JUAN MORENO AGUADO - Procissão em El Molar
Óleo sobre tela - 197 x 130 - 1992
JUAN MORENO AGUADO - Mirante em Moncloa - Óleo sobre tela - 130 x 195 - 2004
Ao me deparar com artistas
com propostas bem realistas, como o espanhol Juan Moreno Aguado, é inevitável
que recorra aos argumentos de um outro conterrâneo seu, Antoni Tàpies: “A
pintura sempre foi uma abstração, desde as cores de Altamira até Picasso, passando
por Velásquez. Perante os fanáticos do realismo, eu disse muitas vezes que a
realidade nunca esteve na pintura, mas que unicamente se acha na mente do
expectador. A arte é um signo, um objeto, algo que sugere a realidade do nosso
espírito. Não vejo pois, nenhum antagonismo entre abstração e figuração,
enquanto nos sugira essa ideia de realidade. A realidade que os olhos mostram é
uma sombra extremamente pobre de realidade”. Questões levantadas por Tàpies são
importantes, pois não desmerecem nenhuma das propostas artísticas. A
representação da realidade proposta por Aguado está carregada de símbolos, que
permitem universos individuais em suas interpretações. Ele mostra o que os
olhos podem ver, mas sugere o que a alma de cada um pode entender, como no
abstracionismo de Tàpies.
JUAN MORENO AGUADO - Depois do banho
Óleo sobre tela - 105,5 x 85 - 1994
JUAN MORENO AGUADO - Esqueleto - Óleo sobre tela - 200 x 200 - 2005
Há uma corrente muito forte
no Realismo contemporâneo explorando esse mundo de símbolos. Composições são
arquétipos de situações e propostas, envoltas em uma série de intenções. Isso é
liberdade! Nada é mais importante no universo artístico do que liberdade. No
fundo, tanto o artista realista quanto o artista abstrato tem a mesma proposta,
se a verdadeira Arte for aquilo que alimenta as suas inspirações. Caso a Arte
verdadeira não habite as intenções de nenhum dos dois, então cada obra será
apenas uma representação vazia, que nada diz. O próprio Aguado mencionou em uma
de suas mostras: “Nada é mais real e nada é mais abstrato. No fundo, realismo é
uma abstração total. Existe apenas a verdade da Luz”. Ele nos quer dizer que no
fim de tudo, está a verdadeira intenção do artista, independente da maneira
como ele se expresse. Pegue por exemplo, a obra “Esqueleto”, de 2005. Não é
representação simplesmente de um esqueleto e de uma criança ao fundo. Há todo
um simbolismo contido nas intenções. A criança que olha para a luz e o espaço
aberto, enquanto o esqueleto está mergulhado num mundo de sombras, voltado para
o interior. A possibilidade da vida que ainda há, contra a inércia da vida que
já se foi. Esses símbolos o artista propõe, mas tem todos conseguem ver. Por
isso, a diversidade de estilos seja algo às vezes tão incompreensível na arte
atual.
JUAN MORENO AGUADO - Estrada Priero - Óleo sobre tela - 114 x 162 - 2009
JUAN MORENO AGUADO - Vacas
Óleo sobre tela - 149 x 199 - 2010
“Na consciência do criador plástico,
a imaginação é superior à razão”, já disse Joan-Josep Tharrats. Isso cai muito
bem para todas as vertentes atuais, principalmente para aquelas imbuídas do
verdadeiro espírito artístico. Uma paisagem pintada por Aguado carrega todos
os desejos do seu criador. Imaginação sobrepõe à razão. O que se enxerga nem
sempre é o que se precisa ver. Não é apenas um caminho rodeado de árvores, mas
um lugar que nos contém, um templo onde cada folha e cada galho tem o seu
significado. Oprimente para alguns, acolhedor e aconchegante para outros. “Colocamos
nas coisas, as cores que temos por dentro”, já dizia Drumond. O criador da obra
quer provocar ao observador. Sensações que fazem com que a imaginação domine a
razão que sempre nos cega, ao aproximarmos de qualquer trabalho.
JUAN MORENO AGUADO - Casamento - Óleo sobre tela - 130 x 195 - 2009
JUAN MORENO AGUADO - Lúcia
Óleo sobre tela - 77 x 122 - 1985
Juan Moreno Aguado nasceu em
Madri, em 1954. É bacharel em belas artes pela Universidade Complutense de
Madrid. Estudou pintura com Vargas Ruiz e modelagem com Francisco Toledo.
Também estudou anatomia com Curro Fernández Villaseñor. Além de pintura de
cavalete e escultura, também exerce a pintura mural com regularidade. Os vários
prêmios que lhe foram concedidos, principalmente na década de 90 e na primeira
década desse século, deram maior notoriedade e respeito ao seu trabalho. É um
artista requisitado, presente nas coleções de vários museus e galerias.
JUAN MORENO AGUADO - Arturo com o burro
Óleo sobre tela - 120 x 140 - 2009
JUAN MORENO AGUADO - Flores silvestres
Óleo sobre tela - 45 x 31 - 1996
Quer seja polêmico,
quer seja provocador, Aguado nos brinda com suas obras e nos faz crer que no
universo atual das artes plásticas, sempre haverá espaço para aquilo que tem
verdadeira proposta e verdadeiro espírito artístico.
JUAN MORENO AGUADO - Autorretrato em poliéster
Escultura
PARA SABER MAIS:
Muito interessante o trabalho de Aguado. Concordo que em Arte o que se sobressai é o sentido estético, como diz você: " a proposta e verdadeiro espírito artístico". Na verdade a Arte está no nosso olhar, que, despido de preconceitos ou formulações teóricas, encontra o Belo em sua manifestação pura. Abraços, bom final de semana.
ResponderExcluirEterna procura do belo, Jane, apenas isto.
ExcluirObrigado por vir. Grande abraço!
Meu amigo, que descoberta, que belo artista! seus trabalhos são maravilhosos!
ResponderExcluirUltimamente tenho feito muitas pesquisas... principalmente voltado para temática mais real, embora não seja fácil, mas, lembro-me muito bem do que vc certa vez escreveu: disciplina!
Um belo fim de semana... abração!
Sim, disciplina. O segredo está aí.
ExcluirTambém tenho feito pesquisas sobre temas diferentes, de locais também diferentes. Publicarei algo sobre as pesquisas que fiz com relação a arte asiática. Surpreendente, você verá.
Grande abraço, Vidal.