EDMUND BLAIR LEIGHTON - God speed - Detalhe
EDMUND BLAIR LEIGHTON - God speed
Óleo sobre tela - 160 x 116 - 1900
Assim como Laurence Alma-Tadema
se tornou a maior referência sobre pintura clássica, Edmund Blair Leighton
tornou-se igualmente a referência obrigatória quando se trata de pintura com
temática medieval. Não que tenha vivido na Idade Média, muito pelo contrário. Influenciado
pelo movimento Pré-Rafaelita que ocorreu na Inglaterra, entre os anos finais do
século XIX e início do século XX, Leighton era mais um artista, como os desse
movimento, que fazia questão do desenho meticuloso, belas composições e cenas
bem românticas. Pela qualidade do conjunto apresentado dentro dessa proposta,
acabou se tornando uma espécie de líder natural entre os artistas de sua
geração.
EDMUND BLAIR LEIGHTON - Fitas e laços para belas garotas - Detalhe
EDMUND BLAIR LEIGHTON
Fitas e laços para belas garotas
Óleo sobre tela - 106,6 x 55,8 - 1902
Produzindo na geração posterior
a Rosseti e Millais, os dois grandes nomes do movimento Pré-Rafaelita, Leighton
continuou com a mesma proposta dos seus antecessores: retratou contos de
cavalarias com seus cavaleiros heroicos, donzelas, reis e vilas medievais em
seus mais rebuscados detalhes. Há em suas obras, a mesma intensidade evocada
nas poesias de Tennyson e Malory, escritores que influenciaram diversos outros
artistas desse período, sendo um deles William Watherhouse. Há quem afirme que
as obras de Leighton são as referências mais seguras para os cineastas que
produzem sobre esse período.
EDMUND BLAIR LEIGHTON - A embarcação
Óleo sobre tela - 103 x 145
EDMUND BLAIR LEIGHTON - Piquenique
Óleo sobre tela - 55 x 83 - 1920
EDMUND BLAIR LEIGHTON - Um cortejador galante
Óleo sobre tela - 1890
Edmund Blair Leighton nasceu
em Londres, a 21 de setembro de 1853 e foi o único filho do casal Charles Blair
Leighton e Catherine Boosey. O pai era um respeitado pintor de retratos. Não
bastasse a herança genética e o ambiente familiar para influenciar, Edmund
criou cercado de artistas. Muitos deles, trabalhavam ou estudavam no estúdio de
seu pai. A influência não duraria muito tempo. Charles Leighton deixou esposa e
filho, falecendo prematuramente com apenas 32 anos. Edmund foi encaminhado para
um internato em St. John Wood e mais tarde encaminhado para o College School
University. Ele foi desencorajado pela mãe a se tornar um artista e seguir a
carreira mercantil. Mas, havia algo em suas veias difícil de ignorar. Leighton
trabalhava durante o dia na cidade e à noite frequentava a Escola de Arte
Kensington.
EDMUND BLAIR LEIGHTON - Tristão e Isolda - Óleo sobre tela - 1902
EDMUND BLAIR LEIGHTON - A dedicação - Óleo sobre tela - 1908
Com apenas vinte e um anos
tomou a decisão mais importante de sua vida: deixou o trabalho de escritório e
se lançou no mundo da arte com bastante determinação. Em 1874, já era aceito na
Escola da Academia Real, onde se tornou um aluno de destaque. Duas fases
distinguem nitidamente os trabalhos de Leighton: cenas de encontros do século
XVIII e o tema mais dramático de heróis e heroínas medievais. Esses últimos são
os que mais identificam a sua produção a nível mundial. Leighton estudava
meticulosamente cada cena que elaborava e fazia questão de dar o máximo de
humanidade aos seus personagens. Ele recorreu várias vezes a poesias e romances
para conseguir intensidade em seus temas.
EDMUND BLAIR LEIGHTON
O pequeno príncipe sendo apresentado ao trono real
Óleo sobre tela - 1904
EDMUND BLAIR LEIGHTON - Num tempo de perigos - Óleo sobre tela - 1897
Falecido a 1 de setembro de
1922, os trabalhos de Leighton continuaram influenciando muitos artistas
ingleses por várias décadas. O movimento Pré-Rafaelita, embora tenha durado
pouco tempo com os seus fundadores, encontrou seguidores até a metade do século
XX, nas influências diretas em movimentos como Simbolistas, Arts and Crafts e
Classicistas.
EDMUND BLAIR LEIGHTON - Um charme que encanta
Óleo sobre tela
Os trabalhos de Edmund Blair Leighton são maravilhosos... seus tons inconfundíveis, suas cenas impressionantes,
ResponderExcluirsou um grande admirador!
Amigão um grande domingo....
Os trabalhos dele serão sempre uma referência segura, Vidal.
ExcluirÓtima semana por aí!