RAFFAELLO SORBI - O almoço dos caçadores - Óleo sobre tela - 59,6 x 99,8 - 1922
Quando a temporada de caça chegava, os dias eram de pura alegria. Saiam todos cedo, bem madrugada, para encontrar as primeiras oportunidades. Os cães na frente, indicando o caminho e apontando os possíveis animais na vizinhança.
Pelo meio do dia, era tempo para uma pausa. Ir até a casa principal e se fartar em uma boa refeição. Abastecer também os ânimos e partir para mais uma caçada. Reuniam todos naqueles dias de verão, todos os anos.
Raffaello Sorbi era um especialista em captar esses momentos efêmeros. Era um artista dono de uma paleta vibrante, de cores "alegres" e bem limpas, qualidades que casavam especialmente com a intenção que tentava captar em suas obras.
RAFFAELLO SORBI - Saltando cavalo - Óleo sobre tela - 41 x 74 - 1887
Raffaello Sorbi nasceu na cidade italiana de Florença em 24 de fevereiro de 1844, e aí faleceu em 19 de dezembro de 1931. Estudou na Academia de arte de Florença, sob a orientação de Antonio Ciseri. Ele mesmo se identificava como um historiador acadêmico, característica que criou desavenças com aqueles que ainda defendiam uma boa pintura com influência neoclássica e romântica.
RAFFAELLO SORBI - Fuga para o Egito - Óleo sobre tela - 21 x 62,5 - 1904
Com o passar dos anos, acabou se dedicando ainda mais a uma temática realista, mesmo que os cenários medievais lhe inspirassem ainda mais para compor. Também pintou paisagens e cenários que tinham uma forte identidade com os artistas do movimento dos Macchiaoli.
RAFFAELLO SORBI - A jovem esposa do fazendeiro - Óleo sobre tela - 8 x 10,75 pol - 1927
A carreira de Raffaello Sorbi ganhou um grande impulso quando fez uma parceria com o marchand Eugene Goupil, com quem assinou, em 1882, um acordo de exclusividade por um período de sete anos, ganhando o equivalente a 1000 francos por mês. Se no início não lhe parecia compensador, ao final do contrato já nem precisava mais dos serviços de Goupil. A influência de Goupil em vários ambientes aristocráticos, logo projetaram Sorbi como um solicitado e virtuoso artista para a pintura de figuras e cenas de gênero. Logo se viu com ótima aceitação nos mercados alemães e ingleses.
RAFFAELLO SORBI - O jogo de Ruzzola - Óleo sobre tela - 29,5 x 56 - 1880
RAFFAELLO SORBI - Procissão de páscoa - Óleo sobre tela - 67,5 x 111.5 - 1898
Em 1892, enriqueceu sua carreira tornando-se docente da Academia de Belas Artes de Florença.
RAFFAELLO SORBI - A partida para mais um dia de caça - Óleo sobre tela
Sempre procurou colocar em suas composições, uma exatidão no desenho das construções, bem como extrema naturalidade e fidelidade para o desenho da anatomia, recriando cenas da Roma Imperial ou ambientes medievais na Renascença de Florença. Assim também se comportou quando aderiu à temática simples da vida toscana, recriando cenas de bares, de caças e jogos.
RAFFAELLO SORBI - Caçadores com cães - Óleo sobre tela - 20 x 22 - 1885
Sua fama culminou quando foi prestigiado com o título de Commendatore del Regno, a mais alta distinção italiana para aquela época.
RAFFAELLO SORBI - Os jogadores de xadrez - Óleo sobre tela
Atualmente, é um artista cujos trabalhos; bem raros; são muito disputados por diversos colecionadores.
Não conhecia os trabalhos de Raffaello Sorbi, fiquei pasmo! belíssimos trabalhos!
ResponderExcluirValeu meu amigo por mais uma bela matéria, felicidades!
Olá Vidal, tenho certeza que se surpreenderia com outros artistas do Grupo dos Machiaioli. São fantásticos.
ExcluirGrande abraço e obrigado por vir!
Uma paleta vibrante, de cores "alegres"... é tudo de bom. Como eu gosto disso.
ResponderExcluirObrigado por mais este presente, José.
Grande abraço.
Bom que tenha gostado, Márcio.
ExcluirObrigado por vir, amigo.
Grande abraço!
Fiquei conhecendo o trabalho de Sorbi há pouco tempo, no site da Sotheby's. É um grande "repórter" dos costumes de sua época. Parabéns pelo texto e a divulgação da bela arte.
ResponderExcluirPara mim, um dos melhores coloristas de seu tempo. Sua paleta é fantástica.
ExcluirMais uma vez, abraço e obrigado por vir!