domingo, 22 de fevereiro de 2015

FRANCESCO BEDA

FRANCESCO BEDA - A modelo - Óleo sobre tela

FRANCESCO BEDA - A modelo - Óleo sobre tela
Detalhe

FRANCESCO BEDA - A modelo - Óleo sobre tela
Detalhe

As últimas décadas do século XIX foram um período de muitas experimentações artísticas, mas um grande número de artistas ainda se inspirava no passado para fazer suas composições. Em quase toda a Europa, paralelo a todo burburinho que formava pelos muitos estilos que cresciam livremente, também havia um movimento de resgate das tradições dos séculos XVII e XVIII. Muitos desses trabalhos eram inspirados em cenas de gênero, que sugeriam um galanteio romântico, situações anedóticas, ou composições em ambientes quase sempre suntuosos de castelos, em grandes e refinadas construções. Cenas familiares, interiores de ateliês, personagens com vestimentas impecáveis que remetiam aos citados séculos acima.

FRANCESCO BEDA - O pretendente - Óleo sobre tela

FRANCESCO BEDA - O pretendente II - Óleo sobre tela

Francisco Beda foi um dos artistas italianos que mais se identificou com essa proposta. Ele nasceu ao norte da Itália, na cidade de Trieste, a 29 de novembro de 1840. Naturalmente, possivelmente pela proximidade, teve mais contatos nos países próximos. Foi inclusive na Áustria, que fez os primeiros estudos de arte com Karl von Blaas e por quem se deixou influenciar pela escolha de suas temáticas. Acabou conquistando uma clientela respeitável por toda a Áustria, Hungria e Croácia.

FRANCESCO BEDA - A espiã - Óleo sobre tela

FRANCESCO BEDA - No ateliê - Óleo sobre tela

A reputação de bom retratista, com gosto refinado e paleta muito agradável, logo lhe abriu portas para encomendas importantes, como da Imperatriz Elizabeth da Áustria, do Príncipe Rolian e de muitos líderes religiosos locais, entre eles o Bispo Strossmayer, de Zagreb. Além das cenas de gênero com inspiração nos séculos passados, também se dedicou a pintar cenas orientais, uma tendência praticada por diversos artistas de todas as últimas décadas do século XIX.

FRANCESCO BEDA - Cena musical - Óeo sobre tela

FRANCESCO BEDA - O jogo de xadrez - Óleo sobre tela

Francesco Beda teve um filho, que mais tarde também se tornaria pintor, Francesco Giulio Beda, que viria a estudar com Guglielmo Ciardi e morar em Munique, na Alemanha.
Francesco Beda faleceu em Trieste, em 30 de julho de 1900. Viu a virada do novo século, mas todas as grandes experimentações desse período não lhe atraíam muito. Manteve-se sempre fiel a sua proposta e é mais um dos artistas que nos prova que a arte pode e deve ser, acima de tudo, atemporal.


FRANCESCO BEDA - Espionagem - Óleo sobre tela

FRANCESCO BEDA - O noivado - Óleo sobre tela - 90,1 x 143,2

FRANCESCO BEDA - Lição de arte - Óleo sobre tela

2 comentários:

  1. Muito delicada a pintura de Breda.
    Ainda não o conhecia. Apreciei muito.
    O artigo ficou também muito bom. Leve como as pinturas que dele constam.
    Luz e paz.
    Grande abraço.

    S. Quimas

    ResponderExcluir