quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

BILL ANTON

BILL ANTON - Trilha do Lago Dourado - Óleo sobre tela - 101.6 x 122

BILL ANTON - Mapeando a trilha - Óleo sobre tela - 61 x 91,5 - 2010

Muitas imagens me remetem ao tempo de infância, mas poucas delas são tão marcantes como as cenas de filmes de faroeste. Como muitos de minha geração, acredito que crescemos todos vendo cowboys, índios, soldados, belas paisagens, histórias inesquecíveis... Imagens de um tempo de conquistas, exterminações, romances, invasões e busca de novos horizontes. Hoje consigo entender e julgar melhor tudo aquilo que via, admito que até não reconheço mais tanto heroísmo, diante do extermínio de tantas nações indígenas que foram sacrificadas em nome da tão sonhada expansão para o oeste americano. Mas, ainda sinto falta daqueles tempos em que ficava esperando ansioso pelas tardes de sábado ou início de todas as noites, quando muitos filmes com a temática do oeste americano eram exibidos e não tinham muita concorrência.

BILL ANTON - Começo de jornada - Óleo sobre tela - 61 x 76,2

BILL ANTON - Alerta contra o predador
Óleo sobre tela - 91,5 x 61 - 2008

Muitos artistas americanos ainda continuam explorando imagens com cenas do oeste daquele país, e muitos deles até procuram fazer aos índios uma espécie de tributo por tudo aquilo que seus antepassados tiraram. Bill Anton é um dos meus preferidos dessa nova geração. Fala da vida do vaqueiro americano com tanta propriedade que parece ter nascido lá, mas não nasceu. Ele é natural de Chicago, onde nasceu em 1957, mas desde que se mudou para Prescott, no Arizona, é como se já tivesse crescido ali.

BIL ANTON - Sierra Nomads - Óleo sobre tela - 71,1 x 86,3

BILL ANTON - Ao sol - Óleo sobre tela - 101,6 x 152,4 - 2007

Foi no final da década de 1970, que o então recém-formado em Letras, pela Universidade do Norte do Arizona, se encantou com uma exposição que viu sobre um artista que explorava a vida do cowboy americano. Não pensou duas vezes em trocar textos e romances por pincéis e, graças a isso, o mundo ganhou um de seus melhores artistas sobre a temática do oeste americano. O mais interessante é que pinta cenas que nos remetem ao passado, mas com uma técnica arrojada e solta que não nos deixa fugir do presente. Ele trabalha exclusivamente com arte, desde 1982.

BILL ANTON - Cinco milhas restantes - Óleo sobre tela - 76,2 x 101,6 - 2009

BILL ANTON - Pássaros próximos - Óleo sobre tela - 45,72 x 61

Poderia tecer linhas e linhas sobre ele, mas prefiro que leiam a narrativa do próprio artista, numa ótima entrevista que concedeu a Dana Joseph, em junho de 2013, no link que deixo a seguir:
http://www.cowboysindians.com/Cowboys-Indians/June-2013/Rocky-Mountain-Majesty/


PARA SABER MAIS SOBRE O ARTISTA:


2 comentários:

  1. É um belo artista... estilo inconfundível!
    Amigão, estou sem net, por isso ando sumido... felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preocupa não, amigo. Sei que anda sempre antenado. Também não tenho tido tanto tempo pra estar aqui. Felizmente!
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir