GAETANO CHIERICI - Alegrias da infância - Óleo sobre tela - 69,9 x 52
GAETANO CHIERICI - Instinto de lutador - Óleo sobre tela - 72 x 107 - 1868
Não é novidade dizer que a Itália seja um dos locais mais
importantes para a história da arte, nem tão pouco que essa importância tenha se
estendido a todo o mundo ocidental. Grande parte dos movimentos artísticos
surgiu lá e por lá aconteceram em sua maior intensidade. Muito antes da era
cristã; que começou a contar nossos dias; a Itália já exercia uma influência
enorme na formação artística de toda a região mediterrânea. O Renascimento
apenas veio confirmar o grande espírito artístico que já reinava em terras
italianas desde as mais distantes datas, e que ficou adormecido por um longo
período, conseqüência de grandes pestes que assolaram todo o território
europeu. No Renascimento, o homem assume a vontade de evoluir espiritualmente e
exprime isso com toda intensidade, nas inúmeras obras de arte criadas nesse período.
A centralização da Igreja Católica em Roma foi, sem dúvida, um fator de suma
importância para que as coisas desenrolassem dessa maneira. Com poderes de
estado; inigualáveis para o período; ela mantinha a sobrevivência de grande
parte dos artistas da época.
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - Uma família feliz
Óleo sobre tela
EUGENIO ZAMPIGHI - Meu passarinho morreu
Óleo sobre tela
GAETANO CHIERICI - Amigos da fazenda
Óleo sobre tela
Sucedendo ao Renascimento, vieram o Maneirismo, Barroco,
Rococó, Neoclassicismo e Romantismo. A Itália sempre esteve na vanguarda de
todos esses movimentos. A entrada dos anos de 1800 assistia o deslocamento do
centro cultural de Roma para Paris, com uma força ainda mais evidente. Quando
parecia que em solo italiano não haveria mais novidades, eis que, como uma
carta na manga, o Realismo e o Naturalismo se impõe por quase todo o século. Os
“Ottocento”, como ficaram conhecidos os anos em que esses estilos se
consolidaram, estiveram esquecidos por muitos anos, depois do advento de vários
movimentos modernistas, mas, retornaram à mesa das conversas sobre a produção
artística italiana, principalmente porque as obras desse período são o desejo
de consumo em muitas casas de leilões por todo o mundo.
EUGENIO ZAMPIGHI - Brincando com o bebê
Óleo sobre tela - 61 x 45,7
GAETANO CHIERICI - Hora do banho - Óleo sobre tela
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - Gastando o tempo
Óleo sobre tela
Precisaria de uma matéria especialmente dedicada aos “Ottocento”
italianos, por se tratar não somente de uma farta e rica quantidade de informações
e imagens, mas principalmente porque grande parte da arte realista que se
espalhou pelo mundo, teve sua gênese nesse movimento italiano. Ficarei
restrito, nesse momento, a três artistas que se consagraram no movimento
realista dos “Ottocento” italianos: Gaetano Chierici, Giovanni Battista
Torriglia e Eugenio Zampighi. A pintura de cenas de interiores é uma
particularidade entre os três, por isso nada mais justo e sensato do que
reuni-los numa mesma matéria.
GAETANO CHIERICI - Amor de mãe
Óleo sobre tela - 43,1 x 33 - Coleção particular
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - Jogos em família - Óleo sobre tela 74 x 109
EUGENIO ZAMPIGHI - A visita mais bem vinda
Óleo sobre tela
Assumo de antemão, que sou um admirador inveterado de todos
os três e estou me policiando para que minha narrativa não se torne deveras
piegas, típica dos fãs incondicionais. Não é muito difícil falar daquilo que é
bom, que emociona e que por vezes são o motivo para nunca querer parar. Os
trabalhos dos citados artistas provocam tudo isso, um misto de admiração,
respeito e um alento para seguir caminhada.
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - O fio do amor
Óleo sobre tela - 63,5 x 91,44 - 1895
EUGENIO ZAMPIGHI - O favorito - Óleo sobre tela - 55,9 x 76,2
GAETANO CHIERICI - Patatrach
Óleo sobre tela - 32,4 x 47
Gaetano Chierici nasceu em Reggio Emilia , em 13
de julho de 1838 e lá faleceu em 16 de janeiro de 1920. Foi aluno de Minghetti,
mas se aperfeiçoou em Modena e Florença, antes de completar sua formação em
Bolonha, sob a orientação de Giulio Cesare Ferrari. Teve os primeiros trabalhos
influenciados pelo tio Alfonso Chierici e também Adeodato Malatesta e se
encantou, posteriormente, pelos trabalhos de um grupo denominado Macchiaioli. Só
a partir de 1860 que adota as cenas de gênero como carro-chefe de sua produção.
Em 1869, quando participa da Exposição de Belas Artes de Brera, conquista
grande aceitação por críticos e colecionadores. Foi um pintor altamente
escrupuloso, dono de uma veracidade fotográfica objetiva e surpreendente. Era
dono também de uma técnica impecável e se inspirava principalmente na rotina diária
de Montecalvo, onde buscava suas muitas cenas de gênero, principalmente com
animais domésticos e personagens locais. Talvez pela alta qualidade técnica e
grande detalhamento, produziu relativamente pouco, cerca de 150 obras
completamente concluídas e alguns outros estudos e obras inacabadas. Ficava
dias em uma única composição, em intermináveis horas à procura do melhor
colorido, com sua precisão miniaturista e uma acuradíssima trama desenhística.
Pela repetição mecânica de seus temas, foi perdendo o interesse pelos
colecionadores. Atuante socialmente, foi diretor da Escola dos Trabalhadores de
Desenho em Reggio Emilia
e também o primeiro prefeito socialista da cidade. Seus trabalhos são hoje
muito raros, e os poucos leilões onde existem suas ofertas, conseguem altíssimos
valores.
EUGENIO ZAMPIGHI - Hora da refeição
Óleo sobre tela
GAETANO CHIERICI - Força irresistível - Óleo sobre painel - 34,5 x 46 - 1920
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - No estúdio do escultor
Óleo sobre tela
Eugenio Battista Torriglia nasceu em Modena, em 1859 e
faleceu em Maranello, em 1944. Entre os anos de 1875 e 1882, foi aluno da
Academia Ligústica e já em 1886 foi o vencedor da Pensão Durazzo, estudando com
essa ajuda até 1891 em estúdios de Florença, sendo aluno principalmente de N. Barabino.
Especializou em diversas temáticas, passeando muito bem desde cenas históricas
e religiosas ao retrato, até cenas de gênero com moderado realismo. Tinha uma
enorme preferência pela vida comum e doméstica. Suas composições são sempre
envolventes e com forte elemento narrativo.
GAETANO CHIERICI - A máscara
Óleo sobre tela - 73 x 93,3
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - A pomba - Óleo sobre tela
EUGENIO ZAMPIGHI - Fugindo do banho
Óleo sobre tela
Eugenio Zampighi nasceu em Gênova, a 30 de agosto de 1857 e
aí também faleceu em 12 de janeiro de 1937. Matriculou-se na Academia de Belas
Artes de Modena em idade muito jovem. Depois de ganhar o Prêmio Polleti, em
1880, continuou seus estudos em Roma e Florença, onde se estabeleceu
definitivamente em 1884. Tinha uma facilidade enorme para a ilustração, a qual
sempre realizava com muita precisão. Teve uma produção bem montada em cima de
uma temática que explorou exaustivamente: velhos, crianças, pais afetuosos,
cenas domésticas... Tornou-se um dos artistas preferidos por colecionadores
americanos, que sempre viram em seu trabalho, uma grande identidade com a vida
doméstica italiana dos anos oitocentos. Também era fotógrafo e utilizou do
recurso da fotografia para elaborar seus trabalhos. Usava modelos tipicamente
trajados em seu estúdio e explorou essa temática por várias décadas, vindo a
obter bastante sucesso com elas.
EUGENIO ZAMPIGHI - Reunião de família
Óleo sobre tela
GAETANO CHIERICI - A papa - Óleo sobre tela - 46,3 x 58,4
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - A teia da vida
Óleo sobre tela
Todos os três artistas tinham um fascínio pela vida
familiar, pela representação que a rotina do convívio entre os familiares podia
proporcionar e por tudo que isso significava em suas sociedades. Suas obras são
um culto ao que há de mais simples e ao mesmo tempo o que se torna mais
valioso. São retratos fiéis de uma época e que influenciarão ainda muitas gerações.
GIOVANNI BATTISTA TORRIGLIA - Uma família feliz
Óleo sobre tela
Esta fase maravilhosa do realismo italiano, influenciou e até hoje encanta, principalmente os temas.
ResponderExcluirSão mestres incontestáveis...
Um grande final de semana amigo...
Olá Vidal, muito bom vê-lo por aqui, meu amigo!
ExcluirTenha ótima semana pela frente!
Mais uma aula magnífica.
ResponderExcluirÉ sempre uma satisfação ler suas matérias.
Abraços.
Muito grato pela visita, Macário.
ExcluirGrande abraço!
O trato da luz e da sombra nestas pinturas sobretudo na obra "Uma família feliz" é algo indescritível de tão belo, de tão arrebatador. Que coisa maravilhosa!!!
ResponderExcluirGrande abraço.
Também ficaria tecendo infinitos adjetivos para todos os trabalhos, Márcio.
ExcluirObrigado por passar aqui e se encantar conosco.
Grande abraço!
Delicia de blog, enche os olhos, enleva a alma e aumenta o conhecimento!
ResponderExcluirObrigado Dricka. Seja sempre bem vinda por aqui!
ExcluirBoa tarde. Lindo. Belo. Ótimo. Meu amigo Zema tinha razão. Tudo muito bommmmmmmmm!!!
ResponderExcluirJoana d'Arc
Grato pela sua vinda, Joana.
ExcluirGrande abraço!
FANTÁSTICO...Acho incrível a maestria e o excesso de informações, ou melhor, excesso de detalhes que esses artistas representavam em suas obras...Matéria fantástica!!!
ResponderExcluirÉ a palavra mais sensata: Fantástico!
ExcluirIsso sem falar que era uma época onde não se tinha os recursos da tecnologia, como hoje, para a aquisição de imagens fotográficas.
Grande abraço e obrigado por vir!
E ai amigo como vao as coisas,lindas pinturas perfeiçoes incriveis estudos muitos profundos, mais peguei uma das frases que foi escrita na materia que ficava dias em uma única composiçao e horas para procura um colorido,isto me ensinou que é mais distante que posso imaginar,muito obrigado,e estes dias vou de procurar para nos conversamos.abraço
ResponderExcluirValeu, Isaque. Pois é, a exposição já está aí, batendo à porta.
ExcluirApareça sim.
Grande abraço!
Ótima matéria! As cenas familiares estão entre os temas que mais aprecio na pintura. Considero Chierici um dos "reis das texturas". Ele retratava genialmente a pedra, o tecido, a pele animal e tudo mais. Gênio! Valeu Rosário!
ResponderExcluirEntre os italianos do século XIX, é também o meu favorito, juntamente com Rubens Santoro.
ExcluirGrande abraço e obrigado por vir!
Gostei muito do seu blog, precisava de imagens das telas de Giovanni Battista Torriglia e encontrei muitas delas aqui, obrigada! se possível gostaria que vc postasse também a tela Cabra-cega do Torriglia, pois já procurei demais e não encontro, se vc puder me ajudar, fico grata.
ResponderExcluirObrigado pela vinda, vou ver se encontro essa imagem em boa resolução.
ExcluirGrande abraço!