ANDREAS ACHENBACH - Paisagem em Hessen
Óleo sobre tela - 52 x 78 - 1868
OSWALD ACHENBACH
Jovem mulher descansando em um caminho iluminado pelo sol
Óleo sobre tela - 79,5 x 112
Não é muito raro
encontrarmos familiares produzindo trabalhos de arte. Pais e filhos, irmãos e
também casais já trabalharam juntos e se deixaram influenciar pelos seus mais
próximos. Isso acontecia com mais frequência na Renascença até o Rococó, onde
os ateliês eram verdadeiras oficinas, que atendiam grandes encomendas e
demandavam uma mão de obra maior e com qualidade parecida. Famílias inteiras se
davam ao trabalho de atender tais volumosas encomendas. Com o passar dos anos,
porém, a arte foi ganhando um apelo mais individualista e se tornando algo mais
próximo do que conhecemos hoje, o lugar onde cada artista expressa suas
particularidades.
ANDREAS ACHENBACH - Rochedos com naufrágio
Óleo sobre tela - 48,5 x 63 - 1835
OSWALD ACHENBACH - Rua de Nápoles ao fim do dia
Óleo sobre tela - 53 x 72
A família Achenbach deu ao
mundo dois grandes artistas, que produziram significativas obras em sua época e
mudaram alguns conceitos estilísticos para o momento no qual viviam. Andreas
Achenbach e Oswald Achenbach eram alemães, o primeiro nascido na cidade de
Kassel, em 29 de setembro de 1815, e o segundo nascido na cidade de Düsseldorf,
em 2 de fevereiro de 1827.
ANDREAS ACHENBACH - Ebbe
Óleo sobre tela - 1837
OSWALD ACHENBACH - Vista do Golfo de Nápoles
Óleo sobre tela - 77,5 x 100
Curiosamente Andreas, o
irmão mais velho, começa os aprendizados de desenho e pintura exatamente no ano
de nascimento de Oswald, quando ainda estava com 12 anos de idade. Friedrich
Wilhelm Schadow foi seu primeiro tutor na Academia de Düsseldorf de Pintura.
Andreas não se limitou ao ensino alemão, visitando por várias vezes a cidade de
São Petersburgo, na Rússia, e algumas regiões da Itália, Holanda e
Escandinávia. Essas visitas viriam a influenciá-lo pelos rumos de seus
trabalhos futuros.
ANDREAS ACHENBACH - Clarão, Costa da Sicília
Óleo sobre tela - 82,5 x 116 - 1847
OSWALD ACHENBACH - No parque da Vila Borghese
Óleo sobre tela - 122 x 152 - 1886
Inicialmente, os trabalhos
de Andreas tendiam para um pseudo-idealismo da escola romântica alemã,
tendência que teve forte influência, por um bom tempo, sobre diversos artistas
do país. Foi na sua passagem por Munique, em 1835, quando sofreu uma forte
influência dos trabalhos de Louis Gurlitt, que a obra de Andreas tomou novos e
decisivos rumos, tornando-se ele, o fundador da escola alemã realista. Andreas
era um artista temperamental e embora muitas de suas composições pareçam sem um
objetivo específico, tinha uma técnica espetacular, e os rumos que deu em seu
próprio trabalho, tornaram-no historicamente como um reformador.
ANDREAS ACHENBACH - Paisagem de inverno com caçadores no gelo
Óleo sobre cartão - 26,8 x 39
OSWALD ACHENBACH - Vista de Sorrento
Óleo sobre tela - 101 x 151
Já era um período em que
Oswald, irmão mais novo, recebia as orientações e fortes influências de
Andreas. Enquanto em Andreas percebemos a necessidade de firmação de uma nova linguagem,
em Oswald já é notória uma preocupação mais evidente com os problemas sociais.
Mais “lunático”, por assim dizer, Oswald era um artista mais idealista, que acreditava
em causas ainda distantes para a realidade de sua época.
ANDREAS ACHENBACH - Caçador numa paisagem
Óleo sobre tela - 39 x 57 - 1854
OSWALD ACHENBACH
A entrada de um convento no Golfo de Sorrento
Óleo sobre tela - 132 x 110,5 - 1883
Em 1855, Andreas recebeu uma
medalha de primeira classe para Paris e por lá foi nomeado Cavaleiro da Legião
Francesa de Honra, um título muito desejado por todo artista da época. Mais
tarde, o Chambers Biographical Dictionary classificaria Andreas como o pai da
pintura de paisagens do século XIX, na Alemanha. Nesse mesmo período, Oswald
também buscava novas terras para suas composições. A riqueza de suas cores e
suas fortes composições levaram-no para a Itália, onde fez várias imagens da
Baía de Nápoles e dos arredores de Roma. Também passou uma temporada na Suíça e
na Baviera. Os dois irmãos foram professores na Escola de Düsseldorf.
Esquerda: Andreas Achenbach numa litografia de Adolf Dauthage.
Direita: Oswald Achenbanch num retrato feito por Ludwig des Coudres.
Oswald falece em 1 de
fevereiro de 1905, vítima de uma inflamação nos pulmões. Seu irmão mais velho
ainda viveria mais 5 anos, vindo a falecer em Düsseldorf a 1 de abril de 1910.
Ambos traduziriam toda a necessidade de uma época que exigia mudanças. Mudanças
no estilo, na temática e na maneira como produzir e divulgar arte, formando um
grande número de discípulos e influenciando uma nova geração de pintores alemães.
Seus trabalhos podem ser encontrados em todos os melhores museus e galerias da
Alemanha. Muitas de suas obras acabaram se tornando, também, produtos cobiçados
de vários colecionadores e galeristas dos Estados Unidos.
José Rosário,
ResponderExcluirmuito boa a sua matéria sobre os irmãos Achenbach.
Leve, bem escrita e descrevendo o mais importante na arte destes dois grandes pintores alemães.
Quando puder, dê uma passada pela obra do fantástico paisagista russo Ivan Shishkin. Se não conhece, acredito que você vá se encantar com a obra dele, que é excepcional.
Um grande abraço desde aqui.
S. Quimas
Artista plástico, designer e escritor
http://facebook.com/SQuimas
Olá S. Quimas, o Shishkin é mesmo uma unanimidade no que se diz respeito à paisagens. Estou devendo uma matéria a ele, sem dúvida.
ExcluirQueria um dia com, pelo menos, mais umas 6 horas... Ainda farei!
Grande abraço!
Na história da arte sempre encontramos relações parentescas, os irmãos Achenbach tem estilos parecidos, principalmente as marinhas, são grandes, como a arte merece! um ótimo fim de semana meu amigo!
ResponderExcluirNão se esqueça do Corot...
Não esquecerei, meu amigo.
ExcluirJá vou adiantar uma curiosidade com relação a Corot. Foi o primeiro artista estrangeiro de quem fiz uma reprodução de um trabalho, "A Ponte de Narni". Sempre aprendi bastante utilizando boas referências. Não me canso de aprender com elas.
Grande abraço e tenha ótimo domingo!