MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Fachada principal
Pietro Maria Bardi e Assis Chateaubriand no dia
da inauguração do MASP
Da amizade irrestrita entre
Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi nasceu o MASP, o mais importante museu
de arte ocidental do Hemisfério Sul. O primeiro deles, um político influente,
com os olhos "antenados" ao futuro e convicto de queria deixar algo valioso de legado ao seu país; o segundo, jornalista e crítico de arte italiano, que não
mediu esforços para ajudar ao seu amigo nessa deliciosa e responsável
empreitada.
RAFAEL - A ressurreição de Cristo
Óleo sobre madeira - 52 x 44 - Entre 1499 e 1502
HYERONYMUS BOSCH - As tentações de Santo Antão
Óleo sobre madeira - 128,5 x 102 - 1500
GIOVANNI BELLINI - A virgem com o menino de pé, abraçando a mãe
Óleo sobre madeira - 75 x 59 - Entre 1480 e 1490
Após a Segunda Guerra
Mundial, a Europa andava aos trancos e barrancos, com muitos dos países
atingidos precisando se reerguer das cinzas. Não só estados, mas famílias
importantes e tradicionais colocaram grande parte de seus patrimônios em
disponibilidade, a fim de conseguir ali os primeiros pilares para se
reconstruírem. Obras de arte, muitas das quais escondidas e contrabandeadas,
deixavam o continente e eram vendidas como peças principais desse novo
recomeço. É nesse momento que Pietro Maria Bardi, juntamente com o amigo
Chateaubriand, fizeram várias viagens por lá e angariaram as primeiras peças
que viriam a formar o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).
Chateaubriand era um político e empresário bem experiente e bem relacionado e
já conseguira convencer diversos outros empresários e políticos sobre a criação
de uma instituição que concentrasse não apenas obras de arte brasileiras, mas
de várias partes do mundo. Com o olhar clínico de Bardi, concluiu o seu sonho e
entrou para a história da arte brasileira. Através de doações particulares ou mesmo de grupos econômicos, o acervo foi se formando e continua a se formar até hoje.
DIEGO VELÁSQUEZ - Retrato do Conde-duque de Olivares
Óleo sobre tela - 203 x 106 - 1624
TICIANO - Retrato do Cardeal Cristoforo Madruzzo
Óleo sobre tela - 230 x 131 - 1552
REMBRANDT - Retrato de jovem com corrente de ouro
Óleo sobre tela - 57 x 44 - 1635
Em 1947, é fundado o
MASP, utilizando como sede o Prédio dos Diários Associados, território mais que
conhecido e da vivência diária de Chateaubriand. Doze anos depois; entre
projeto e construção; o MASP ganha sua nova sede na Avenida Paulista. Projetado
por Lina Bo Bardi, esposa de Pietro Maria Bardi, já nasceu com ares de
importância, não só pela sua arquitetura audaciosa, mas principalmente por já
constar com uma seleta coleção de artes naquele período. Um dos cartões postais
mais clicados da cidade, o prédio é sustentado por quatro colunas e possui um
vão livre de 74 metros. Foi inaugurado em 1968, com a presença de celebridades
importantes de várias partes do mundo, além das maiores celebridades
brasileiras e de uma multidão que se reuniu em frente ao edifício. Na sua
concepção inicial, o prédio teve suas colunas proibidas de exibirem a cor
vermelha, marca registrada do projeto. Era o período de ditadura, e qualquer
alusão ao comunismo era combatida veementemente. As cores só foram acrescentadas
em 1990, por ocasião dos 40 anos de sua construção.
INGRES - Cristo abençoador
Óleo sobre tela - 80 x 66 - 1834
JOSÉ MALHOA - O ateliê do estatuário Simões de Almeida
Óleo sobre tela - 65 x 45 - 1883
PEDRO ALEXANDRINO - Natureza morta com vaso e frutas
Óleo sobre tela - 117 x 90 - 1895
Falemos em números: 11 mil
metros quadrados são divididos em 5 pavimentos, isso na sede principal, pois
agora o museu tem também agregado um novo edifício, em uma de suas laterais, que
foi adquirido recentemente e para onde estão sendo enviadas muitas de suas
repartições funcionais e administrativas, além de depósito do seu vasto acervo.
O museu possui cerca de 8 mil peças em sua coleção. Não é um número assombroso,
se comparado a outras grandes instituições do mundo. Mas, quando é analisado o
seu acervo, em termos de qualidade e importância histórica, aí as coisas tomam
outra proporção. Para se ter uma ideia dessa sua importância, o MASP foi
convidado pelo Museu d’Orsay de Paris, a integrar o seleto Clube dos 19, grupo
que integra apenas os mais importantes museus do mundo com obras do século XIX,
de significância histórica e de relevante patrimônio cultural. Possui uma
seleta coleção de obras das escolas francesa, italiana, portuguesa, espanhola,
flamenga, inglesa e latino-americana, além, é claro, de valiosa coleção de arte
brasileira.
ANTÔNIO PARREIRAS - Iracema
Óleo sobre tela - 61 x 92 - 1909
ALMEIDA JÚNIOR - Moça com livro
Óleo sobre tela - 50 x 61
CÂNDIDO PORTINARI - O lavrador de café
Óleo sobre tela - 100 x 81 - 1939
Diante de tamanha
importância patrimonial, o museu foi tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de
Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado
de São Paulo) em 1982 e pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional) em 2003. Durante todo o ano, não apenas recebe visitantes
para as muitas exposições que organiza, como também proporciona uma série de
outras atividades ao público, como escola de arte, ateliês, espetáculos de
dança, música e teatro, além de palestras, debates e reciclagem de professores.
O museu vem proporcionando ao público brasileiro, desde sua fundação, centenas
de exposições de artistas estrangeiros e grandes exposições internacionais,
através do Intercâmbio de obras com diversos museus no mundo e o patrocínio de
empresas parceiras, e permanentemente apresenta as obras dos artistas radicados
no Brasil através de uma visão contemporânea da produção atual de todas as
manifestações artísticas. Segundo informações do Folha de São Paulo, é o museu
paulista com o maior número de visitações, cerca de 50 mil por mês.
CLAUDE MONET - A canoa sobre o Epte - Óleo sobre tela - 133 x 145 - 1890
Esquerda: PAUL GAUGUIN - Pobre pescador
Óleo sobre tela - 74 x 66 - 1896
Direita: DEGAS - Bailarina de 14 anos
Bronze com vestuário - 99 cm
Esquerda: RENOIR - Rosa e azul
Óleo sobre tela - 119 x 74 - 1881
Direita: VINCENT VAN GOGH - O escolar
Óleo sobre tela - 63 x 54 - 1888
Chateaubriand e Bardi
já não estão mais entre nós, mas o sonho que alimentou as suas vidas continua
mais vivo do que nunca. Transcender é isso, continuar, ir além dos limites da
existência humana. Ideais não morrem, quando baseados no bem coletivo e no
desejo de promover um mundo melhor.
PABLO PICASSO - Retrato de Suzanne Bloch
Óleo sobre tela - 65 x 54 - 1904
PAUL CÉZANNE - Rochedos em l'Estaque - Óleo sobre tela - 73 x 91 - Entre 1882 e 1885
DAVID ALFARO SIQUEIROS - Angústia
Tinta vinílica sobre eucatex - 94 x 76 - 1950
PARA SABER MAIS:
Com certeza é uma bela homenagem a essa dupla inesquecível... A capacidade de organização é incontestável, por isso deu certo... objetivos alcançados!
ResponderExcluirFelicidades!
Sempre devemos muito ao desprendimento de certas pessoas, que se doam completamente aos seus objetivos.
ExcluirTemos que agradecer aos dois por formarem uma coleção tão valiosa em nossa terra.
Grande abraço, Vidal!
Oi José, mais um belo post. Parabéns.
ResponderExcluirSe você ainda não leu, sugiro "Chatô - O Rei do Brasil" do Fernando de Moraes, onde é contada a história da formação do MASP, bem como de diversas passagens históricas. Eu já li duas vezes, e sempre me agrada relembrar certas passagens.
Abraços.
Olá Macário, já estive com o livro na mão duas vezes, mas ainda não consegui começar. Agora fiquei ainda mais curioso.
ExcluirGrato pela vinda e pela dica.
Grande abraço!
O maior problema é que a gente entra para ler uma matéria e acaba ficando preso no blog,rsrrss. Muito bom ! O MASP é tudo! principalmente para quem não tem facilidade de viajar para outros países. O acervo é maravilhoso, sem falar nas exposições temporárias. Você como sempre esta antenado.Parabéns!!!!!!!!!!
ResponderExcluirAh, esse é um problema bom. Seja sempre bem vindo!
ExcluirContinuarei com a série dos museus. É tempo, que não tem sido muito amigo.
Grande abraço!