JOHAN KROUTHÉN - No salão, Minna e Carl-Fredrik von Malmborg
Óleo sobre tela - 45 x 60 - 1887
Além de ótimo desenhista e
muito bom colorista, Johan Kouthén tinha muito bom gosto pelas suas composições
e dizia que as cenas da natureza que o inspiravam sempre precisavam de alguns
retoques. Mais que um artista realista, ele era um artista idealista. Dizia que
as sombras precisavam de ajustes e as cores do natural sempre poderiam ser
melhoradas. Graças a essas particularidades, foi um artista que rompeu com as
tradições da Academia Sueca e criou uma maneira bem particular de fazer,
sintonizando muito com os movimentos impressionistas, muito em voga em sua
época.
JOHAN KROUTHÉN - Interior de jardim - Óleo sobre tela - 69 x 95 - Entre 1887 e 1888
JOHAN KROUTHÉN - Paisagem de outono - Óleo sobre tela - 70 x 95 - 1889
Johan Krouthén nasceu a 2 de
novembro de 1858, em Linköping, na Suécia. Os pais, Conrad Krouthén e Hilda
Atkins, eram comerciantes. Aos 14 anos, deixou a escola e conseguiu uma vaga de
estagiário com Svante Leonard Rydholm, que além de fotógrafo era artista. Foi
um bom período, pois aprendeu os princípios básicos da fotografia e da pintura,
que lhe deram embasamento para conquistar uma vaga na Academia Real Sueca de
Artes, em 1875, com apenas 16 anos. Ali estudou desenho e pintura. Nessa última
técnica, especializou-se principalmente no retrato e na paisagem. Edvard
Perseus, que além de seu professor na academia era também crítico de arte, foi
quem o incentivou bastante a pintar diretamente da natureza, incentivando o
plein air em terras suecas.
JOHAN KROUTHÉN - Júlio e Ana Krouthén no verão
Óleo sobre tela - 1890
JOHAN KROUTHÉN - Uma praia na Suécia - Óleo sobre tela - 75 x 106 - 1906
Oscar Björck e Anders Zorn
eram seus principais colegas na Academia e um fato interessante aconteceu no
outono de 1881, envolvendo um desses amigos. Zorn não concordava muito com a
grade curricular da Academia e nunca a seguia na íntegra. Advertido pelo
presidente da Academia, Georg von Rosen, que seria punido, caso não se
comprometesse a cumprir os estudos curriculares da instituição, Zorn logo se
adiantou e pediu para ir embora. Solidário com o amigo, Krouthén também decidiu
sair. Assim que deixou a escola, passou uma curta temporada em Paris, que era
um destino muito procurado por artistas suecos daquela época.
JOHAN KROUTHÉN - Sol da noite, com marinheiros no horizonte
Óleo sobre tela - 90 x 116 - 1905
JOHAN KROUTHÉN - Negro Pettersson
Óleo sobre tela - 120 x 78 - 1870
No verão de 1883, ingressou num grupo de artistas que viria a ser conhecido como a Escola de
Skagen, uma região no norte da Jutlândia. Oscar Björck faria companhia a ele
nesse período. Ali se encontravam com regularidade, artistas da Dinamarca,
Noruega e Suécia. Todos defendiam o naturalismo como bandeira principal do
movimento. Naquele ano, Krouthén ficaria ali de maio a outubro. Diferentemente
dos demais artistas, que concentravam seus temas nos pescadores e suas rotinas,
Krouthén preferia explorar as paisagens planas costeiras. Ele ainda continuaria
abordando a sua temática paisagística em Linköping.
JOHAN KROUTHÉN - Paisagem de verão com crianças - Óleo sobre tela - 96 x 140 - 1902
JOHAN KROUTHÉN - Moças lendo numa paisagem de verão - Óleo sobre tela - 75 x 100 - 1908
Em 1884, conheceu Hulda
Ottoson e viria a se casar com ela dois anos depois. Tiveram uma vida conjugal
curta e trágica. Perderam um primeiro filho em 1886, logo que se casaram; e em
1891, quando deu à luz gêmeos, Hulda morreu durante o parto. Foram tempos
difíceis, tendo que criar os filhos numa região onde a arte não tinha a
aceitação como as grandes cidades da Europa. Para ajudar, fazia sorteios de
arte com as suas obras. Assim, foi se estabelecendo principalmente na pinturas
paisagística de jardins, uma temática muito popular e que também lhe agradava.
JOHAN KROUTHÉN - Paisagem com garotos em um barco - Óleo sobre tela - 44 x 64 - 1909
JOHAN KROUTHÉN - Paisagem com vacas - Óleo sobre tela - 57,5 x 73 - 1910
Nem tudo estava perdido, uma
de suas telas conseguiu uma medalha de ouro no Salão de Paris de 1889, o que
não só aumentou seus ânimos, como também o projetou para o mercado além de sua
região. Além, é claro, de ser um incentivo para vários artistas suecos.
Pintando principalmente retratos e interiores, ele termina a década de 1880
como o período mais prolífico de sua carreira. Nessa época, principalmente por
causa das premiações que lhe eram oferecidas, já começava a ser um artista
requisitado pelos colecionadores. Erik Hjalmar Segersteen foi um dos mais
importantes deles, tanto que Krouthén o eternizou em um de seus trabalhos.
JOHAN KROUTHÉN - Paisagem na costa norte de Halland - Óleo sobre tela - 72,5 x 104 - 1912
JOHAN KROUTHÉN - Pastora e ovelhas no verão - Óleo sobre tela - 1899
Em 1902, Krouthén se casaria
novamente, agora com Clara Söderlund. Bem mais conhecido, atendia encomendas de
retratos e grandes pinturas religiosas para altares de igrejas. Desmotivado com
os rumos modernistas que a arte tomava naquele período, Krouthén insistia em
pintar seus temas preferidos, principalmente paisagens. Chegou a ser criticado
por fazer cenas de casas vermelhas em meio a vegetação de jardins e florestas.
Muitas delas repetidas e sem muita inovação nas composições e com paleta de cores bem semelhante.
JOHAN KROUTHÉN - Cena de verão com galinhas comendo - Óleo sobre tela - 50 x 75 - 1914
JOHAN KROUTHÉN - Menina no portão - Óleo sobre tela - 72 x 104,5 - 1911
Mesmo mudando para
Estocolmo, em 1909, e expondo regularmente por lá, sua clientela era
basicamente formada por moradores da região de Linköping. A arte moderna o
irritava ainda mais nesse período e ele afirmava não ver um futuro muito
brilhante para a arte, a partir dali. Para manter a família e o nível da vida
que levavam, sujeitava a encomendas que nem eram tão interessantes do ponto de
vista artístico. Mas, ainda procurava fazer o que gostava e sempre visitava sua
cidade natal. Em 1932, preparando-se para os festejos do 80º aniversário do
Stora Hotel, em Linköping, uma semana antes do natal, Krouthén sofreu um derrame
e foi encontrado morto em seu quarto de hotel.
JOHAN KROUTHÉN - Paisagem de verão com uma velha fazenda
Óleo sobre tela - 80 x 110 - 1917
JOHAN KROUTHÉN - Verão idílico na fazenda - Óleo sobre tela - 72 x 105 - 1912
Toda a coleção de
arte pertencente a Erik Hjalmar foi comprada por Pehr Swartz, que a doou ao
Museu de Arte de Norrköping. Muitas obras de Krouthén fazem parte dessa
coleção. No County Museum of Östergötland, em Linköping, também se encontram
diversas de suas obras. Johan Krouthén continua sendo um artista bem solicitado
nas casas de leilão em toda Europa.
JOHAN KROUTHÉN - Autorretrato
Óleo sobre tela - 1904
Um artista admirável.
ResponderExcluirLuz e paz. Um abraço.
S. Quimas
Grato pela vinda, Quimas.
ExcluirUm grande abraço!
Fantástico! impressionante!
ResponderExcluirSou apaixonado pelos tons de Krouthén.....
Abração meu amigo!
Somos dois, pelo menos.
ExcluirGrande abraço, amigo Vidal!
Beautiful!
ResponderExcluirCalvin
Obrigado por vir, Esteferson.
ExcluirGrande abraço!