EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - A visita inoportuna
Óleo sobre madeira - 23 x 29.5 - 1868 - Museu de Belas Artes de Bilbao
EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - Batismo de um pobre
Óleo sobre tela
Há certos artistas que seguem suas influências com
fidelidade e não se desvencilham delas, por todas suas vidas. Eduardo Zamacois
y Zabala se encaixa nesse grupo, se compararmos seus trabalhos mais maduros com
o grande mestre que encontrou em Paris, Ernest Meissonier. Nascido em Bilbao,
Espanha, a 2 de julho de 1841 e falecido em Madri, em 12 de janeiro de 1878, é
daqueles artistas que teve uma curta trajetória produtiva, mas que se dedicou
ao máximo para valoriza-la. Faleceu cedo, deixando uma produção escassa, mas
provida de muito preciosismo e altíssima qualidade de trabalho.
EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - Regresso ao convento
Óleo sobre linho - 54.5 x 100.5 - 1868 - Museu Carmen Thyssen, Málaga
EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - Bufões jogando bocha
Óleo sobre madeira - 46 x 35.6 - 1868 - Museu de Belas Artes de Bilbao
Recebeu suas primeiras lições de arte em sua própria cidade
natal com os professores Joaquín Balaca e Cosme Duñabeitia. Os ensinamentos
desse período também incluíam uma esmerada educação em diversos outros campos,
como música e outros idiomas. Em 1856, quando já se encontrava em Madri com sua
família, ingressa na Real Academia de Belas Artes de San Fernando, vindo a
fazer aulas com Federico de Madrazo. Já em 1860, muda-se para Paris e se
instala no Hotel Garni, no bairro de Montmartre, endereço muito disputado pelos
artistas da época. Depois de algumas tentativas frustradas para entrar na
Escola de Belas Artes, consegue ser aceito no ateliê de Ernest Meissonier, quem
seria sua grande referência dali em diante.
EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - A educação de um príncipe - Óleo sobre tela
EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - Amor platônico
Óleo sobre tela - 1870
Mesmo que todas as suas primeiras referências sejam de
artistas retratistas, Zamacois prefere a pintura de gênero, que executa com um
preciosismo maduro e quase sempre em pequenos formatos. Por toda a Europa,
havia uma tendência muito grande para obras históricas e na Espanha, terra de
Zamacois, elas eram executadas sempre em grandes dimensões. Ele, porém, segue
mais uma vez a preferência francesa de executar uma pintura mais íntima, de
pequenas dimensões, mas sempre muito elaboradas. Talvez a chave para o sucesso
de suas obras sejam esses atributos: cores puras, composições equilibradas e um
detalhismo minucioso.
EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - Espanha 1812, ocupação francesa
Óleo sobre tela - 44,3 x 52 - 1866
EDUARDO ZAMACOIS Y ZABALA - O favorito do rei
Óleo sobre painel - 55,9 x 45,1 - Coleção particular
Uma grande amizade com o artista Mariano Fortuny, viria a
ser estabelecida à partir de 1866, tendo inclusive um retrato seu executado por
esse outro grande artista espanhol. Muitos esforços não tardaram em render o
merecido reconhecimento, vindo Zamacois a obter a Medalha de Ouro no Salão
Oficial, com a obra Educação de um
príncipe. A guerra franco-prussiana obrigou o seu retorno à Madri, e logo
depois de sua chegada, ele falece com apenas 37 anos de idade, devido a sérios
problemas de saúde, que já o acompanhavam desde Paris. Não chega a ver os
trabalhos que enviara para o salão de Paris, naquele ano. Uma homenagem
especial foi realizada para ele naquele salão, inclusive com a publicação de fotos
de suas melhores obras.
Eduardo Zamacois y Zabala, num óleo sobre tela do artista Raimundo de Madrazo y Garreta
80,5 x 65 - 1863
As obras de Eduardo Zamacois , revela a pureza de um grande artista... pena falecer tão jovem...
ResponderExcluirMas um grande artista!
Bela matéria, felicidades!
Olá Vidal, fico imaginando se um artista como o Zamacois tivesse tido pelo menos mais uns 30 anos de carreira... Quanta beleza não teria nos deixado...
ExcluirGrande abraço, amigo!
Legal José Rosário...A primeira obra me lembrou " O Importuno" de Almeida Junior.
ResponderExcluirBelissima matéria. Um abraço
Fiquei com essa mesma impressão, Jesser. Será que um inspirou o outro? Esse é um tema corrente na arte do século XIX... Difícil de saber.
ExcluirGrande abraço, amigo!
Interessante, não tem como não lembrar de Almeida Jr, quando se vê essa tela. Tive a mesma lembraça.
ResponderExcluirVários artistas, de todo o mundo, geralmente iam estudar em Paris, durante toda a segunda metade do seculo XIX. Coincidentemente, período em que o Almeida Jr e vários outros estiveram por lá. Vários exploraram esse tema.
ExcluirÉ verdade lindo trabalhos
ResponderExcluirOlá Reinaldo, bom vê-lo por aqui.
ExcluirGrande abraço, amigo!