumond e Alice Drumond).Só estive ai uma vez quando tinha 12 anos de idade.Se tiver como,me mande noticia dos Drumond se ainda tiver algum por ai. Sds. Adem Drumond
ResponderExcluirOla Adem...desculpa me intrometer, mas a enternet , tem este lado bom, estou torcendo por vc e por este possivel reencontro, acho o blog do Rosario o maximo tambem.as obras dele retratando a vida d e rural são encantadoras...abraços
ResponderExcluirAdem e Marina, legal se acharem por aqui.
ResponderExcluirGrande abraço a todos!
Zezé Rosário meu amigo, além de excelente artista é uma ótima pessoa.
ResponderExcluirParabéns e muito sucesso.
Suas Obras são ótimas.
Obrigado por valorizar a nossa terra natal.
Edmar
Bom te ver por aqui, amigo.
ExcluirGrande abraço a todos por aí!
Que bom ter você como artista da nossa cidade. Você é um orgulho para nós dionisianos.
ResponderExcluirSensacional... arte pura... não somente as telas mas o seu modo de escrever.... a gente viaja... parabéns!
ResponderExcluirQue bom, Marcinha.
ExcluirMuito obrigado pela vinda e por participar.
Um grande abraço e tenha excelente 2015!
GRANDE ARTISTA ESSE JOSÉ ROSÁRIO. SUAS OBRAS SÃO DE ALTO NÍVEL, PODE FIGURAR ENTRE OS MELHORES ARTISTAS DO BRASIL. PARABÉNS.
ResponderExcluirObrigado, meu amigo. Uma honra ter sua visita por aqui!
Excluir