CORNELIS SPRINGER - O Gemeeslandschuis e uma velha igreja, em Delft
Óleo sobre tela - 66 x 96 - 1877
CORNELIS SPRINGER - Uma vista de Staal Everspijp e Grote Kerk, no verão
Óleo sobre tela
O gosto pela arte urbana foi
despertado em Cornelis Springer bem cedo, quando começou a se interessar pela
pintura, embora tenha começado sua carreira pintando paisagens. Escolha que
deve ter sofrido uma forte influência da tradição norte-europeia de produzir
obras bem elaboradas e minuciosas. Foi produzindo cenas urbanas, que ele se
tornou um dos mais respeitados artistas de seu gênero. Nascido em uma família de carpinteiros e construtores, Springer era
dotado de um sólido conhecimento de arquitetura. Seu irmão mais velho, Hendrik
Springer, um arquiteto profissional, lhe ensinou os princípios do desenho
arquitetônico e perspectiva. Após completar seus estudos na Academia de Amsterdã,
em 1835, Springer tornou-se um aluno de Gaspar Karsen, um pintor conhecido de
cenas urbanas.
CORNELIS SPRINGER
Interior de uma igreja em Amsterdã
Óleo sobre tela - 79 x 62 - 1846
CORNELIS SPRINGER - Binneport em Culemborg - Óleo sobre tela
CORNELIS SPRINGER
Em frente ao Westerkerk, Enkhuizen
Sanguínea sobre papel - 55 x 45 - 1867
Cornelis Springer nasceu em
Amsterdã, a 25 de maio de 1817. Além dos ensinamentos iniciais obtidos em casa, também recebeu orientação artística de Andries de Wit, Jacobus van der
Stok, Hendrik Gerrit ten Cate e Gaspar Karsen. Todos eles também abordavam temáticas
parecidas àquelas que viriam a ser o carro-chefe da carreira de Springer. Ele permanece incontestado como o primeiro e mais completo
pintor holandês de cenas urbanas. A partir de meados da década de 1850 em
diante, ele estabeleceu sua reputação como um pintor especializado em cenas
topograficamente precisas de cidades. Sua reputação havia se espalhado tão
positivamente, que os colecionadores interessados em suas obras chegavam a
participar de uma lista de espera por três anos.
CORNELIS SPRINGER - Figuras em lazer, perto de um castelo em Wijk Bij Duurstede
Óleo sobre tela - 41 x 52,5 - 1857
CORNELIS SPRINGER - Paisagem com moinho - Óleo sobre painel - 48 x 58 - Entre 1850 e 1852
Embora tenha vivido a maior
parte de sua vida em Amsterdã, o seu maior hábito era percorrer o país em
viagens, coletando os cenários para suas composições. A partir de seus apontamentos, desenvolvia os
trabalhos posteriores em estúdio. Ao contrário de Karsen, que
pintou cenas urbanas imaginárias, Springer se esforçou por representar vistas
topograficamente precisas, descobrindo que estas atraíam um público muito maior.
Embora Springer elaborasse um pouco as suas composições, ajeitando e
enquadrando melhor os elementos na cena, elas refletem a situação real com
bastante precisão, retratando a vida em uma cidade holandesa de uma forma
imaginativa. Como regra geral, Springer primeiro estudava a situação no local, fazendo
dela um estudo preparatório, geralmente no tamanho da pintura. Depois disso,
ele retornava com seus esboços para o estúdio, em Amsterdã, e concluía as
pinturas. Várias cidades tornaram temas importantes de suas obras, a destacar Amsterdã, Haarlem, Zwolle, Kampen, Enkhuizen, Monnickendam e Harderwijk.
Leonard Springer, filho seu que nascera em 1855, também foi treinado pelo pai e se dedicou à carreira de paisagista e arquiteto.
Leonard Springer, filho seu que nascera em 1855, também foi treinado pelo pai e se dedicou à carreira de paisagista e arquiteto.
CORNELIS SPRINGER - A Câmara Municipal de Leiden - Óleo sobre tela
CORNELIS SPRINGER
Walenchurch, Haarlem, no verão
Óleo sobre painel - 49,5 x 40 - 1867
CORNELIS SPRINGER - Uma vista de Franeker, com o Zakkendragershuisje
Óleo sobre painel - 30,5 x 41,5 - 1872
Springer trabalhou de uma
forma cuidadosamente precisa, o que resultou em uma incrível riqueza de detalhes.
Ele normalmente focava sua atenção em uma parte central das cidades que
visitava, fazendo composições bastante ricas e movimentadas. As casas
triangulares ricamente decoradas sempre forneceram uma oportunidade única para
mostrar suas habilidades pictóricas. Springer completava suas composições com
grupos de figuras e cavalos, somando-se a animação da imagem. As cenas eram
geralmente banhadas por uma luz suave e brilhante, e a distribuição de áreas
ensolaradas e sombreadas era magistral, criando uma verdadeira sensação de
profundidade que convida o espectador para a composição.
CORNELIS SPRINGER
Figuras num mercado de peixe, em Delft
Óleo sobre tela - 65,5 x 55,5 - 1853
CORNELIS SPRINGER - O Wijdstraat, Oudewater, no verão - Óleo sobre tela - 56 x 73,5 - 1878
CORNELIS SPRINGER - Figuras numa rua de Alkmaar
Óleo sobre painel - 30,5 x 24,5 - 1872
Artista versátil em
termos de técnicas, Cornelis Springer deixou cerca de 650 trabalhos realizados
em aquarelas, gravuras, desenhos e óleos. Ele foi condecorado com a ordem
Leopoldo da Bélgica em 1865, e em 1878 ele foi convidado com Jozef Israëls para
assessorar o Ministério de Assuntos Públicos holandês sobre os planos para o
Rijksmuseum. Os 59 anos de carreira comprovam o quanto fez da arte um
estandarte em sua vida. O artista faleceu em Hilversum, a 20 de fevereiro de
1891. Sociável e muito dedicado àquilo que sempre amou; a pintura; conquistou reconhecimento
ainda em vida. Seus trabalhos tem alcançado altas cifras em todas as casas de
leilões europeias, como no caso de uma obra leiloada na Sotheby de Amsterdã, em 2006, que atingiu o valor de 1 milhão e 100 mil euros.
CORNELIS SPRINGER num retrato feito por Nicolaas Pieneman
Boa tarde José.
ResponderExcluirMais uma grande aula.
Obrigado.
Uma honra vê-lo por aqui, Macário.
ExcluirGrande abraço!
E que mestre! suas cenas são maravilhosas!
ResponderExcluirBelíssimo!
Amigão, felicidades!
Felicidades a você também, Vidal, companheiro de viagem por aqui.
ExcluirUm grande abraço!