Todo ato revolucionário parte sempre da coragem de alguém ou de algum grupo que resolveu clamar por direitos. Foi o que aconteceu com um grupo de funcionárias de uma fábrica de tecidos, em Nova York, no ato de 1857. Indignadas por cumprirem uma carga horária massacrante de 16 horas de trabalho diárias e ainda por receberem um terço do salário dos homens, para realizarem os mesmos trabalhos, várias operárias decidiram ocupar a fábrica onde trabalhavam e começaram suas reivindicações. Mas foram recebidas com violência extrema, trancadas dentro da fábrica, que foi em seguida incendiada. Cerca de 130 mulheres morreram carbonizadas. Somente em 1910, numa conferência realizada na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da mulher, numa homenagem às mulheres que faleceram naquele incêndio de 1857. Contudo, somente em 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.
Não há como negar que as mulheres conquistaram e vem conquistando um espaço cada vez mais igualitário com os homens. Muitas são, inclusive, o esteio principal da família, com rendas maiores que seus próprios maridos e ocupando cargos e posições de respeito em diversos setores, tanto privados quanto públicos. O maior exemplo é da presidente Dilma Rousseff, que ocupa a posição máxima de nosso país.
Já é uma tradição de anos, realizada pela Fundação Aperam/Acesita, em Timóteo/MG, homenagear as mulheres em seu dia com uma grande exposição de obras de arte executadas por elas, que inclui os mais diversos estilos, temas, técnicas e propostas. Para esse ano, 56 mulheres acolheram o convite feito pela Fundação e mostraram seus trabalhos. O evento completa nesse ano a sua 17ª edição e já se tornou um momento esperado de todos os anos.
Numa noite muito agradável do vernissage, elas se encontram, trocam experiências e confraternizam as realizações de mais um ano. Nesse ano trouxeram pinturas, esculturas, poesias e números musicais.
A exposição ESSAS MULHERES... ficará em cartaz até o final de abril de 2013. Uma ótima oportunidade para todos apreciarem o que elas tem produzido nessa última temporada.
Parabéns à Fundação Aperam/Acesita pela iniciativa de propagar e valorizar as artistas da região mineira do Vale do Aço.
Veja a matéria publicada pela ocasião da abertura da exposição:
http://g1.globo.com/mg/vales-mg/bom-dia-minas/videos/t/edicoes/v/fundacao-promove-exposicao-essas-mulheres-no-vale-do-aco/2454247/
Veja a matéria publicada pela ocasião da abertura da exposição:
http://g1.globo.com/mg/vales-mg/bom-dia-minas/videos/t/edicoes/v/fundacao-promove-exposicao-essas-mulheres-no-vale-do-aco/2454247/
O ato sanguinário de 1857 até hoje ecoa suas marcas.
ResponderExcluirA liberdade é uma expressão clara de todos...
Viva as guerreiras de todo o mundo, parabéns, felicidades!
Essas Mulheres merecem todo o sucesso!
Um belo fim de semana para você meu amigo!
Sim, são batalhadoras sempre.
ExcluirGrande abraço, amigo!
Ei José Rosário..eu já sigo e acompanho seu blog a um tempo.. gosto muito das suas postagens!!!
ResponderExcluirParabéns pelo blog!!!
Se quiser me visitar, também tenho um blog de arte, um pouco diferente do seu, mas adoraria sua visita!!
bjusss
www.emporioarte.com.br
Pode deixar, Aryana, passarei por lá ainda agora.
ExcluirGrande abraço!
José Rosário, estou imensamente emocionada por estar participando de um evento tão maravilhoso.
ResponderExcluirAgradeço a Deus e a você por proporcionar-me esta oportunidade. Amei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Agora é preparar para as muitas outras que virão...
ExcluirEspero que a turma de Dionísio cresça ainda mais.
Grande abraço!
A iniciativa é louvável, e os quadros pelo que deu para ver muito coloridos e cheios de vida. Quem sabe depois você não divulga um pouco mais destas artistas aqui no blog? Abraços. Thiago.
ResponderExcluirSim, estarei divulgando sempre. Espero incrementar a matéria um pouco mais. No dia do vernissage não foi possível fotografar e se inteirar de todos os trabalhos e artistas como necessário.
ExcluirObrigado pela dica, amigo. Grande abraço!
José Rosário, muito obrigada por estar sempre prestigiando e colaborando com nossos projetos. A matéria ficou ótima. Valeu. Vamos pensar agora na exposição de junho, OK?
ResponderExcluirAbraços
Marilene de Lucca
É sempre um prazer divulgar e levar a arte até o mais longe onde possa ir.
ExcluirSim, estaremos pensando agora em junho.
Grande abraço a todos por aí!
Faço parte do elenco das artistas há 3 anos já na Exposição Essas Mulheres. Encontrei por acaso em seu blog essa matéria e foi muito bem citado aqui.
ResponderExcluirAté adicionei seu perfil de facebook, pois adiciono todos os colegas das artes que conheço e que são da região para troca de ideias e reflexões.
Eu não tenho blog de artes, mas tenho um site, um perfil e uma página de facebook em que publico minhas criações.
Obrigada pela divulgação de nosso trabalho!
Izabel Pariz.
Olá Izabel, divulgar e prestigiar os trabalhos será sempre uma constante por aqui. Ainda mais de nossa região.
ExcluirGrande abraço!