OSWALD ACHENBACH - Cena de rua napolitana com agitação
Óleo sobre tela - 63,5 x 52,5 - 1884
Uma matéria anterior já
tratou sobre a vida e algumas obras desse importante artista alemão e seu
irmão. Ambos construtores de uma identidade marcante na história da arte
realista alemã.
Merecidamente, essa matéria
vem falar um pouco mais sobre Oswald Achenbach, além de ilustrar mais algumas
de suas obras, inclusive apresentando suas respectivas molduras, algumas
originais da época do artista, outras poucas substituídas durante os anos.
OSWALD ACHENBACH - A Baía de Nápoles vista de Capri - Óleo sobre tela - 70 x 100 - 1894
Oswald era mesmo um artista
prodígio, aceito como aluno da Academia de Arte de Düsseldorf com apenas 8 anos
de idade, quando o mínimo para tal admissão naquela instituição era de 12 anos.
Ele permaneceu ali mais 6 anos, fazendo inclusive uma introdução elementar no
curso de Arquitetura. Ainda não se sabe exatamente o motivo por ter permitido
que acelerasse tanto os seus estudos, mas o domínio do desenho, desde a mais
tenra idade, foi um fator que seguramente contribuiu para isso. Insatisfeito
com a rigidez acadêmica do ensino daquela instituição, o jovem artista se
desligou de seus aprendizados e partiu para aquilo que já parecia uma proposta
sólida em seus objetivos: viajar por terras diferentes e conhecer novos povos e
culturas.
OSWALD ACHENBACH - Baía de Nápoles com vista do Vesúvio - Óleo sobre tela - 66 x 94
Com apenas 16 anos de idade,
Oswald viajou durante vários meses para a Alta Baviera e o norte do Tirol,
fazendo seus apontamentos da natureza e se firmando cada vez mais naquela sua
nova proposta. Em 1845, juntamente com o amigo artista Albert Flamm, passou
mais uma temporada no norte da Itália, sempre se especializando nos
apontamentos ao vivo e pesquisando cada vez mais sobre os objetivos que queria
para seu trabalho. Somente em 1850, quando passa uma temporada mais demorada na
Itália, Oswald se torna convicto de tudo aquilo que sempre havia idealizado.
Não só já estava mais convencido que a prática da pintura ao vivo era
substancialmente importante para as suas pesquisas, como também começou a se
envolver mais com a vida dos moradores por onde passava. Relacionava com eles
como se fosse um deles e esse aspecto social viria a ser enormemente explorado
em toda sua produção futura. É desse envolvimento natural com as pessoas e suas realidades que despertou uma espécie de compaixão na pintura de Oswald. Sua narrativa se tornou mais sincera a partir dessa cumplicidade.
OSWALD ACHENBACH - Erupção do Vesúvio - Óleo sobre tela - 124 x 150 - 1890
Infelizmente, muitos estudos
produzidos nesse período não chegaram a nosso tempo, mas os que ainda foram
possíveis de se preservar, atestam a importância do estudo ao ar livre nessa
época de sua vida. Não há neles a preocupação excessiva com detalhes, muito
pelo contrário, havia sim a preocupação em captar as cores elementares dos
cenários por onde andava. As cores e tons do interior italiano sempre foram o
grande desafio perseguido por esse artista, que não se cansava de procurar seus
efeitos em várias e densas camadas de pigmentos e impastos.
OSWALD ACHENBACH - Via Apia em Cecília Metella - Óleo sobre tela - 100 x 145
Na primavera de 1851, Oswald
casa-se com Julie Arnz, que conhecia desde 1848. O único filho do casal viria
10 anos depois do casamento, Benno von Achenbach. Sua fama já não se restringia
somente à Alemanha, vindo a ter várias pinturas na Exposição Mundial de Paris
em 1855 e vindo a receber uma medalha de ouro no famoso Salão desta mesma
cidade em 1861. Uma medalha de ouro também lhe foi oferecida pela Academia de
Arte de Roterdã, em 1862. Esses foram apenas os primeiros e mais importantes de
uma longa lista de premiações que ocorreriam por vários anos sequentes.
OSWALD ACHENBACH - Jardim em Castel Gandolfo - Óleo sobre tela - 33 x 46
Nomeado professor para a
cadeira de paisagem na Academia de Arte de Düsseldorf, Oswald enfatizava aquilo
que considerava de mais precioso em qualquer composição: a distribuição correta
dos claros e escuros numa imagem. Segundo ele, posicionar bem as luzes e as
sombras em uma composição era mais importante do que o próprio tema. Para isso,
indicava a todos os seus alunos que estudassem bem as composições do inglês
William Turner, além das obras de seu próprio irmão, Andreas Achenbach. Muitos
importantes alunos passaram pelas suas orientações e se tornaram respeitados artistas
em seu tempo.
OSWALD ACHENBACH - Via Apia no caminho de Roma - Óleo sobre tela - 90 x 136
Muitas viagens ainda seriam
feitas principalmente pela Itália, passando meses por lá na companhia de sua
família. Quando assim fazia, deixava as atribuições da Academia ao cargo de
Albert Flamm. As últimas grandes viagens para aquele país seriam feitas nas
temporadas de 1882, 1885 e 1895. Não é de se admirar que uma grande parcela de
sua produção seja de obras inspiradas nas paisagens e cenas urbanas daquelas
regiões italianas. Uma nomeação de cidadão honorário de Düsseldorf, em 1897,
viria consagrar definitivamente sua carreira artística. Já não tinha mais
dificuldades em encontrar compradores para sua produção e a vida artística que
tanto batalhou desde seus primeiros anos, trouxe para ele o conforto e sossego
necessários para aquela fase de sua vida.
Oswaldo faleceu em 1905, um
dia antes de completar seu 78º aniversário. Sua produção consta com cerca de
2000 pinturas, sendo que dois terços delas encontram-se em coleções
particulares.
OSWALD ACHENBACH - No parque do palácio - Óleo sobre tela - 90 x 136 - 1887
MATÉRIA ANTERIOR SOBRE O ARTISTA:
Parabéns, Amigo Rosário pelos belos posts que publica! Grande abraço do amigo e ex-colega.
ResponderExcluirEgas Branco
Obrigado, Egas.
ExcluirBom sempre tê-lo por aqui.
Grande abraço!
José Rosário,
ResponderExcluirvocê tem o dom da palavra, tanto quanto o da pintura.
Mais um artigo excelente, em que descreve com imensa fluidez sobre a vida desse artista fantástico.
Como não poderia ser de outra forma, parabéns.
É uma honra ter sua amizade.
Abraço grande desde aqui.
Luz e paz.
S. Quimas
Artista plástico, designer e escritor.
http://quimas.blogspot.com/
Amigo Quimas, dom da palavra tem você, que tanto tem me encantado com suas publicações.
ExcluirObrigado por vir, amigo!
Belíssimo artista... seus trabalhos são fortes! apaixonante!
ResponderExcluirSucessos meu amigo, abração!
Olá Vidal, depois procure por mais trabalhos do Andreas Achenbach e também irá se emocionar.
ExcluirGrande abraço!