FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Castellmare dell golfo, Golfo de Nápoles - detalhe
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Castellmare dell golfo, Golfo de Nápoles
Óleo sobre tela - 75,5 x 144,5 - Entre 1876 e 1877
Já produzi uma matéria
anteriormente sobre Unterberger, mas, não resisti em pesquisar um pouco mais
sobre sua vida e coletar um pouco mais de imagens, sobre esse artista que se
tornou uma das figuras mais notáveis da arte austríaca. Incomparável em muitos
aspectos como artista, teve uma vida tranquila, nascido em uma família de
estabilidade financeira e ainda tendo como pai um negociante de artes, muito
bem estabelecido em Innsbruck. Foi o único artista numa família com mais dez
irmãos. Unterberger soube aproveitar
muito bem tudo isso, e fez de sua vida uma devoção completa e muito bem
sucedida à arte.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Paisagem alpina - Óleo sobre tela - 89,5 x 137,2
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Por de sol nas Montanhas Schlern, próximo a Bolzano
Óleo sobre painel - 42 x 58
Um dos aspectos mais
importantes a se notar na produção de Franz Richard Unterberger está
relacionado às inúmeras viagens que ele se permitiu em toda sua vida. Tão logo
concluiu seus estudos preliminares, pôs-se a viajar e produzir obras
efusivamente por onde passava. Começou pela Noruega, onde produziu inúmeras
obras com cenas tão peculiares e exóticas. A aceitação por tais obras foi muito
grande, nas exposições que fez em Inssbruck, Viena e Düsseldorf, o que o
encorajou a viajar mais e produzir mais. Assim fez, visitando agora a
Dinamarca, a costa inglesa e a Escócia.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Rio selvagem nos Alpes - Óleo sobre tela - 42 x 58
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Um dia dourado próximo ao Reno
Óleo sobre tela - 76,5 x 127
Não foi um artista que
abandonou suas origens, muito pelo contrário. Sempre saía pela Áustria e
produziu diversos trabalhos em várias regiões do país. Em 1862, ficou uma boa
temporada no Tirol, onde produziu trabalhos importantes de sua carreira.
Continuava combinando a simplicidade da vida do campo com as tão bem elaboradas
cenas que idealizava.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Pastores nas margens de um lago na montanha
Óleo sobre tela
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Um lago na montanha - Óleo sobre tela - 72,5 x 111,5
Mesmo que fossem épocas de
turbulências políticas em várias regiões da Europa, também foi um período onde
o turismo ganhou um novo fôlego no continente. A nova classe burguesa de todas
as partes do mundo não saía de Paris, Londres e Roma. Queriam visitar os
museus, que se repaginavam e ofereciam exposições e promoviam salões. Isso
ajudava em muito nas vendas dos trabalhos de Unterberger. Os principais resorts
e pontos turísticos da Europa expunham suas obras e todas eram logo vendidas.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER
Costa de Amalfi, vista de um convento de Capucinos
Óleo sobre tela - 57 x 35,5 - 1888
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Costa de Amalfi, vista de um convento de Capucinos
detalhe
Aclamado como um excelente
paisagista em todas as regiões que passava, é impossível não associar a sua
imagem às inúmeras obras que fez de vários pontos da Itália. Talvez tenha sido
o país com o qual mais se identificou em toda sua vida. Sua primeira visita por
lá, aconteceu em 1858. Não foi uma das melhores épocas para visitar o país, a
instabilidade política daqueles tempos fez com que não ficasse lá tanto quanto
queria. Mas, o pouco que viu daquele primeiro contato já o seduziu o suficiente
para não deixar de pensar naquelas terras. Anos depois, num período mais
estável, ele voltaria lá e ficaria bem mais tempo. A década de 1870 foi
especialmente dedicada à Itália.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Festividades da noite - Óleo sobre tela - 60,3 x 85,5
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Vista de Veneza, com o Palazzo D'Ario
Óleo sobre tela - 82,8 x 70,1
Em dois momentos da década
de 1870, ele moraria na região de Nápoles, entre 1870 e 1872 e também entre
1877 e 1878. Foi um dos períodos mais criativos de sua carreira. Ele colecionou
motivos variados e produziu estudos etnográficos que seriam usados em diversos
trabalhos. Tornou-se assim, um dos ilustradores mais devotos da paisagem
italiana, em particular do sul do país, onde gravou e reproduziu uma seleção
natural sem excesso ideológico. Pintava o que via, filtrado apenas pelo
impecável bom gosto, que sempre lhe foi particular. Conseguia transformar a
mais simples cena em uma obra equilibrada e atraente. E era exatamente isso que
atendia prontamente aos desejos do público e da crítica.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Grande canal, Veneza - Óleo sobre tela - 60,5 x 100,1
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Vista de Veneza, dos jardins públicos
Óleo sobre tela - 81,2 x 69,8
Em Veneza, ele viria afirmar
que havia conhecido “a pura verdade”. “Il puro vero”, como costumava dizer. Em
nenhum lugar, viu o magnífico e o comum em tão perfeita comunhão. Construções
suntuosas ao lado do povo simples, que lotava os canais e pequenas ruelas. Ali,
sua paleta tornaria ainda mais brilhante que de costume. Sua capacidade de
captar a luz, somada à precisão do desenho e da boa composição, fizeram dele um
artista sem precedentes na representação da cidade. Suas obras não lembram a
austeridade de Canaletto e Belotto, trazem uma Veneza alegre e festiva,
iluminada e convidativa.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Sorrento, baía de Nápoles - detalhe
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Sorrento, baía de Nápoles
Óleo sobre tela - 82,5 x 71,1
Desde quando mostrou seu
primeiro trabalho com um tema italiano, em 1868, na Sociedade de Arte de Viena,
logo ficou claro que a Itália teria uma grande influência em sua carreira. Em
1873, na Exposição Mundial de Viena, ele expôs uma cena ricamente produzida à
partir de uma tomada em Sorrento, na costa italiana. Capri e várias tomadas da
Costa Amalfitana viriam consagrar definitivamente a carreira desse grande
artista de seu tempo.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Amalfi, Golfo de Salerno
Óleo sobre tela - 110 x 100
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Figuras numa encosta de Pompeia
Óleo sobre tela - 57,2 x 85,1
De aparência sempre elegante
e de modos impecáveis, era sempre muito bem recebido por onde passava. Nunca se
casou e viveu uma vida devotada especialmente à arte. Quando não estava
viajando, se refugiava em sua casa em Bruxelas. A fortuna que adquiriu ainda em
vida, permitiu ter uma vida estável e sem sobressaltos. Vários museus da Europa
e Estados Unidos exibem seus trabalhos, mas, a maior parte de sua produção
encontra-se mesmo em coleções particulares.
FRANZ RICHARD UNTERBERGER - Vista dos Dolomitas, Lago de Landro
Óleo sobre tela - 66 x 93
PARA SABER MAIS:
Sou um grande admirador, suas obras são magnificas!
ResponderExcluirMeu amigo, felicidades!
Muito grato, Vidal.
ResponderExcluirUm grande abraço, meu amigo!