É sempre bom lembrar que uma dica não é uma regra exata a ser seguida. É apenas uma sugestão. Cada pessoa encontra uma melhor maneira de conseguir os seus efeitos e eles podem ser conseguidos de várias maneiras. Mas, um atalho ajuda sempre a encurtar os caminhos.
Eis algumas dicas que fazem muita diferença:
1 . Quando usar uma fotografia como referência, não a copie, interprete-a. As fotos são até importantes para a captação de um momento, mas, é a prática da observação, principalmente do natural, que irá treinar melhor o olhar.
Fotografia de referência
Executando...
Obra acabada:
JOSÉ ROSÁRIO - BEIRA DE RIO COM ÁRVORE SECA
óleo sobre tela, 70 x 120
Acervo particular, Ipatinga/MG
2 . Áreas grandes, pincéis grandes. Áreas pequenas, pincéis pequenos. O uso incorreto do pincel em determinada área compromete o efeito que se deseja, por isso, não hesite em trocar um pincel quando se fizer necessário.
3 . Toda pintura tem um ponto de interesse principal, que determina todas as áreas da composição. É por ele que se deve fazer todos os contrastes de tons e cores, do contrário, o ponto de interesse se perde e a pintura se torna cansativa.
JOÃO ORNELAS - CRIANÇAS BRINCANDO
óleo sobre tela, 70 x 100
Coleção particular de Expedito Drumond
O ponto de interesse do quadro são as crianças brincando. Isso foi
valorizado ao se deixar os outros espaços com poucos detalhes.
4 . A área positiva de uma composição nunca deve ser igual a sua área negativa. Uma ou outra área é que deve dominar a composição.
A grosso modo, área positiva é aquela que concentra o maior número de figuras e a área negativa, as áreas vazias.
JOSÉ ROSÁRIO - CONDUZINDO A TROPA
óleo sobre tela, 50 x 70
Acervo particular
As áreas negativas (vazias) da composição realçam as áreas positivas (com figuras)
da cena acima.
5 . Detalhe apenas os pontos de interesse da composição. O olho é sempre atraído para as formas complexas, portanto, onde não é necessária a atração da atenção, dilua as formas.
6 . Cores quentes projetam as figuras para a frente, cores frias as recuam. Ao misturar uma cor, compare a mesma com outras ao seu redor, antes de pintar. Fazendo assim, não correrá o risco de colocar temperatura errada no local errado.
WILSON VICENTE - PREPARANDO PARA A ORDENHA
óleo sobre tela, 60 x 80
Acervo particular
Um bom exemplo de como as cores determinam a temperatura na pintura.
No primeiro plano, cores bem quentes. Mais ao fundo, em segundo plano,
cores frias que fazem aumentar a sensação de distância.
6 . Um bom exercício para aprimorar as pinceladas é conseguido ao condicionar a duração de execução do mesmo. Comece fazendo um exercício com um prazo de 30 minutos, depois repita-o com apenas 20 minutos. Quando estiver conseguindo fazer o mesmo exercício com 15 minutos, terá aprimorado bastante suas pinceladas, pois terá treinado a habilidade de selecionar apenas o que é necessário. Um bom quadro não é necessariamente o mais detalhado, mas, o que consiga transmitir melhor a atmosfera desejada.
7 . O ritmo das figuras é a chave para uma boa composição. Ele é criado de várias maneiras, como o direcionamento das linhas, localização dos objetos, repetição de imagens e variedade nas formas e nos tamanhos.
PEDER MORK MONSTED - PAISAGEM COM TRENÓ
óleo sobre tela
PEDER MORK MONSTED - BEIRA DE RIO COM ANIMAIS AO FUNDO
óleo sobre tela
Duas excelentes demonstrações de como as cores tem um aspecto determinante
na temperatura de um quadro. No primeiro, o uso de vários matizes de azuis acinzentados
criam um clima gelado necessário para o ambiente. Já no segundo, as cores quentes
e variadas realçam o colorido de um dia quente de verão.
O uso de linhas de direcionamento e a repetição de elementos parecidos
também contribuem para o ritmo das obras.
Olá, passei pra lhe dar os parabéns pelo lindo trabalho.
ResponderExcluirAdmiro muito seu trabalho!
Além do mais, quero lhe convidar pra acessar meu blog - http://arleidecantinhoespetacular.blogspot.com
Desde já, seja bem vindo e muito boa sorte em sua carreira.
Grande abraço.
oi,gostamos muito de voçe e do seu trabalho.Parabens.beijos.Eliane e Marcos.
ResponderExcluirTodas as obras aq/postada são divinamente lindas
ResponderExcluirsão verdadeira reliquias....parabensss
e um grd/abraçooooooooo
..Mafalda Camargo gastão vidigal s.p:
dicas inquestionáveis _ trabalhos adimiráveis _ tuas obras dizem isto _ para mim, já estás entre os grandes... se têves um mestre, esse foi superado. parabêns... _ márcio_
ResponderExcluirobrigado querido amigo pelas valiósas dicas, foram de grande valia para mim, que DEUS continue abençoando vc.
ResponderExcluirDicas maravilhosas para meu aprimoramento.muito obrigado.
ResponderExcluirQue Deus abençoe sua vida de maneira abundante para que voce possa seguir pintanto e ensinando com suas dicas preciosas tantos e tantos outros artistas. Parabéns, sucesso, paz e saude!
ResponderExcluirObrigado pela visita e pela força de todos vocês. Vamos seguindo dividindo aquilo que pudermos colher, sempre! Haverá algo mais recompensador do que partilhar?
ResponderExcluiroi amigo que bom olhar suas obras faz um bem que vc nem imagina eu pinto também não como vc vc tem videos para fornecer?
ResponderExcluirOlá Gabriel, fico feliz que meus trabalhos possam lhe ajudar um pouco. Infelizmente não tenho o vídeo. Obrigado pela visita!
ResponderExcluirconheci seu trabalho através do galeria virtual passei a admirar sua pintura você é talento é mestre no que faz
ResponderExcluirOlá Edy, também tenho conhecido o Brasil através do Galeria. Obrigado pela visita, volte sempre!
ResponderExcluirqueria ter um mestre como você para melhorar meus trabalhos com pintura, obrigado pelas dicas maravilhosas queria adquerir um dvd seu
ResponderExcluirVou ficar devendo o dvd. As aulas me parecem mais reais...
ResponderExcluirlindas telas!!!!parabénssss
ResponderExcluirOlá Márcio, bom te ver por aqui! Abraço!
ResponderExcluirboa noite, Sr. josé. maravilhosa suas obras. por gentileza, sou pintor de mural em 3D. sou apaixonado por paisagens tambem, e estou entrando agora, no estilo, e estou tendo uma grande dificuldade no enfumaçado da profundidade. se possivel poderia passar-me aguma coisa a respeito desta tecnica? olha ficaria muiticimo agradecido. mais uma vez meus parabens. grande abraço.(carlos597fio@hotmail.com)
ResponderExcluirOlá Carlos, bom que tenha passado por aqui e que se sinta ajudado com algumas dicas. Estou encaminhando uma mensagem para o seu e-mail. Obrigado pela visita!
ResponderExcluirOLA...
ResponderExcluirSOU ISADORA DINIZ,TENHO 10 ANOS,MORO EM TIMÓTEO, MINHA FAMILIA E DE DIONISIO...
TODOS TE CONHCEM,FALAM MUITO BEM DE VC,ESTOU NA AULA DE PINTURA COM ANGELA ATAIDE,ESTOU ADORANDO.
VC E MEU EXEMPLO..QUERO TE CONHECER!!!!!!
ABRAÇAO.
Olá Isadora, muito bom que esteja iniciando o caminho das artes. Comecei com aulas em Timóteo, nas terças e quartas. Um dia apareça para uma visita ao atelier. Abraço!
ResponderExcluirOlá, José Rosário!
ResponderExcluirPossuo o seu quadro "FIM DE TARDE". Foi amor à 1ª vista. Adquiri-o em 2009, na Exposição Art Gallery, em Brasília, DF. Lindíssimo. Perfeito. Parabéns! Desejo-lhe contínuo sucesso. Gostaria de conhecer outros quadros seus. Abraço! Darcy Mª
Olá Darcy, fico agradecido que já esteja me dando a honra de fazer companhia em sua casa. Estarei colocando, aos poucos, algumas obras no novo espaço criado aqui mesmo, que chamei GALERIA DE OBRAS PARA VENDA. Veja no link acima. Depois me mande seu e-mail para que possa enviar outras imagens que ainda estejam disponíveis. Abraço!
ResponderExcluirOlá José Rosário...
ResponderExcluirFiquei impressionada com sua maravilhosa arte...gosto de pintar, mas posso dizer que estou ainda, engatinhando. Achei suas dicas muito importantes, e fáceis de assimilar.
Seu trabalho é fantástico e suas palavras verdadeiros poemas.
Por enquanto só visitei esta página, e já estou encantada com seu trabalho. Um grande abraço...Gil.
Gil, obrigado pelos comentários, mais ainda pela sua visita. Espero que passe por mais páginas e que elas possam inspirar algo também. Grande abraço!
ResponderExcluirOla José Rosário,sou mais um adimirador do seu trabalho.resido no extremo sul da bahia proximo a Porto Seguro,por aqui não temos nem uma escola de arte,onde poderiamos conseguir aprimorar nossos conhecimentos,das têcinicas e até do uso do material.Ex:fiz duas telas pintadas com tinta óleo,e tempos depois elas encheram do mofo.no seu conhecimento existe algo que posso fazer para evitar tal situação.(se ouver algum material tipo videos,DVD,e outros ensinando as têcnicas por favor nus indique,já que aqui não existe nada neste sentido.)grato!... que Deus continue abençoando
ResponderExcluirOlá Souza, fico feliz que tenhamos nos encontrado por aqui. O maior objetivo do blog é exatamente esse, fazer amigos.
ResponderExcluirQuanto ao "mofo" dos trabalhos, acontece por excesso de umidade, seja do ar ou da parede onde o objeto estava pendurado. Maneiras de revolver há várias, mas elas dependem muito de uma observação atenta do restaurador, pois existem fungos diferentes, que são removidos com métodos diferentes de limpeza. Depois posso explicar com mais detalhes, me envie seu e-mail.
Material didático específico não tenho, mas o que puder ajudar, vamos nos falando.
Grande abraço!
meu nome é Reginaldo Borges também pinto quadros Sou mineiro de Cataguases cidade de wilson Vicente.Onde fica seu atelier?
ResponderExcluirQueria saber se da aulas particulares?
abraçao!
Olá Reginaldo, trabalho com aulas, sim. O ateliê para aulas é em Timóteo, no Vale do Aço. Qualquer coisa me ligue no 9704-0300 ou no e-mail joserosariosaouza@yahoo.com
ResponderExcluirAbraço!
Preciosas informações q vc passou José Rosário vou digerir todas elas valeu mesmo. Luiz Armond.
ResponderExcluirLuiz Armond, obrigado pela visita. Fico feliz que esteja contribuindo um pouco. Depois quero fazer uma matéria sua sim, vou fazer contato novamente.
ResponderExcluirGrande abraço!
sou amante da arte, amo a arte mais que qualquer coisa, ou seja sem a arte nao vivo. obrigado por criar um blog que venha ajudar nao so eu , mais também como muitas outras pessoas que ama arte. obrigado o meu blog é www.vendendocores.blogspot.com
ResponderExcluirja reproduzir muitas telas nao igual rss mais vou melhorar e desculpe se já peguei alguma tela sua sem pedir permisao e que amo seu trabalho josé sou seu fán numero um
Olá Karlos, fico feliz que tenha podido ajudar de alguma forma.
ResponderExcluirNão me importo que reproduza os trabalhos como exercício. Apenas uma dica, em um certo momento, deixe as referências de lado e explore a sua temática. Sua região é muito bonita e logo encontrará sua linguagem particular de expressão.
Obrigado pela visita e grande abraço!
Olá José ,
ResponderExcluirSeu trabalho é lindo. Eu gostaria de saber se existe tinta óleo dourado ou se tenho que fazer alguma mistura para consegui-la, pois já procurei aqui em minha cidade e não encontro. Posso usar um posinho dourado misturado à tinta? Fico grata por se puder me dar essa dica.
Obrigada e fique com Deus.
Olá Dilcinéia,
ResponderExcluirexistir até que existe. Quase todas as marcas possuem essa tonalidade. Para trabalhos mais contemporâneos poderá conseguir bons efeitos, mas, para trabalhos mais acadêmicos aconselho reproduzir o efeito do ouro usando os contrastes ideais entre as cores.
Obrigado pela visita, grande abraço!
kra gosto muito de seus quadro, eu conheci suas obras através do galeria virtual de quadros. Também sou pintor, mas iniciante um dia quero pinar como você. helder s.s
ResponderExcluirOlá Helder, andei mandando trabalhos para lá, realmente.
ExcluirObrigado por passar aqui. Depois me envie seu blog.
Grande abraço!
Olá José Rosário! Fiz como o combinado. Você é um Gênio! Parabéns pelas pinturas!
ResponderExcluirAmóes, obrigado pela vinda e continue com os trabalhos.
ExcluirGrande abraço!
Obrigada pelos bons conselhos que deixou aqui neste blog.
ResponderExcluirLegal que tenham podido acrescentar algo, Cláudia. Obrigado por passar aqui.
ExcluirGrande abraço!
Rosário,
ResponderExcluirSou um grande admirador do seu trabalho. Estou certo que um dia ainda terei uma obra sua em minha casa.
Parabéns pelo enorme talento e criatividade.
Um abraço.
Hélio de Andrade Borges.
Será uma honra poder estar aí em companhia, Hélio.
ExcluirGrande abraço!
Conheça também Tela de Jucely artes, Paisagem muito reais, facebook; Antonio Jucely Andrade Galvão. Pintor Baiano
ResponderExcluirPrimeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo seu excelente trabalho ao qual tive acesso através da galeria virtual. Ótimas as suas dicas de pintura que, desde já tomo a liberdade de compartilhar em nossa página do facebook(Atelie Livre Osasco)! Abraços e que Deus continue sempre a abençoá-lo com este dom lindo que lhe deu.
ResponderExcluirEu que agradeço a presença de vocês e faço votos que possa sempre oferecer algo mais por aqui.
ExcluirGrande abraço!
E aqui acabou mais uma aula que tive contigo.... Boas dicas!!! Abraços
ResponderExcluirLegal, Yure. Bom ver que o trabalho tem sido útil.
ExcluirGrande abraço e até mais!
Boa noite,gosto muito da sua técnica, seu trabalho fica lindo, parabéns! Anderson Clayton, Paraty, RJ
ResponderExcluirObrigado por passar aqui e deixar suas considerações, Anderson.
ExcluirUm grande abraço!
Um farto material precioso... Seriedade e profissionalismo, parabéns! Deus continue te iluminando!
ResponderExcluirObrigado, Stelio. Continue com a presença d'Ele também!
ExcluirGrande abraço!
Entrei nesta pagina por acaso e me apaixonei. Suas explicações são excelentes e há o respeito pelos leigos sem egoismo.
ResponderExcluirGostaria de pedir uma opinião. Tenho uma tela de 1.80x1.00 pintada há certo tempo. Gostaria de reaproveitar a tela, mas não sei como. Não quero trocar o tecido pois me dará trabalho para retirar a tela aqui de casa. E a pintura é a oleo.
Agradeço atenção.
E parabens pelo site.
Olá, Sônia. Fico feliz que tenha gostado de estar aqui. Grato pela sua companhia.
ExcluirQuanto à tela já pintada, se ela possuir envernizamento final resinoso, ele deve ser removido, pois pode dificultar a adesão de outras camadas de tinta. Caso possua camadas texturizadas de tinta, remova-as com uma espátula. O óleo tem essa vantagem, aceita demãos interminavelmente.
Grande abraço!
Muito obrigado José Rosário, por tanta dedicação para a Arte, sempre uso seu site como referência no meu ateliê, quando um aluno novo me pergunta se recomendo algum site, o seu e a cozinha da pintura estão na ponta da língua. Muito obrigado mesmo por nos instruir dividindo suas experiências e estudos.
ResponderExcluirValeu. Continuarei sempre estudando.
Abraço.
André Maurício.
Eu que agradeço sua presença e a constante divulgação do blog, André. Um grande abraço!
Excluirola jose rosario admiro seus trabalhos eu tambe pinto telas sou de guaruja fui em ouro preto e mariana mg pretendo fotografar tiradentes e linda adoro mg gostaria de conhecer pessoalmente e fotografar as paisagens em dionisio sao lindas um abraço q deus nos ilumine sempre em nossas artes
ResponderExcluirSerá um prazer recebe-lo por aqui, Pedro, na primeira oportunidade que for possível para nós dois.
ExcluirUm grande abraço e vamos nos falando!
José Rosário suas pinturas transmitem uma paz imensa e uma alegria de viver satisfatória...eu Marcélio também amo pintar e fico feliz por existir pessoas como você que se dedicam tanto na pintura...tenho muito a aprender ainda,sigo com foco e fé...um grande abraço amigo.
ResponderExcluirTodos nós aprendemos muito todo dia, Marcelio.
ExcluirGrande abraço e obrigado por passar aqui!
Parabéns pelo seu trabalho ...é ancantador
ResponderExcluirDicas valiosíssima, verdadeira aula, obrigado por compartilhar, e' sempre bom recebermos dicas preciosas de Mestres como vc, abraços.
ResponderExcluirObrigado por vir. Bom que possa ter ajudado em algo.
Excluir