ANNA MARINOVA - Morning freshness - Óleo sobre tela - 100 x 90
Uma linguagem artística
nunca extingue a outra, apenas a sucede num ciclo que não fecha, e que
certamente sempre retorna. Os renascentistas ressuscitaram o classicismo grego,
injetando um novo fôlego na arte mundial daquele tempo, tendência que retornou
mais tarde com as ideias neoclassicistas, confirmando que estilos não são
eternos e que também nunca morrem. Vão e voltam ao gosto das gerações
sequentes. Quando parecia que os movimentos modernistas perdurariam onipotentes
e sem a menor ameaça de concorrência, eis que surge uma nova corrente
ressuscitando mais uma vez os ideais clássicos para inspirarem seu tempo. O
Realismo Contemporâneo nasceu assim, não suportando mais os estilos que
imperaram por quase todo o século passado. Muitos artistas, de diversas partes
do mundo, se viram cansados de uma arte que precisava de longas explicações e
que procurasse justificativas em intermináveis discursos e fórmulas. O
Movimento Realista Contemporâneo nasceu com a intenção de reagir aos
modernistas e pós-modernistas, que ainda dominam o mercado das artes. Esse
movimento já conseguiu um alto grau de respeito, tanto por parte de críticos e
principalmente de público.
VICTOR WANG - Chapéu de girassóis - Óleo sobre tela - 122 x 117
MAURÍCIO TAKIGUTCHI
Retrato de Eduardo de Amorim
Carvão e lápis pastel branco sobre papel - 2014
Definimos Arte Contemporânea
principalmente aquela praticada por artistas que ainda estão produzindo. Pra
ser contemporâneo é preciso primeiramente estar vivo. Falar a linguagem de seu
tempo é essencial para que o período artístico vivido por todo artista não
passe em branco. Portanto, é possível sim, fazer arte realista e ser
contemporâneo. É mais que viável fazer a arte desse tempo, mesmo que inspirando
em ideais experimentados no passado, como aconteceu em outras épocas. A nova
onda de artistas realistas tomou força na década de 1970 e não parou mais de
crescer. Já havia conseguido muitos adeptos até a virada do século, mas a força
maior para o movimento só se concretizou mesmo com a internet, uma ferramenta
de extrema eficiência que consegue ligar pensamentos com a mesma sintonia em
diversas partes do mundo. Estilos e tendências já não são mais impostos por uma
minoria que antes controlava mídias e galerias especializadas. A internet é a
vitrine mundial e seu alcance é irrestrito.
T. ALLEN LAWSON - Os primeiros sinais da primavera - Óleo sobre tela - 86,36 x 91,44
VINÍCIUS SILVA - Luz na mata - Óleo sobre tela - 40 x 50
Uma das intenções principais
dos realistas contemporâneos é produzir um estilo natural, quase sempre bem
objetivo. Há quem diga que procuram o real e não o ideal. Muitos artistas do
início do movimento realista começaram suas carreiras como pintores abstratos
treinados e chegaram mesmo a se tornar professores e teóricos de desprezo das
pinturas representacionais. Porém, muitos deles não se viam realizados em suas
propostas. Mais uma vez, inspirados pela antiga arte clássica grega, começaram
a representar o seu tempo de uma nova maneira. Agradeçam especialmente a Peter
Hurd e Andrew Wyeth, protagonistas desse movimento que deu um novo ânimo ao
cenário artístico mundial. Não deixem confundir realistas contemporâneos com
foto-realistas ou hiper-realistas, são correntes com propostas bem diferentes.
DANIEL SPRICK - Amaryllis - Óleo sobre tela - 66,04 x 71,12
RENATO MEZIAT - Vários potes - Óleo sobre tela - 81,28 x 127
As escolas-ateliers são a
base do movimento realista. Elas são a fonte de educação adequada e necessária
para todo artista que pretende ser realista. Todos os ensinos superiores de
arte haviam se tornado teóricos demais. Os artistas formados em universidades
no século passado precisavam quase que obrigatoriamente ter um conhecimento de
filosofia e história da arte, porque o que produziam era quase sempre
conceitual e muitas vezes nem confeccionado por eles mesmos. De prática, sabiam
muito pouco quando formavam. Atualmente, adotou-se nas escolas-ateliers o
hábito dos workshops. O aprendiz não precisa necessariamente se matricular em
um curso de longa duração, mas se especializar em minicursos, com diversos
professores, sem a obrigatoriedade de uma matrícula em cadeira universitária.
Essa prática é muito interessante, pois se estuda aquilo que mais interessa.
Para quem deseja prática experimental é essencial.
JEREMY LIPKING - Folhas de outubro - Óleo sobre tela - 50,8 x 76,2
VIRGÍLIO DIAS - Pescadores do Arraial de Cabo Frio
Óleo sobre tela - 90 x 120
Uma prova de que o novo
realismo tem atingido diversas pessoas em diversas partes do mundo está nos
preços de leilões praticados para obras que seguem essa tendência. Artistas
como William Bouguereau, do século XIX, um dos inspiradores do Realismo
Contemporâneo, tiveram suas cotações crescidas em mais de mil vezes nos últimos
35 anos. Muitas galerias, que até a década passada só trabalhavam com artistas
modernistas e abstratos, também já inseriram realistas contemporâneos em sua
oferta de obras. Sem falar de vários museus que passaram novamente a adquirir
obras realistas, inclusive de artistas vivos.
MICHAEL LUKASIEWICS - Trance - Acrílica sobre tela - 64,77 x 62,86
RODRIGO ZANIBONI - Elisa
Óleo sobre tela - 50 x 40
Outra reação muito curiosa,
que diz respeito à aceitação da arte tradicional, é que as pessoas já não tem
mais medo de dizer que não gostam de modernismo. Até bem pouco tempo atrás,
consentir que não se entendia uma obra era um sinônimo de pouca cultura. Muitos
se calavam e fingiam gostar de algo que no fundo não lhes dizia nada. Como a
grande maioria das pessoas não tem tempo ou oportunidade de dedicar ao estudo
das artes, era sempre manipulada por “conhecedores” que intimidavam a todos com
discursos que nada diziam, sobre obras quase sempre vazias. Mas, isso já
pertence ao passado, novamente as pessoas se dão ao direito de escolher aquilo
que querem ver e principalmente, aquilo que querem levar para compor as suas
residências.
MORGAN WEISTLING - Alimentando os gansos
Óleo sobre tela
SÉRGIO HELLE - Acqua - Infogravura - 90 x 130
No Realismo Contemporâneo
cabem todos os temas: paisagem, natureza-morta, marinha, figura humana... Novas
tecnologias tem sido aplicadas na elaboração das obras, mas uma coisa é
essencial, o artista realiza suas obras por ele mesmo. O desenho voltou a ser a
ferramenta fundamental do artista que se propõe realizar arte realista
contemporânea, por isso a prática constante do exercício com modelo vivo é de
fundamental importância. A pintura em plein air, para os adeptos do paisagismo,
também é uma das fortes ferramentas usadas por artistas que pretendem se
esmerar em seus aprendizados. Os estudos ou sketches são referências para trabalhos
que serão elaborados em ateliês, ou até mesmo se tornam a obra principal,
provas de que quem os elaborou está numa procura constante de aperfeiçoamento.
CLYDE ASPEVIG - Rosas à luz da tarde - Óleo sobre linho - 60,96 x 66,04
Sites como o http://www.artrenewal.com,
elaborado pelo Art Renewal Center se transformaram num verdadeiro museu virtual
da arte realista. Em matéria recente do site, brilhantemente escrita por
Frederick Ross, temos uma explanação precisa e muito importante sobre o
Realismo Contemporâneo e os caminhos que o esperam. É imperdível e pode ser
conferida no link abaixo:
Felizmente, o Realismo
Contemporâneo encontrou raízes sólidas em todo o mundo e continua crescendo
como nunca. Os adeptos dessa tendência são todos aqueles que nunca deixaram de
estar comprometidos com o verdadeiro espírito da arte. Gostaria de terminar a
matéria com uma citação extraída do artigo de referência citado acima: “Realismo
é uma linguagem universal que permite a comunicação com todas as pessoas e para
as pessoas de todos os tempos: passado ... presente ... e futuro”.
Muito Obrigado!
ResponderExcluirEu que agradeço, Adriana!
ExcluirGrande abraço!
O que me impressiona, e me deixa fascinado é os múltiplos detalhes: Cor, sombra, luz e as feições. Muito instrutivo o texto.
ResponderExcluirBom que tenha gostado, Paulo. A matéria é fascinante, há muito que pesquisar sobre isso na rede. Daria um livro!
ExcluirGrande abraço!
Excelente artigo, José Rosário.
ResponderExcluirUm abraço grande desde aqui.
Luz e paz.
S. Quimas
Artista plástico, designer e escritor.
https://www.facebook.com/SQuimas
Obrigado, Quimas, pela sua visita de sempre.
ExcluirGrande abraço, amigo!
Quanta gente boa... isto é o que impressiona cada um com seu estilo, a diversidade envolvente...
ResponderExcluirBelíssima matéria meu amigo.
Faltou você neste time de gigantes...
Abração!
Olá Vidal, caminhamos todos juntos nisso.
ExcluirA multiplicidade de estilos atuais acabou convergindo em apenas definir aquilo que é ou não é figurativo. Penso até que ao invés de "Realismo Contemporâneo", cabia mais o título "Figurativismo Contemporâneo". Mas, como sempre afirmei, são apenas rótulos. Ninguém está preocupado com isso quando está diante de uma tela.
Grande abraço, amigo!
Não tenho vergonha nenhuma de dizer que não entendo um pingo de tinta espalhado em uma tela, por aquilo para mim, não representa mais que o tal pingo de tinta espalhado na tela...
ResponderExcluirGrandes são esses que transmite amor, dor talvez, felicidade... onde a pintura passa o seu recado, e cada um assimila da maneira que esses sentimentos repassados lhe alcança, dentro de uma realidade sem invenções, sem mensagens que nada podem dizer ou servir...
A Arte emociona quando é verdadeira! Quando enche os olhos! O resto, como diz minha vó, é embromeishon!
Abraço amigo. Bela matéria!
Bom que você já assimilou isso bem novo, Yure. Vai se dar o prazer de curtir coisa que preste por toda a vida.
ExcluirAbraço, amigo!
Obrigado por vir!
Olá José Rosário. Gostei muito deste artigo, pois traduziu bem meus pensamentos e minhas impressões sobre a arte. Parabéns!!!
ResponderExcluirMuito obrigado, Teresa, por entrar também para o time dos que apreciam arte com a alma, não apenas com os olhos.
ExcluirGrande abraço!
Olá José Rosário, Muito boa essa matéria, Parabéns meu amigo pela sua grande contribuição na divulgação de Belas Artes
ResponderExcluirObrigado, José Adriano. Estamos todos juntos nessa jornada. Somar esforços é o que nos levará cada vez mais longe.
ExcluirGrande abraço e obrigado por vir!
Ola josé, adorei esta materia! reforçaram ainda mais nossos pensamentos a respeito do realismo ,valeu grande abraço,á e o wilson vem?
ResponderExcluirOi Isaque, bom que gostou.
ExcluirVou ver se consigo agendar com ele nesse final de semana e te aviso da data marcada.
Grande abraço!
José você é uma voz para todos nos artistas figurativos que buscam na arte algo de verdadeiro seu texto esta ótimo , parabéns . Grande Artista.
ResponderExcluirObrigado, Kleber, por vir e por participar comentando.
ExcluirUm grande abraço, meu amigo!
Nossa que conteúdo magnífico! Estudo Artes Visuais e é enriquecedor ver o realismo sob outra perspectiva, agregando as características do movimento do século 19 com uma nova releitura contemporânea. Muito bom! Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirMuito obrigado pela visita e pela participação. Um grande abraço!
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