domingo, 2 de dezembro de 2012

OS ANIMAIS NA ARTE

JOSÉ ROSÁRIO - Nina - Óleo sobre tela - 30 x 25 - 2012

A entrada repentina de Nina, no ateliê, coincide quase sempre com uma parada necessária em meu trabalho. Aproveito desses incidentes para descansar um pouco os olhos da tela, e deixar a mente em repouso por um tempo, momentos aliás, que deveria me condicionar até com mais regularidade. Mesmo já sendo uma cadela adulta, Nina está sempre à procura de uma das coisas que ela mais gosta, que alguém coce sua cabeça e lhe dê um pouco de carinho. Enquanto fazia isso, fui me dando conta de quanto os animais estão presentes em nossas vidas, direta ou indiretamente. E se são desde as criaturas mais adoradas até as mais temidas pelo homem, certo é que nos fazem companhia há milhares de anos. Enquanto eu a coçava, veio a ideia de escrever essa matéria. E quando a sintonia com uma ideia nos pega pelo pé, não tem jeito, tem que se transformar em linhas e ganhar vida.


JOSÉ ROSÁRIO - Um cantinho seguro
Óleo sobre tela - 30 x 40, 2011

JOSÉ ROSÁRIO - Matando a sede
Óleo sobre tela - 60 x 100 - 2011

JOSÉ ROSÁRIO - Na lida
Óleo sobre tela - 30 x 40

Os animais estão presentes em uma grande parte de minha produção e são, por assim dizer, os personagens coadjuvantes mais importantes que já existiram. Não estou sozinho, penso que a história da arte estaria incompleta sem a presença deles. Já povoam o imaginário popular desde as mais remotas civilizações, atravessaram todas as mais importantes fases da história da humanidade sempre marcando presença, e são a principal “fonte de renda” de muitos segmentos artísticos, que o diga Walt Disney. Essa matéria é uma espécie de reverência, uma simples homenagem a todos os animais, companheiros nossos de cada dia, eternos companheiros de um mesmo reino.


Gruta de Lascaux

Parque da Serra da Capivara, Piauí, Brasil

Era um dia tranquilo, em uma pequena aldeia no interior da França. Distraidamente, quatro crianças brincavam nos arredores de suas casas. O senso desbravador e aventureiro de toda criança aguçou-as para ir um pouco mais além de onde estavam e onde sempre brincavam. Entraram numa gruta, e assim, meio por coincidência, descobriram um dos maiores achados da história. As famosas Grutas de Lascaux revelaram ao mundo um pouco da intimidade de como viviam nossos mais antigos ancestrais, como se socializavam e como sobreviviam. Mas ali, gravados impressionantemente nas paredes de pedra, estavam os seus maiores temores, animais ferozes e ameaçadores. Havia nos desenhos, rituais de como matá-los. Eram também representados em grandes figuras, com uma proporção até maior em relação às figuras de quem os fazia. Provavelmente uma reverência. Os homens os temiam, mas também sabiam que não sobreviviam sem eles, sem suas carnes como alimento e suas peles como vestes.


Sacrifício de um pato - Dinastia 18 -1353 a 1336 a.C. - Egito
Museu Metropolitano de Nova Iorque

Cavalos e soldados num vaso grego - 550 d.C.

Quando se fixaram, deixando a vida nômade e itinerante, os homens aprenderam a plantar e tirar dali seu alimento. Nesse mesmo período, adestraram e aprisionaram seus primeiros animais. Controlar a vida de um animal, sua reprodução e formação, trouxe ao homem um certo controle e segurança para sua própria alimentação. Os animais podiam assim ser sacrificados quando necessário e a fome já não era mais uma ameaça constante. Os mamíferos forneciam ainda o leite; que variava bastante o cardápio; as aves forneciam os ovos e também os peixes começaram a ser confinados em um ambiente fácil para capturá-los quando necessário.


WILHELM KUHNERT - Um leão e uma leoa
Óleo sobre painel - 40 x 80

JESSIE ARMS BOTKE - Pavão - óleo sobre tela

JAMES TISSOT - Jornada - Óleo sobre tela

Escavações bem antigas comprovam a presença da representação de animais em quase todas as culturas, em todos os cantos do mundo. Desde pequenos adereços de alegoria à divindades, os animais sempre sondaram o imaginário popular. A cultura egípcia, uma das mais ricas e complexas da antiguidade, atribuía aos animais posições de destaque, até então nunca vistas em outra cultura. Também estiveram presentes na cultura grega, romana, chinesa, hindu e todas as civilizações da África, Américas e Oceania.


VASCO MACHADO - Companheiros
Óleo sobre tela - 40 x 50

DOUGLAS OKADA - Carro de boi - Óleo sobre tela - 60 x 80 - 2012

WILSON VICENTE - Na lida
Acrílica sobre tela - 60 x 80

Nem é preciso uma boa memória para relembrar episódios da história da humanidade, onde a presença dos animais se faz muito importante. Muitas passagens bíblicas não cansam de citar suas importâncias. A serpente no paraíso, a grande arca que sobreviveu a um dilúvio, o milagre dos peixes... Pela lenda, Roma foi fundada por dois irmãos que foram alimentados por uma loba. O petróleo é formado pelas reservas fósseis de grandes animais pré-históricos. A Biologia e Medicina só conseguem comprovar suas teorias com as cobaias que se sacrificam em nossos lugares... Até dois séculos atrás, eram os únicos meios de transporte que a humanidade dispunha. Países sobrevivem unicamente pelos seus comércios. Grandes impérios industriais e comerciais se formaram à partir de suas vidas como matéria prima...


MIAN SITU - Terra dos Navajos
Óleo sobre tela - 101,6 x 91,44 - 2009

ROSA BONHEUR - O desmame dos bezerros
Óleo sobre tela - 65,1 x 81,3 - 1879 - Museu Met de Nova York

DIA WILLY - Fundo de quintal em um dia de verão
Óleo sobre tela - 69,5 x 95,5

O século XX assistiu a uma verdadeira "invasão" da representação dos animais em todos os segmentos da arte. Eles viraram mascotes idolatrados de times esportivos, marcas famosas de grifes respeitadas e também se fizeram presentes em todo tipo de jogos de azar. O cinema deu a eles um status de quase humanos. Hoje, graças à tecnologia que não parece ter limites, falam como se fossem um de nós, vivem as nossas desgraças e tragédias. O cinema definitivamente humanizou a classe animal.


BILL ANTON - Arroyo Respite
Óleo sobre tela  - 91,44 x 116,84

FRANZ ALEEVIC - Falcoeiro
Óleo sobre tela - 62,5 x 39

BOB KHUN - Oásis
Acrílica sobre placa - 45,72 x 66,04 - 1993

Como em outros tempos, e agora, mais do que nunca, a arte aprendeu a exaltá-los. Por todas as partes, artistas se renderam ao charme e a beleza dos animais. Também valorizaram a sua eficiência e importância. Em todos os tempos, artistas souberam mostrar o labor sofrido dos animais domesticados, a beleza selvagem dos que ainda conseguem ser livres, a companhia em dias de lazer para aqueles que os tem como amigos... Diversas possibilidades, que deixam cada vez mais bela a história da arte. Uma parceria que nunca findará!


CRAIG TENNANT - Rapazes na trilha
Óleo sobre tela - 76,2 x 101,6

HERMANN DAVID SALOMON CORRODI
Interior de mata com cervos
Óleo sobre tela - 194 x 129

THURE WALLNER  - Pássaros numa árvore com frutos
Óleo sobre tela - 27 x 35

12 comentários:

  1. É verdade, os animais estão nos servindo a séculos, nós os domesticamos e egoisticamente , muitos de nós, ainda maltratam , colocam os animais numa briga, onde um vai ser sacrificado...tudo por diversão. Sinceramente eu agora ñ tenho mais aves aprisionadas em gaiolas...imagine um pássaro, cheio de vida, ter que ficar confinado numa gaiola pequeninha, somente para que eu possa me deliciar com suas melodias! Atualmente, como você , tenho uma Rot de 05 meses e é muito bem tratada, tem bastante espaço p/correr no terreno, enfim a tratamos com todo respeito e amor. Não querendo me estender...mas sofro ao ver como muitos cavalos são tratados pelos seus donos...dá prá sentir , em seus olhares, suas cabeças baixa, o sofrimento e a tristeza que passam. Seu artigo foi muito emocionante e nos alerta o qto. é importante os animais, e a natureza para os homens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marise, assim como você citou, também sofro junto com muitos animais que vejo pela cidade. Trabalham horas a fio, não descansam o suficiente e ainda alimentam muito mal.
      Obrigado por vir e por participar,
      José Rosário

      Excluir
  2. Que linda a obra com a Nina!
    Lis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Lis. Nina já é quase parte da família.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Infelizmente muitos não olham os animais como merecem, belos e encantadores, amigos em muitos momentos, muitas vezes a ideia errônea de "domesticar" causa maus tratos. Na arte, nas lendas, na Bíblia, em todos os lugares, os animais tem presença, e isto ainda é muito pouco para a grandeza que todas as raças possuem... que bela matéria! valeu amigão, um final de semana maravilhoso para você e família...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Vidal. Muitos maus tratos em diversos lugares, mas também há muita gente boa por aí. Sempre aprendemos muito com eles, quando estamos abertos a isso.
      Obrigado, amigo. Abraços a todos por aí, também!

      Excluir
  4. Haaa, os animais. Como eu gosto deles. Sobretudo os cachorros. Esse ano eu perdi minha mais fiel companhia, minha cadela Bolota que me acompanhou por quese 14 anos.
    Quando puder, José, passe pelo meu endereço e confira lá na última página a homenagem que eu fiz a ela ainda em vida.

    Que Deus proteja todos os nossos bichinhos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Márcio, passarei por lá sim.
      Um grande abraço e ótima semana!

      Excluir
  5. Muito oportuna esta sua postagem. Os animais são um motivo cativante.
    Gosto principalmente dos cavalos, animais que por si só são de uma beleza de linhas sem par. Também me agrada muito as vacas... Aliás, toda a Criação é fascinante.
    Abraço grande desde aqui.
    S. Quimas
    Artista plástico, designer e escritor.

    http://quimas.blogspot.com
    http://twitter.com/quimas
    http://facebook.com/SQuimas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua vinda por aqui, mais uma vez, Quimas.
      Um grande abraço, amigo!

      Excluir
  6. Linda sua tela com Nina!tb tenho uma gatinha "Leticia", ela está sempre por perto e as vezes até em cima das coisa que faço ...rsrss ; tenho que ter cuidado senão ela pinta tudo com suas patinhas.Abraços e bom Natal !
    Beth Ferraz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Beth. Nina sempre fica de companhia no ateliê, depois ela fica meio cansada de tanto paradeiro e sai para dar umas voltas. O quintal é grande... Mas ela sempre volta.
      Grande abraço!

      Excluir