BERTRAND MENIEL - Ponte Neuf - Acrílica sobre linho - 101,6 x 198,12 - 2007
BERTRAND MENIEL - Lucky Dragon - Acrílica sobre linho - 101,6 x 200,6 - 2009
Em tempos onde a negação à
forma e o uso abusivo dos mais excêntricos materiais parece imperar no mundo das
artes, felizmente ainda encontramos artistas dispostos a privilegiar nossos
olhos com obras de conteúdo. Há uma considerável leva de excelentes artistas
mundo afora executando um hiper-realismo impecável, que vem conquistando um
número de admiradores cada vez maior para o estilo. Bertrand Meniel defende
esse time com um domínio técnico admirável.
BERTRAND MENIEL - Canal Street - Acrílica sobre linho - 77,47 x 132 - 2011
BERTRAND MENIEL - Bayard Street - Acrílica sobre linho - 93,98 x 127 - 2011
O Hiper-realismo, que muitos
também conhecem como Super-realismo, defende os princípios básicos adotados
pelo Fotorrealismo, cujo mais importante deles é que uma boa fotografia seja o
modelo para a execução da obra. A fabricação de câmeras fotográficas cada vez
mais possantes e de alta resolução tem permitido que esses estilos ganhem cada vez mais adeptos por todas as partes. O Hiper-realismo e o Fotorrealismo apresentam
pouquíssimas diferenças entre eles. Alguns consideram que o primeiro tenha uma
carga de emotividade maior nas composições que o segundo, mas ambos presam por
captar a cena ou o motivo sem nenhuma interferência, tal qual é captado pela
imagem fotográfica. O termo hiper-realismo foi utilizado pela primeira vez em
1973, durante uma exposição organizada por uma galerista belga, de nome Isy
Brachot. Tanto pintores como escultores hiper-realistas utilizam de recursos
mecânicos ou óticos para transferir a imagem que desejam representar, seja em
moldes ou projetores de slides e retículas de ampliação. À partir daí, todas as
demais execuções seguem os mesmos procedimentos convencionais a outros estilos.
BERTRAND MENIEL - Columbus Tower
Grafite sobre papel Arches
BERTRAND MENIEL - Bahnhofplatz - Acrílica sobre linho
BERTRAND MENIEL - Washington Street, San Francisco
Grafite sobre papel Arches - 22,25 x 22,25 pol - 2011
Nascido na França, em 1961,
na cidade de Boulogne Billancourt, Bertrand Meniel é um dos mais respeitados
hiper-realistas europeus. Seus trabalhos concentram-se exclusivamente nas
paisagens urbanas. É de admirar a sua habilidade na correta utilização das
sombras e luzes, conseguindo cores e tons que dão à sua pintura uma sensação
muito próxima à fotografia. Utiliza principalmente a tinta acrílica sobre tela de
linho, mas também não abre mão de se exercitar com o grafite sobre papel.
Exercício que considera vital para que não perca a habilidade artística de
visualização, interpretação e execução de suas obras.
BERTRAND MENIEL - Breakfeast em Fairmont - Acrílica sobre linho - 97,79 x 180,9 - 2009
BERTRAND MENIEL - Nasdaq - Acrílica sobre linho - 109,2 x 203,2 - 2013
É daqueles artistas que começou relativamente
tarde no mundo das artes, iniciando seus estudos somente com 30 anos de idade,
em Paris. O caminho logo se abriu e se viu participando continuamente de
revistas, publicações especializadas e mostras, tanto individuais como
coletivas. Suas pinturas possuem uma atmosfera bastante rica. Mesmo com apelo hiper-realista,
é inegável a carga dramática conseguida em todas elas. Um olhar muito ligeiro
sobre qualquer de seus trabalhos pode enganar até ao mais experiente
observador. Se depender de artistas como Meniel, a arte figurativa ainda terá
uma vida muito longa.
BERTRAND MENIEL - Spyros - Acrílica sobre linho
Bertrand Meniel em ação
Sim, aplausos à tecnica perfeita desse artista. Reconheço que há muitos fotógrafos essencialmente criativos fazendo dos olhos da sua máquina obras de pintura. Mas...poderiam me explicar qual o mérito de se "competir" com uma máquina fotográfica de forma assim tão foto-realística?
ResponderExcluirHá méritos em tudo, meu amigo ou amiga. Defender aquilo em que se acredita é um grande mérito. E não há como negar que isso ele não faça com eficiência.
ExcluirGrande abraço e obrigado por opinar. Há méritos nisso também!