segunda-feira, 22 de abril de 2013

POR DENTRO DE UMA OBRA - Wilson Vicente

WILSON VICENTE - Praça São Sebastião, Dionísio, cerca de 1970
Acrílica sobre tela - 50 x 80 - 2013

Casario foi o tema que primeiramente levou-me a conhecer os trabalhos do artista mineiro Wilson Vicente. Gostava muito da sua maneira peculiar de representar essa típica vida pacata mineira do passado. Já havia visto várias telas suas representando a cidade de São Domingos do Prata, Ouro Preto e Tiradentes, e passaram muitos anos até que viesse a ver, agora, uma tela sua representando a minha cidade natal em início da década de 70.
Wilson já soma uma carreira de mais de 45 anos, sempre representando com bastante fidelidade a vida mineira interiorana, seja presente ou do passado.



Dionísio teve uma vida agitada em início dos anos 70 e finais da década de 60, quando se gabava de ser um dos municípios brasileiros maiores produtores de carvão vegetal. Até uma rede teleférica, espécie de caçambas suspensas em cabos de aço, ligavam a cidade até a cidade de João Monlevade, cerca de 65 km de distância, levando a produção de carvão daqui. A cena pintada por Wilson retrata exatamente esse momento, com as grandes estruturas chegando à cidade. Elas eram um atrativo à parte, principalmente para as crianças.
Os anos se passaram, felizmente extrair o carvão não é mais nosso orgulho, assim como não parece ser em nenhuma parte do mundo, mesmo sendo feito por florestas remanejadas, como o eucalipto. O município ainda não conseguiu se recuperar da grande lacuna deixada pelo término da produção carvoeira. A economia tenta recuperar sua antiga vocação agropecuária, mas o futuro tem se mostrado bastante incerto.






Abaixo: Imagens da Praça São Sebastião no ano de 2003, no mesmo local representado no quadro de Wilson Vicente.



10 comentários:

  1. jose rosario vc sabe se o gbrande mestre wislson vicente faz workshop ou da aulas em algum lugar,ele teria muito p nos ensinar ,abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele teria bastante para a ensinar a todos nós, mas, acredito que não tenha lecionado mais. De qualquer maneira, basta confirmar em seu blog www.wilsonvicentearte.blogspot.com.br
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  2. Sem dúvida uma bela obra e bem fiel ao tema... tenho muita admiração pelos trabalhos do Wilson, principalmente os casarios,
    bela matéria, abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, bom encontrá-lo por aqui, amigo. Sim, a fidelidade ao tema retratado sem pre foi uma constante na carreira do Wilson.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  3. "Meia dúzia" de pinceladas e lá estão pessoas e coisas com aparência de perfeição. Coisa de mestre.

    Grande Wilson Vicente.

    Assim como o Wilson gostaria de ter sido aluno do mestre Edgar, eu gostaria de ter sido aluno dos dois, rs.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Márcio. O Wilson é quase um um impressionista. O que parece um realismo rigoroso à distância, transforma-se em pinceladas soltas ao aproximarmos delas.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  4. Muito interessante a obra de Wilson vicente, o tema é bem brasileiro e as figuras humanas interagem muito bem na composição da tela, parabéns pelo blog, muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou suspeito em falar sobre o Wilson, aliás, suspeito não, falo dele com propriedade como poucas pessoas. Seu trabalho é muito rico e de uma sutilidade vista em poucas obras de seu tempo.
      Grande abraço, Fabiano!

      Excluir
  5. Parabéns pelo excelente trabalho. Puro retrato do cotidiano. Um estilo pouco visto no Brasil, aqui representado com talento.
    Grande abraço.
    Laercio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Laércio. Passarei os cumprimentos ao Wilson!
      Um grande abraço.

      Excluir