JAMES McINTOSH PATRICK - Ayrshire - Óleo sobre tela - 63,5 x 76
JAMES McINTOSH PATRICK - Fazenda Balshando - Óleo sobre tela
A paisagem, como um tema de
pintura propriamente dito, se solidificou no continente europeu, principalmente
nos países nórdicos. Foi durante o período Barroco que a paisagem se
estabeleceu definitivamente como um gênero artístico. Dois fatores contribuíram
muito para isso: a ascensão dos Países Baixos e a Reforma Protestante. Os
principais clientes dos artistas, até aquele momento, eram a nobreza e o clero.
JAMES McINTOSH PATRICK - Estrada numa paisagem de primavera
Óleo sobre tela - 63,5 x 76
JAMES McINTOSH PATRICK - Colheita - Óleo sobre tela
Depois da Reforma Protestante,
os mecenas foram se tornando a emergente burguesia comerciante. Como esses não
se interessavam tanto assim por temas complexos da história e menos ainda pelas
cenas religiosas, a “paisagem” foi caindo no gosto dos novos colecionadores,
que a preferiam por se tratar de um gênero decorativo e que se identificava com
suas realidades de vida. Juntamente com as “cenas de gênero”, as “paisagens”
ganharam a independência de gênero, que tanto mereciam.
JAMES McINTOSH PATRICK - Estrada knapp - Óleo sobre tela
JAMES McINTOSH PATRICK - Hot Non, Easdale, perto de Oban - Óleo sobre tela -63,5 x 76
Embora tenha teoricamente
originado como gênero no continente europeu, as paisagens também conquistaram
vários artistas adeptos em terras britânicas. Primeiro, pelo cenário único do
arquipélago, segundo, também pela influência da Reforma Protestante, que
incentivava esse tema de pintura. Nomes consagrados da arte britânica, como
John Constable e William Turner, elevaram a paisagem a patamares ainda não
alcançados. Suas importâncias foram tão grandes, que viriam a influenciar
movimentos expressivos no futuro, como o Impressionismo.
JAMES MCINTOSH PATRICK - Estrada para Mains, Benvie - Óleo sobre tela - 76 x 101
JAMES MCINTOSH PATRICK - Country Lane, Perthshire - Óleo sobre tela
Seguindo a tradição dos
grandes pintores britânicos de paisagens, James McIntosh Patrick se consagrou
como um dos maiores pintores escoceses do século XX. Ele nasceu em Dundee, em
fevereiro de 1907. A família tinha uma veia artística, pois seu pai e seu irmão
mais velho eram arquitetos. James matriculou-se na Escola de Arte de Glasgow em
1924, e ali ficaria até 1928. Solidificou seu aprendizado, principalmente sob
os ensinamentos de Maurice Greiffenhagen. Já no ano de 1927, mesmo enquanto
estudava, ele vendia gravuras em Londres e chegou mesmo a ter obras expostas na
Real Academia.
JAMES MCINTOSH PATRICK - O ateliê do artista - Óleo sobre tela - 1984
JAMES MCINTOSH PATRICK - Quarry farm - Óleo sobre tela - 46 x 61 - 1950
A produção de gravuras se
tornou quase que uma fonte de renda exclusiva para James, durante toda a década
de 1920. Mas, ao final da década, com a forte depressão econômica que assolara
as grandes economias do mundo, o interesse pela gravura foi diminuindo por
parte dos colecionadores, e ele se viu forçado a procurar estilos e temas
alternativos para sobreviver na arte. Foi quando se dedicou a aquarelas e ao
óleo, principalmente os retratos.
JAMES MCINTOSH PATRICK - Borda da praia, Balmerino - Aquarela sobre papel
JAMES MCINTOSH PATRICK - Sol de dezembro - Óleo sobre tela
Ele conseguiu respeito por
seus trabalhos logo de início, e na década de 1930 já havia muitos trabalhos
seus, adquiridos por coleções públicas e particulares, de grande importância.
Inicialmente requisitado pela produção de retratos e naturezas mortas, foi com
a paisagem, que seu sucesso iria se solidificar. Ele possuía uma maneira
particular para produzi-las e isso agradou e muito, aos novos colecionadores.
Geralmente bem detalhadas, elas sempre tenderam ao estio tradicional, mas com
uma pitada de inovação, típicas de influências impressionistas, principalmente
no que se refere à liberdade das cores e menos rigor no desenho.
JAMES MCINTOSH PATRICK - Primavera em Perthshire - Óleo sobre tela - 71 x 91,5
JAMES MCINTOSH PATRICK - Fazendas em Carse - Óleo sobre tela
Propositadamente, ele
distorcia alguns efeitos da perspectiva e ajustava rios, estradas e montanhas,
para que esses captassem e aprisionassem ainda mais os espectadores em suas
obras. Mesmo já com uma boa projeção internacional, no início de carreira,
James nunca perdeu contato com suas raízes e imortalizou as paisagens de sua região
natal, por toda sua vida.
JAMES MCINTOSH PATRICK - Primavera - Óleo sobre tela
JAMES MCINTOSH PATRICK - Galinhas numa fazenda
Óleo sobre tela - 61 x 49
Em 1940, foi convocado para
o serviço militar. Assim que retornou da guerra, ele se refugiou na Escócia e
passou a produzir especialmente com temas de seu país. Teve mais tempo para se
dedicar à Academia Real Escocesa, da qual se tornou um acadêmico completo em
1957. O próprio jornal The Independent o citou como “o decano dos pintores de
paisagens escocesas”. As paisagens de Dundee e Angus ficaram imortalizadas em
grande parte de sua produção.
JAMES MCINTOSH PATRICK - Ponte - Óleo sobre tela
JAMES MCINTOSH PATRICK - Moinho Downie - Óleo sobre tela - 71 x 91 - 1962
James McIntosh Patrick
faleceu em abril de 1998, aos 91 anos de idade. Seus trabalhos se encontram em
coleções importantes de respeitadas galerias e ainda são disputados nos mais
importantes leilões das casas mais tradicionais de negócios de arte do mundo. Honrou,
por toda sua vida, a tradição britânica de produzir bons e respeitados
paisagistas.
Paisagista fenomenal... não conhecia seus trabalhos, desde já, foi um grande prazer!
ResponderExcluirMais um show amigão... felicidades!
Também não conhecia os trabalhos dele até o ano ano passado. Achei uma grata surpresa.
ExcluirGrande abraço, Vidal!