quarta-feira, 11 de novembro de 2015

EDMUND BLAIR LEIGHTON

EDMUND BLAIR LEIGHTON - God speed - Detalhe

EDMUND BLAIR LEIGHTON - God speed
Óleo sobre tela - 160 x 116 - 1900

Assim como Laurence Alma-Tadema se tornou a maior referência sobre pintura clássica, Edmund Blair Leighton tornou-se igualmente a referência obrigatória quando se trata de pintura com temática medieval. Não que tenha vivido na Idade Média, muito pelo contrário. Influenciado pelo movimento Pré-Rafaelita que ocorreu na Inglaterra, entre os anos finais do século XIX e início do século XX, Leighton era mais um artista, como os desse movimento, que fazia questão do desenho meticuloso, belas composições e cenas bem românticas. Pela qualidade do conjunto apresentado dentro dessa proposta, acabou se tornando uma espécie de líder natural entre os artistas de sua geração.

EDMUND BLAIR LEIGHTON - Fitas e laços para belas garotas - Detalhe

EDMUND BLAIR LEIGHTON
Fitas e laços para belas garotas
Óleo sobre tela - 106,6 x 55,8 - 1902

Produzindo na geração posterior a Rosseti e Millais, os dois grandes nomes do movimento Pré-Rafaelita, Leighton continuou com a mesma proposta dos seus antecessores: retratou contos de cavalarias com seus cavaleiros heroicos, donzelas, reis e vilas medievais em seus mais rebuscados detalhes. Há em suas obras, a mesma intensidade evocada nas poesias de Tennyson e Malory, escritores que influenciaram diversos outros artistas desse período, sendo um deles William Watherhouse. Há quem afirme que as obras de Leighton são as referências mais seguras para os cineastas que produzem sobre esse período.

EDMUND BLAIR LEIGHTON - A embarcação
Óleo sobre tela - 103 x 145

EDMUND BLAIR LEIGHTON - Piquenique
Óleo sobre tela - 55 x 83 - 1920

EDMUND BLAIR LEIGHTON - Um cortejador galante
Óleo sobre tela - 1890

Edmund Blair Leighton nasceu em Londres, a 21 de setembro de 1853 e foi o único filho do casal Charles Blair Leighton e Catherine Boosey. O pai era um respeitado pintor de retratos. Não bastasse a herança genética e o ambiente familiar para influenciar, Edmund criou cercado de artistas. Muitos deles, trabalhavam ou estudavam no estúdio de seu pai. A influência não duraria muito tempo. Charles Leighton deixou esposa e filho, falecendo prematuramente com apenas 32 anos. Edmund foi encaminhado para um internato em St. John Wood e mais tarde encaminhado para o College School University. Ele foi desencorajado pela mãe a se tornar um artista e seguir a carreira mercantil. Mas, havia algo em suas veias difícil de ignorar. Leighton trabalhava durante o dia na cidade e à noite frequentava a Escola de Arte Kensington.


EDMUND BLAIR LEIGHTON - Tristão e Isolda - Óleo sobre tela - 1902

EDMUND BLAIR LEIGHTON - A dedicação - Óleo sobre tela - 1908

Com apenas vinte e um anos tomou a decisão mais importante de sua vida: deixou o trabalho de escritório e se lançou no mundo da arte com bastante determinação. Em 1874, já era aceito na Escola da Academia Real, onde se tornou um aluno de destaque. Duas fases distinguem nitidamente os trabalhos de Leighton: cenas de encontros do século XVIII e o tema mais dramático de heróis e heroínas medievais. Esses últimos são os que mais identificam a sua produção a nível mundial. Leighton estudava meticulosamente cada cena que elaborava e fazia questão de dar o máximo de humanidade aos seus personagens. Ele recorreu várias vezes a poesias e romances para conseguir intensidade em seus temas.


EDMUND BLAIR LEIGHTON
O pequeno príncipe sendo apresentado ao trono real
Óleo sobre tela - 1904

EDMUND BLAIR LEIGHTON - Num tempo de perigos - Óleo sobre tela - 1897

Falecido a 1 de setembro de 1922, os trabalhos de Leighton continuaram influenciando muitos artistas ingleses por várias décadas. O movimento Pré-Rafaelita, embora tenha durado pouco tempo com os seus fundadores, encontrou seguidores até a metade do século XX, nas influências diretas em movimentos como Simbolistas, Arts and Crafts e Classicistas.


EDMUND BLAIR LEIGHTON - Um charme que encanta
Óleo sobre tela

2 comentários:

  1. Os trabalhos de Edmund Blair Leighton são maravilhosos... seus tons inconfundíveis, suas cenas impressionantes,
    sou um grande admirador!
    Amigão um grande domingo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os trabalhos dele serão sempre uma referência segura, Vidal.
      Ótima semana por aí!

      Excluir