domingo, 10 de março de 2013

ENMANUEL HERNANDEZ


ENMANUEL HERNANDEZ pintando Cocos - Acrílica sobre tela



Observem atentamente as imagens acima. Elas retratam um artista em sintonia com seu trabalho. Há algo forte e expressivo na concentração que há entre ele e a sua obra. Não há mais nada entre eles, somente o diálogo sincero entre a inspiração e o suporte que dá realidade à criação. O mesmo diálogo que já esteve presente entre tantas obras passadas e outros criadores, como Van Gogh no isolamento de seu mundo, Pollock e seus experimentos acidentais, Dali e sua meticulosa tentativa de captar o mundo dos sonhos... Observem ainda, com mais atenção, que a obra se forma num lugar simples, mas está revestida de uma nobreza incondicional. Não há ali o cavalete mais moderno, nem tampouco as tintas foram colocadas em uma paleta de última geração. Isso não importa. Obras geniais nascem em qualquer ambiente, assim como as mentes mais brilhantes não escolhem berço.

ENMANUEL HERNANDEZ - Retrato de jovem - Acrílica sobre tela

ENMANUEL HERNANDEZ - Retrato de Madre Tereza de Calcutá
Acrílica sobre tela

Enmanuel Hernandez nasceu na República Dominicana, mais precisamente na província de Dajabón, em 1986. Atualmente vive na cidade de Santiago de los Caballeros. É lá, nos arredores da cidade, que desenvolve seu trabalho em pintura, preferencialmente acrílica sobre tela. Divide essa atividade com aulas de música, que é o que lhe sustenta economicamente.

ENMANUEL HERNANDEZ - Mexericas - Acrílica sobre tela

ENMANUEL HERNANDEZ - Abacates - Acrílica sobre tela

Sente não ter no país, uma valorização para as artes proporcional à valorização dada à música e ao beisebol. Parece que essa é uma realidade cruel e bem comum nos países latinos. Sua região não possui tantos espaços disponíveis para expor trabalhos, como em outros pontos do país. A nível nacional, somente o Museu Leon Jimenez é o que possui uma expressão maior na manutenção cultural dominicana.

ENMANUEL HERNANDES - Morangos - Acrílica sobre tela

ENMANUEL HERNANDEZ - Laranjas - Acrílica sobre tela

ENMANUEL HERNANDEZ - Peras - Acrílica sobre tela

ENMANUEL HERNANDEZ - Morangos - Acrílica sobre tela

Autodidata, utiliza de diversos recursos para elaborar suas próprias composições. Talvez por uma maior comodidade, a fotografia seja sua maior referência. Mesmo não tendo um contato direto com qualquer artista de seu país, reconhece como importantes na cena nacional, os artistas Guillo Pérez, Ramón Oviedo e Elsa Núñez.

ENMANUEL HERNANDEZ - Composição 2
Acrílica sobre tela

ENMANUEL HERNANDEZ - Composição 1
Acrílica sobre tela

Na conversa que tivemos para a elaboração dessa matéria, deixou claro o quanto o Costumbrismo é importante no cenário cultural de seu país. Esse estilo, com raízes no século XIX, procura enfatizar a vida cotidiana local, com suas maneiras e costumes. Originário na Espanha, teve uma influência muito grande na formação literária e pictórica da América Espanhola. É um estilo que comunga de ideais do Realismo e do Romantismo. A arte de Enmanuel também comunga de algumas visões costumbristas, mas também faz um diálogo com versões surrealistas, hiperrealistas, sempre com uma visão contemporânea. É um jovem artista, que alimenta do desejo de levar a sua arte o mais distante possível. Sonho que já se começa a tornar forma aqui na rede mundial de comunicações. Uma exposição para o fim do ano, em seu país, é uma de suas metas.
Sucessos para esse jovem artista!




PARA SABER MAIS:



11 comentários:

  1. Nossa José as obras do ENMANUEL HERNANDEZ é puro realismo! Com muita perfeição e harmonia entre ele e suas obras! E inda são todas em tintas acrílicas, que particularmente acho mais difícil de usar! Muito obrigado por sempre nos proporcionar a oportunidade de conhecer artistas como este.

    Marcos Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, a intenção é realmente essa, poder estar sempre divulgando novos talentos que venho encontrando pelo caminho. Felizmente, há muita coisa ainda para mostrar.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  2. Grande descoberta, um belo artista! felicidades e sucessos para ENMANUEL, seus trabalhos são maravilhosos!
    Abração meu amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande abraço, Vidal. Obrigado pela força de sempre!

      Excluir
  3. É amigo José!realmente é um grande artista talvez de poucos bens mas muito rico em conhecimento artístico,entimidade com tintas e pinceis,isto nem mesmo a mais rica escola de arte pode nos dá,(graças a DEUS).Tambem quero parabenizar mais uma vez a voce pelas palavras que colocou no texto aprendi bastante,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos sempre encontrando bons artistas e com ótimas propostas por aqui, não é Isaque?
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Caro José, parabéns ao Enmanuel, um artista hiperrealista que não deve nada aos grandes nomes do movimento. Obrigado pela oportunidade de conhecer o trabalho desse artista.
    Mais uma coisa: Gostaria que nos mostrasse um pouco mais do seu trabalho, alguma coisa de 2013 que sabe. Gosto muito do seu blog, aprendo muito, mas as vezes sinto falta disso.
    Um grande abraço caro amigo!

    Cleber Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Cleber, estarei postando algo mais adiante. Tenho preparado uma série que começa a ser concluída e alguns trabalhos são encomendas que não posso divulgar.
      Obrigado por vir, amigo.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Entendo José, já tinha imaginado isso, eu também estou passando por esta situação em meu site, estou pintando com exclusividade para uma exposição em abril, só após o evento poderei postar os quadros no site.
    Tenha um bom dia!

    Cleber Oliveira

    ResponderExcluir