FEDERICO DEL CAMPO - O Cad'Oro, Veneza - Óleo sobre tela - 52 x 87 - 1885
FEDERICO DEL CAMPO - Rio San Trovaso, Veneza - Óleo sobre tela
Recentemente (13 de dezembro
de 2013), a venda de duas obras de arte do artista Federico del Campo atingiu
uma excelente cotação. Duas pequenas telas suas alcançaram juntas a soma de
150 mil dólares, o que traz à tona, novamente, a valorização de uma temática que
nunca se fez esquecida: cenas da cidade italiana de Veneza.
FEDERICO DEL CAMPO - O Grande Canal, Veneza - Óleo sobre tela - 53 x 91
No final do século XIX,
Veneza era o destino mais que obrigatório para os turistas ricos de todas as
partes do mundo. Era ali que os mais abastados, principalmente os mais jovens,
exibiam toda sua pompa e por ali ficavam um bom tempo, num deleite imperdível.
Não bastava apenas visitar e viver a cidade por uns tempos, todos que por lá
passavam se sentiam tentados em levar um pouco da cidade consigo. Foi assim,
que um grande número de artistas se especializava cada vez mais na retratação
de diversos ângulos da cidade. Federico del Campo acabou por se tornar um dos
nomes mais importantes na realização desses souvenires de Veneza.
Em cima, esquerda: FEDERICO DEL CAMPO - Gôndolas em um canal, Veneza - Óleo sobre tela
Em cima, direita: FEDERICO DEL CAMPO - Palazzo Labia, Veneza - Óleo sobre tela
Embaixo: FEDERICO DEL CAMPO - Cena de um canal veneziano - Óleo sobre tela
Por volta dos anos de 1880,
Federico se juntou a um grupo de artistas espanhóis, que já moravam na cidade.
Colegas em tudo, o agradável grupo pintava lado a lado, compartilhando quase
que as mesmas tomadas e ângulos. Martin Rico y Ortega foi o artista espanhol
que melhor acolheu Federico e ambos dividiam não só o alojamento, mas também as
cenas e os clientes de suas obras. Muitos anos antes, Veneza começou a ser
pintada exaustivamente por Canaletto e Guardi e essa abordagem foi logo adotada
por muitos artistas que passavam e acabavam ficando pela cidade. O italiano Rubens
Santoro é sem dúvida, o nome mais famoso do país na representação dessas cenas.
Também seguiram nomes como Joaquin Sorolla, Franz Unterberger, Mariano Fortuny e Antonietta
Brandeis, que encontraram na cidade um mercado consistente para suas produções.
FEDERICO DEL CAMPO - Uma rua de comércio, Palermo, Sicília - Óleo sobre tela
FEDERICO DEL CAMPO - Capri - Óleo sobre tela
Federico del Campo nasceu em
Lima, no Peru, no ano de 1837. Não era um bom período na América Latina aquele.
Proclamado independente da Espanha em 1824, o Peru ainda passava por uma turbulenta
situação política e também havia o grande desafio de se tornar uma república
economicamente estável e independente. Foram condições adversas que não
afetaram tanto a formação artística de Federico. O jovem artista já se mostrava
promissor em suas propostas, representando com eficiência algumas cenas da
América do Sul, e isso chamou a atenção do Marquês della Fuerta, um ministro
peruano que resolveu investir em seu talento precoce. Foi graças a ele, que
conseguiria os fundos necessários para uma viagem a Europa e um longo período
de estudos por lá.
FEDERICO DEL CAMPO - Palazo Cavalli-Franchetti, Veneza
Óleo sobre tela - 63,5 x 88,8 - 1890
Esquerda: FEDERICO DEL CAMPO - Interior do Palazzo Ducalle, Veneza
Óleo sobre tela - 95 x 60 - 1888
Direita: FEDERICO DEL CAMPO - Passeando por Roma - Óleo sobre tela
Documentos atestam que
Federico fez uma passagem inicialmente pela Espanha, tendo inclusive sido
inscrito como aluno na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madri,
por volta de 1865. Ele recebeu ali uma boa base e principalmente um grande
apoio e influência de Lorenzo Valles. Mesmo os dois tendo produzido uma grande
parte de suas produções fora da Espanha, por vários anos continuavam a mostrar
suas obras na Real Academia.
FEDERICO DEL CAMPO - Canale San Giuseppe, Veneza
Óleo sobre tela
FEDERICO DEL CAMPO - Palácio Dodge e Santa Maria della Salute
Óleo sobre tela - 46,6 x 73,9 - 1898
FEDERICO DEL CAMPO - Atravessando a ponte
Óleo sobre tela
Motivado pelo grande número
de amigos artistas espanhóis que se encontravam na Itália, Federico também
partiu para lá e conheceu extensivamente o país, por um bom tempo. Esteve em
Nápoles, Capri, Roma, Assis, mas foi em Veneza que definitivamente viria a se
sentir em casa. Adotou com tanta vontade a cidade, que acabou sendo um dos
artistas mais respeitados, no final do século XIX, que pintavam a cidade. Suas
cenas de Veneza se tornaram particularmente procuradas e valorizadas, fato que
continua crescendo até hoje. Seu domínio técnico altíssimo, bem como a escolha
de uma paleta agradável e brilhante, tornaram seus quadros imediatamente
atraentes. A superioridade de Federico em relação a outros artistas
contemporâneos seus, está principalmente na grande inclusão de personagens em
suas cenas, e que eram executados com extrema naturalidade e leveza.
FEDERICO DEL CAMPO - Praia em Capri - Óleo sobre tela - 39,5 x 66,5 - 1884
Quer se trate de uma ampla
visão do Grande Canal, ou mesmo uma visão mais íntima de um canal lateral da
cidade Veneza, bem como tumultuadas cenas de Nápoles e até mesmo ensolaradas
cenas de Capri, Federico conseguia impor em seus trabalhos um alto domínio
técnico e de composição. Não é à toa que essas obras se tornaram logo,
encomendas de luxo para prósperos visitantes europeus e americanos.
Esquerda: FEDERICO DEL CAMPO - Um canal veneziano iluminado - Óleo sobre tela
Direita: FEDERICO DEL CAMPO - Um canal veneziano com Santa Maria della Visitacione e Santa Maria del Rosario - Óleo sobre tela - 23,5 x 16,75
FEDERICO DEL CAMPO - Canal dela Giudecca, Veneza - Óleo sobre tela - 39,4 x 66 - 1887
O artista também visitaria a
França, num de seus períodos mais importantes, o final dos anos de 1870, quando
o Impressionismo arrebatava cada vez mais, seguidores e colecionadores. Ele não
se tornou exatamente um impressionista, mas seu colorido lembra muito os
melhores nomes desse movimento. A partir de 1880, apresentou seus trabalhos por
diversas vezes no Grande Salão de Paris.
FEDERICO DEL CAMPO - Crianças numa baía de pesca
Óleo sobre tela
FEDERICO DEL CAMPO - Gondoleiros no Grande Canal, Veneza
Óleo sobre tela - 50,2 x 75,7 - 1911
FEDERICO DEL CAMPO - Porto em Capri, 1881
Óleo sobre tela
O artista viria ainda a se
mudar para Londres, em 1893, devido ao sucedido mercado de suas obras que se
estabelecera entre os ingleses. Os ricos comerciantes da Revolução industrial e
da aristocracia britânica tornariam assim, seus fortes patronos por uma longa
temporada. Muitas de suas obras, do seu período final de produção, foram
encontradas nas coleções da rainha, da princesa de Gales e da duquesa de
Edimburgo. Uma exposição com 40 obras suas, montada na cidade americana de
Chicago, em 1893, foi um marco importante para consolidar de vez a sua
reputação entre os colecionadores americanos, o que permitiu que o artista
desfrutasse de uma vida confortável até o final de seus dias.
Federico del Campo faleceu em Londres, em 1923.
FEDERICO DEL CAMPO - Um dia de comércio no Canal de Veneza
Óleo sobre tela - 72 x 47,6
Ótimo post. Excelente texto que ilustra a vida do artista e ótima escolha das obras. Parabéns, eu não conhecida o artista em questão e fiquei muito feliz da descoberta. Abraços
ResponderExcluirAgradeço sua vinda, Celso.
ExcluirHá muito trabalho parecido desse período, de modo que alguns sejam até mesmo confundidos entre os autores. Mas, sempre há particularidades que exaltam um artista ou outro.
Grande abraço!
Mais um grande nome das cenas venezianas, seus trabalhos são um espetáculo!
ResponderExcluirBelíssimo artista...
Meu amigo, feliz ano novo para vc e família... sucessos!
Olá Vidal, também te desejo um ano novo bem especial.
ExcluirA gente vai se vendo por aqui, amigo.
Grande abraço!
Uma leitura agradável e uma aula de arte. Não conhecia o artista (aliás - conheço apenas os que andam nos compêndios mais palatáveis e nos museus em que passo como turista). Mas o prazer de ver as obras e ler sobre o artista, são autênticos. Feliz 2014! Muitas alegrias e realizações.Abraços.
ResponderExcluirJane, fico grato pela sua vinda por aqui.
ExcluirTenha um excelente ano.
Grande abraço!