domingo, 8 de maio de 2011

8 DE MAIO: DIA DO ARTISTA PLÁSTICO

ALMEIDA JÚNIOR - No ateliê (detalhe)
 Óleo sobre madeira - 38,5 x 23 - 1894
Coleção Fadel


No dia 8 de maio é comemorado, aqui no Brasil, o Dia do Artista Plástico. A comemoração acontece na data de nascimento de José Ferraz de Almeida Júnior, o Almeida Júnior, como é mais conhecido. Um artista paulista da cidade de Itu, que soube representar como ninguém, a imagem interiorana e simples da vida brasileira.
Na verdade nem chega a ser uma comemoração, pois a data passa quase despercebida por todos, digo que chega a ser desconhecida, até mesmo por muitos artistas.
O artista plástico desenha, pinta, esculpe e interage com os mais diversos materiais possíveis, criando através de sua obra, um diálogo com quem se permite um minuto para observa-la. Fala de sua época, do meio onde vive e do que sente com relação a tudo isso. Na tentativa de narrar aquilo que pensa e observa, todo artista deixa um pouco de si em tudo aquilo que faz.
Já me perguntaram um dia: Vale a pena ser artista? A resposta trago sempre comigo: Vale a pena, antes de qualquer coisa, fazer aquilo que se gosta.
Parabéns a todos vocês artistas, que não perdem o encanto de serem felizes e por levarem um pouco de felicidade ao mundo.


ARTUR TIMÓTEO DA COSTA - Pintor no ateliê, Paris
 Óleo sobre tela - 36 x 53,3 - 1910
Coleção Fadel

2 comentários:

  1. Parabens meu caro!
    Eu sou um dos que não sabia da data! rs
    Ficarei mais atento para os próximos anos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Quase me passava despercebido também, valeu Leonardo!

    ResponderExcluir