ADRIEN MOREAU - O casamento - Óleo sobre tela - 61 x 81,3 - 1882 - Coleção particular
ADRIEN MOREAU - O descanso - Óleo sobre tela
Com a mesma dedicação e
respeito que representava as classes superiores francesas, Adrien Moreau também
executava suas composições com camponeses. Essas duas temáticas viriam compor
quase que a totalidade de sua produção. Esse cuidado dispensado com igual valor
a qualquer classe social é algo que nos faz pensar que Moreau comungava de um
pensamento que acompanha as pessoas que querem bem: sob o mesmo sol, somos
todos iguais. E fazia ambas temáticas com um virtuosismo admirável, não
sonegando dignidade a nenhum de seus personagens. Um crítico do The Magazine of
Art Ilustrated, afirmou em 1880, que Moreau era um artista com as pontas do
dedo, tamanho o preciosismo e veracidade com representava tanto figuras quanto
paisagens.
ADRIEN MOREAU - As bodas de prata - Óleo sobre tela - 94 x 132,5 - 1879
ADRIEN MOUREAU - O barco - Óleo sobre tela - 128,9 x 201,3 - 1884
Moreau nasceu na cidade
francesa de Troyes, a 18 de abril de 1843 e faleceu em Paris, a 22 de fevereiro
de 1906. Além de pintor de cenas de gênero e históricas, também foi um escultor
e ilustrador. Teve o respeito conquistado para seus trabalhos ainda jovem,
vindo a conquistar honrarias em diversas participações que fez no Salão de
Paris, a referência artística para a sua época.
ADRIEN MOREAU - O pequeno concerto - Óleo sobre tela - 115 x 89
Apesar de ter se relacionado
com vários artistas desde cedo, sua família tinha outras aspirações para ele. Para
o pai, o filho deveria se formar em Direito. Eventualmente, o desejo de Adrien
venceu e começou sua primeira formação artística como um aprendiz de vidreiro
em sua cidade natal. Logo ele partiu para Paris para prosseguir sua verdadeira
formação artística no tradicional atelier École des Beaux-Arts. Ele trabalhou primeiramente
com Léon Cogniet, mas um ano depois começou a estudar com o grande pintor
acadêmico Isidore Pils, artistas que mantiveram ateliers muito bem-estabelecidos.
Um artista clássico por formação, Moreau começou a explorar os temas que o
ocupariam para o resto de sua vida - gênero e pintura histórica.
ADRIEN MOREAU - Arando os campos - Óleo sobre tela - 116,8 x 167,6
ADRIEN MOREAU - Um baile de máscaras no século XVII - Óleo sobre tela - 38,5 x 52,5 pol
Moreau estreou no Salão de
Paris, em 1868, com um assunto religioso que o colocou entre as fileiras dos
maiores pintores de gênero contemporâneo. Ele seguiu o seu debut no próximo ano
com uma pintura neo-clássica intitulada Nero
na Casa dos Belluaires. Pouco tempo depois de suas exposições do Salão, a
guerra franco-prussiana de 1870-71 eclodiu, o que resultou em ataques militares
nas ruas de Paris. Nesse período, teve até o seu ateliê destruído por explosões.
Voltou a exibir no Salão em 1873, com Concerto
Amador em Atelier de um artista. Foi este tipo de pintura que oficialmente
estabeleceu a sua reputação, e, especialmente, encontrou um público que estava
ansioso para adquirir essas imagens nostálgicas. CH Stranahan, em A História da
Pintura, classificou seu trabalho como caindo "para a classe de gênero
histórico, que, no entanto, pinta com um bom humor, mas com um toque sempre hábil
. "
ADRIEN MOREAU - Chamado para a procissão - Óleo sobre tela - 90,8 x 116,8
A pintura de gênero
histórico de Moreau foi muitas vezes traduzida em uma demonstração de elegância
e refinamento da classe alta. No final do século XIX, teve um grande interesse
em cenas dos tempos passados. Artistas como Meissonier, Madou, Detti, Moreau,
Hamza e Stone estavam entre seus maiores defensores e os detalhes e a precisão
das suas obras foram admiradas por muitos colecionadores da época. Assim como
ele, muitos artistas começaram a olhar para os século XVII e XVIII como uma era
de elegância.
ADRIEN MOREAU - O barqueiro - Óleo sobre tela - 73,6 x 92,7
ADRIEN MOREAU - Soldados numa parada para descanso - Óleo sobre tela - 56 x 81 - 1906
Colecionadores de todo o
mundo disputavam os trabalhos de Moreau e muitas de suas pinturas importantes
foram adquiridas pelos americanos ricos da época. As pinturas de Moreau foram
altamente recomendadas por críticos e muitas delas foram reproduzidas nos
livros de história da arte mais importantes do período, uma vez que transmitiam
uma boa ideia do período histórico que representavam.
ADRIEN MOREAU - No parque
Aquarela e guache sobre papel - 36,8 x 27,3
Embora hoje Moreau possa ser
lembrado mais por essas imagens do século XVIII, ele também executou uma série
de composições que mostram o campesinato e sua vida, incluindo aspectos da paisagem
e do ambiente. Uma coisa é verdade sobre ele que se pode dizer de muito poucos
artistas – ele pintava com igual maestria tanto a paisagem como a figura humana;
e ele dá o mesmo cuidado na interpretação de cada um, não sendo desrespeitados
em favor do outro.
ADRIEN MOREAU - A corte - Óleo sobre tela - 103,5 x 90,1 - Coleção particular
ADRIEN MOREAU - Os noivos
Óleo sobre linho - Óleo sobre linho - 65,5 x 52 - 1876
Por um longo período,
continuou explorando como poucos as cenas históricas do passado francês. Expôs
diversas vezes no Salão com esses temas. Durante sua vida, o artista recebeu, também,
propostas para ilustrar várias obras, incluindo muitas obras reeditadas de
mestres literários franceses, como Victor Hugo e especialmente Voltaire. Para
estes, ele fez aquarelas e desenhos, e mostrou que ele tinha mais talento além
da pintura a óleo. Ilustração tornou-se um meio viável de ganhar uma renda
suplementar e Moreau foi claramente ligado com o mundo literário; escrevendo um
livro sobre a história da família Moreau, intitulado Les Moreau .
ADRIEN MOREAU - Camponesa com vacas em uma vazante - Óleo sobre tela - 35,25 x 46 pol
Em 1892, ele tinha mostrado ser uma parte importante das tradições académicas da época e foi
premiado com o Chevalier de la Legion d'Honneur . Como membro ativo do Salão,
ele continuou a viver e trabalhar em Paris até sua morte. As imagens de Moreau
popularizaram a atenção do público para os períodos históricos da França, onde
eles começaram a olhar com reverência absoluta. Foi um artista “humano”, se é
que assim pode se classificar um artista. Além de excelente profissional, foi
uma pessoa que dedicou atenção em favor da construção de um mundo melhor.
Belo post, parabéns.
ResponderExcluirObrigado pela vinda!
ExcluirMoreau o Mestre das cenas empolgantes,simples,caladas... é quase impossível descreve-las, mas como um impulso tento... não canso de admirar os Mestres do passado, são inexplicáveis!
ResponderExcluirMeu amigo, Moreau é demais!
São referências mais que obrigatórias, Vidal!
ExcluirUm grande abraço, amigo!
Oi José,
ResponderExcluirComo sempre cada visita aqui é um acontecimento magnífico. Obrigado por nos mostrar essas maravilhas.
Abraços,
Fico feliz que sinta bem por aqui, Macário.
ExcluirObrigado pela vinda e um grande abraço!
Saudações, José Rosário.
ResponderExcluirPrefiro Adrien Moreau a Gustave Moreau, apesar de gostar deste também.
Lembra-me um pouco o espírito de russos como Ilya Repin e Surikov.
Aproveito para deixar aqui uma dica de post sobre Siemiradzki, o maior pintor polonês.
http://en.wikipedia.org/wiki/Henryk_Siemiradzki
Abraço
André Catelli
Olá Catelli, já mesmo colhendo algumas imagens para ilustrar uma matéria com ele. Era um artista excepcional.
ExcluirObrigado por vir e participar.
Um grande abraço!