ANDREAS ACHENBACH - Por de sol depois de uma tempestade, numa costa da Sicília
Óleo sobre tela - 83,2 x 107,3
ALEXANDRE CALAME - O Jungfrau, Suíça
Óleo sobre tela - 85,3 x 105,5
GEORGE HETZEL - Interior de mata com riacho
Óleo sobre tela
IVAN SHISHIKIN - Meio-dia em Bratsevo, subúrbio de Moscou - Óleo sobre tela - 1866
FRIEDRICH ZIMMERMANN - Caindo a noite
Óleo sobre tela - 96 x 136
KARL THEODOR WAGNER - Aldeia junto ao lago de Lugano
Óleo sobre tela - 74,5 x 100
A Escola de Düsseldorf de Pintura refere-se a um grupo de pintores
que ensinaram ou estudaram na Academia de Düsseldorf, na Alemanha. Durante
praticamente um século (entre 1819 e 1918), mais de 4 mil artistas passaram
pela instituição. Essa escola surgiu a partir da re-fundação da Academia Real
Prussiana de Arte de Düsseldorf, até o final do Reinado da Prússia, na Renânia.
Wilhelm von Schadow, um dos mentores da escola, foi também o seu diretor entre
os anos de 1826 e 1859. Foi principalmente graças a ele, que a escola se tornou
uma das principais referências para pintores de sua época. A fama de uma boa
instituição se espalhou e ela se tornou um dos principais destinos de artistas
de várias partes do mundo.
THEODOR ROCHOLL - Cavalos no Parque Sababurg
Óleo sobre tela - 199 x 133 - 1913
ALBERT FLAMM - Caindo a noite nas montanhas italianas
Óleo sobre tela - 71 x 55,5
Inicialmente, a Escola de Düsseldorf de Pintura tinha
seu foco principal em pintura histórica (mitologia, literatura e religiosos) e,
posteriormente, na paisagem e na pintura de gênero. Em 1828, Johann Wilhelm Preyer pintou
o primeiro trabalho ao vivo, lançando assim as bases para o gênero da pintura
em plein air . Logo depois, Schirmer tornou-se chefe
da classe recém-fundada para Pintura de Paisagem na Academia de Arte de Düsseldorf. A pintura de paisagem logo veio a ser
o gênero mais bem sucedido da Escola de Düsseldorf de Pintura. Carl Friedrich Lessing foi um dos
pioneiros da pintura de gênero dentro dessa instituição . Desde
o início da década de 1830, com base em Eduard Pistorius ,
Lessing e Theodor Hildebrandt criaram obras que não representavam eventos de
importância histórica, mas sim situações cotidianas. Apesar da grande popularidade dessas
pinturas, a academia não tinha classe separada para pintura de gênero até 1874.
ARNOLD BÖCKLIN - A ilha da vida - Óleo sobre madeira - 94 x 140 - 1888
GARI MELCHERS - O sermão
Óleo sobre tela - 1886
HENRIK NORDENBERG - Tecendo
Óleo sobre tela - 50,5 x 41
Como a paisagem se tornou o cartão de visitas da
escola, é de se esperar que essa temática tivesse uma particularidade entre os
seus praticantes. Assim, essas cenas eram finamente detalhadas, e muitas vezes
continham alegorias religiosas ou mitológicas em suas composições. A pintura em
plein air era quase uma unanimidade entre todos os membros, que também tendiam
a usar uma paleta de cores suaves e relativamente uniformes. A Escola de Düsseldorf
de Pintura também apoiava o Movimento Romântico Alemão.
SANFORD ROBINSON GIFFORD - As ruínas do Parthenon - Óleo sobre tela - 1880
KARL KAUFMANN - Desembarque num canal italiano
Óleo sobre tela - 51 x 77
JOHANN WILHELM SCHIRMER - Paisagem com figuras
Óleo sobre tela - 44,5 X 74,5
Embora o nome possa
sugerir uma mera importância local, a Escola de Düsseldorf de Pintura não era
apenas um fenômeno regional. A
excelente reputação da Academia e os pintores independentes atraíram um grande
número de artistas de todo o mundo para Düsseldorf. Durante os anos 1850 e 60, quando o interesse
internacional estava em seu auge, prósperas colônias de artistas da
Escandinávia, Estados Unidos, Rússia e dos países bálticos se formavam em
Düsseldorf. Vieram artistas até mesmo
da Argentina, Chile, Peru, Capadócia, Índia, Java, Irã e Nova Zelândia. Alguns apenas se hospedavam por alguns
meses, enquanto outros ficaram durante toda a vida e participaram significativamente da cena artística de
Düsseldorf. Muitos dos artistas
voltaram para casa e usaram o que aprenderam em Düsseldorf. Na Alemanha, também, outros membros
transferiram para outras instituições, disseminando o estilo de Düsseldorf. Eles ensinaram nas academias de arte
em Dresden, Karlsruhe e Berlin, bem como no Instituto de Arte em Frankfurt e nas
escolas de arte de Kassel e Weimar. Fora
das terras alemãs, a Escola do Rio Hudson, nos Estados Unidos, foi o movimento estrangeiro mais influenciado pela Escola de Düsseldorf de Pintura. Por isso, a Escola de Düsseldorf de Pintura
teve uma influência significativa no desenvolvimento da pintura no século 19.
ADELSTEEN NORMANN - Primavera no fiorde - Óleo sobre tela - 110 x 154
ANDERS ASKEVOLD - Fiorde
Óleo sobre painel - 1889
GEORG ANTON RASMUSSEN - Um fiorde no verão
Óleo sobre tela - 40 x 73
A Escola de Düsseldorf
de Pintura também deve a sua fama graças aos negócios e as boas redes internacionais
com os artistas estabelecidos. Como
não havia oportunidades públicas para todos os artistas de Düsseldorf, o professor
de história da arte Ignaz Mosler, com apoio de Schadow, iniciaram a Fundação da Renânia e Westphalia Art Club em
1829. O clube promoveu a venda de
obras de arte e sua divulgação através de exposições anuais e aquisições. O Clube de Arte também organizou
exposições itinerantes que percorreram locais tão distantes como Estados Unidos
e Austrália. O Galerieverein,
criado em 1846, também comprou obras importantes para a coleção de pinturas de
Düsseldorf. Os efeitos da
industrialização na Renânia, com seus consumidores prosperando rapidamente, também
tiveram um efeito benéfico. Artistas de Düsseldorf regularmente exibiram suas
obras em exposições na Academia de Berlim, onde também realizavam importantes
vendas. Desde 1849, os trabalhos de membros da Escola de Düsseldorf de Pintura
também começaram a atrair muito interesse a artistas americanos, após a abertura
do Consulado da Prússia, em
Nova York.
OSWALD ACHENBACH - Vista de Capri - Óleo sobre tela - 44 x 60,6 - 1884
EUGEN GUSTAV DUKKER - Esperando o retorno dos pescadores
Óleo sobre tela - 79 x 116
ALFRED WAHLBERG - Paisagem de verão
Óleo sobre tela - 45,5 x 65,5
Os artistas da Escola de
Düsseldorf de Pintura estiveram ativamente envolvidos na vida cultural da
cidade, não apenas na área das artes plásticas, mas também na literatura, no
teatro e na música. Eles
mantiveram contatos com Karl Immermann, que se tornou o diretor do teatro de
Düsseldorf, em 1832, bem como os diretores musicais Felix Mendelssohn Bartholdy
e Robert Schumann. Muitos artistas da
escola realizavam decorações de cenários e figurinos para peças teatrais, bem
como ilustrações de cartazes para tais peças e a ilustração de poemas. Eles também organizavam bailes que agitavam
bastante a cidade. Os artistas da Escola de Düsseldorf de Pintura também
foram notoriamente sociáveis e eram membros de muitos clubes. O mais famoso deles é a Associação de
Artistas Malkasten, fundada em 1848, ao qual pertencia a maioria dos artistas de Düsseldorf. Esse clube funciona até hoje.
Os trabalhos que ilustram essa matéria são apenas uma pequena parte do
grande legado que deixaram tantos importantes artistas do movimento.
HANS DAHL - Jovem carregando flores numa paisagem de fiorde - Óleo sobre tela - 66 x 99
ADOLF SCHREYER - Guerreiros árabes
Óleo sobre tela - 46,5 x 83,3
WORTHINGTON WHITTREDGE - Paisagem da Westfália
Óleo sobre tela - 1853
Faltam-me as palavras... a Escola de Düsseldorf até hoje influencia muito...
ResponderExcluirO seu belo exemplo, ilustra muito bem a importância da Escola de Düsseldorf em vários lugares.
A Escola do Rio Hudson, nos Estados Unidos, que por sinal, sou admirador incontestável, não deixa dúvidas.
Valeu amigão... abraços!
Influencia sim, bastante. E espero que não deixe de influenciar nunca.
ExcluirGrande abraço, Vidal!