domingo, 18 de agosto de 2013

NOVOS OLHARES

Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes "Luiz de Queiroz" 
ESALQ - Piracicaba, São Paulo

O mundo caminha numa velocidade incrível, estimulado por tecnologias que facilitam e resumem tudo. No afã de acompanhar os sinais do tempo, a arte também mudou sua face. São exploradas as mais diversas técnicas, mídias e expressões. O homem é o foco principal disso tudo, seja em seu ambiente urbano ou nos afazeres de seu cotidiano, tentando se entender e se analisando dentro das neuroses que ele mesmo cria e dos desafios que ele mesmo se propõe.
Concomitante a isso tudo que acontece na arte, muitos artistas ainda buscam inspiração em mestres passados e traduzem para o hoje a linguagem de seu tempo. As referências clássicas orientam no sentido de melhor observar o que está a sua volta e reinterpretá-las para a nova realidade em que se vive. Essa é a principal proposta que também pratica esse grupo de artistas, que ora vem apresentar a exposição NOVOS OLHARES. Uma visão do que é desse tempo, falando e mostrando o que é de hoje, mas sem esquecer os caminhos de grandes mestres que orientaram todos os movimentos até aqui. É possível ver nitidamente em suas expressões, forte influência impressionista, naturalista e realista, traduzida numa linguagem bem atual e que inaugura um novo realismo.


São artistas ainda iniciantes de uma jornada, mas que já trazem certa experiência no convívio com essa nova tendência, inspirados por grandes nomes da arte americana e europeia. Também são de regiões distintas do país, de modo que suas abrangências narrativas variam e tornam possível um diálogo em escala maior. Falam do homem e de seu tempo, do ambiente em que ele vive e de todas as coisas que ele produz e o ajuda a caminhar. Exploram técnicas variadas e apontam novas propostas de como fazer e visitar velhos temas. Estão por aí, vendo as mesmas coisas, mas com novos olhares.
Douglas Okada, Eduardo Borges de Araújo, Ernandes Silva, José Rosário, Juliana Limeira, Rodrigo Zaniboni e Vinícius Silva já vem explorando e mostrando os resultados dessas suas novas experiências. Os caminhos vão estreitando o convívio do grupo e afinando o diálogo cada vez mais presente em suas propostas. Parecem estar à procura de uma sintonia que os equilibra e os ajuda a caminhar com mais força e unidade.


A proposta da exposição NOVOS OLHARES para o espaço cedido no Museu e Centro de Ciências, Educação e Artes da ESALQ (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") é apresentar os trabalhos produzidos por esses 7 artistas, dentro da tendência do novo realismo que eles vem desenvolvendo nos últimos tempos. Com temática livre e também liberdade técnica, cada artista trará as novas visões inspiradas na realidade de cada um. A exposição terá abertura no dia 6 de setembro de 2013 e poderá ser visitada até o dia 27 de setembro do mesmo mês. Para os dias 7 e 8, está programada uma seção de pintura ao ar livre com os artistas participantes, nas dependências da ESALQ.

UM PEQUENO RESUMO SOBRE CADA ARTISTA:

DOUGLAS OKADA - No sítio pela manhã - Óleo sobre tela - 40 x 50

Douglas Okada:
Paulista, da cidade de Araraquara, mas morando atualmente em Jaboticabal, Douglas Okada começou bem cedo, orientando-se pelo desejo nato de desenhar incessantemente. Foi polindo o dom com orientações muito bem conduzidas e trilhando pelos caminhos dos mestres do passado que tanto admirou. Já coleciona uma extensa lista de prêmios em várias participações em diversos salões. Buscar a “essência das coisas”, essa é sua maior meta.

EDUARDO BORGES - Beira de rio - Óleo sobre tela

Eduardo Borges de Araújo:
Aluno formado pela ESALQ, Eduardo Borges é o artista do grupo que está no ramo há mais tempo. Lembra principalmente dos ensinamentos que obteve com Archimedes Dutra, pintando exatamente nas dependências da ESALQ. Atualmente é diretor da Pinacoteca de Piracicaba e divide o tempo com experimentos que vem fazendo dentro da sua nova proposta realista, principalmente explorando um pouco mais a pintura em plein air.

ERNANDES SILVA - Estudo com animais - Óleo sobre tela - 30 x 40 - 2013

Ernandes Silva:
Ernandes nasceu em Palmares/PE e por lá começou os primeiros estudos na arte. Foi em São Paulo, que poliu sua técnica e encontrou grandes referências para sua proposta. Dedicação e disciplina técnica são palavras de ordem na carreira desse jovem artista, um fã inveterado dos estudos ao ar livre. Novas parcerias artísticas tem lhe proporcionado um envolvimento ainda maior com a arte.

JOSÉ ROSÁRIO - Pegando água, Jequitinhonha - Óleo sobre tela - 40 x 60 - 2013

José Rosário:
Único mineiro do grupo, José Rosário explora principalmente em sua obra o cotidiano de sua terra natal, a cidade de Dionísio. Admirador confesso de mestres paisagistas brasileiros, vem agregando novas experiências à sua tradicional referência temática. Também desenvolve uma página virtual, onde divulga constantemente seus trabalhos e de seus amigos artistas.

JULIANA LIMEIRA - Sonho de primavera - Óleo sobre tela - 40,7 x 30,6

Juliana Limeira:
Natural de Brasília/DF, Juliana vai buscar inspiração para sua produção nos mestres do Realismo americano, onde assimilou não só a técnica, mas principalmente o gosto pelo trabalho realizado no local. Formada em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, é uma das artistas brasileiras mais envolvidas com a proposta do resgate a um realismo voltado às origens clássicas.

RODRIGO ZANIBONI - A Canção de Joanna - Óleo sobre tela - 50 x 40 - 2013

Rodrigo Zaniboni:
Rodrigo Zaniboni mora numa das regiões mais prolíficas da arte realista brasileira na atualidade, a cidade de Catanduva/SP. Há uma influência impressionista latente em sua obra e uma constante inspiração nos anos de infância, trazendo para sua temática muitas referências dessa fase para a sua produção. Atualmente, o exercício ao ar livre tem sido largamente explorado em seus novos trabalhos.

VINÍCIUS SILVA - No alto do Japi - Óleo sobre tela - 80 x 100

Vinícius Silva:
Natural de São Paulo, mas morando atualmente no cerrado mineiro, Vinícius considera-se praticamente em casa. A natureza intocada dos grandes espaços mineiros é a busca que mais o impulsiona. O artista tem uma atração declarada pelas paisagens selvagens de reservas e faz do exercício ao ar livre uma atividade constante. Referências do passado e técnicas arrojadas do presente são suas orientações principais.

24 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Carlos, obrigado por passar aqui, amigo!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Tenho acompanhado todos os artistas citados, e sou fã de cada um...
    Postei trabalhos antigos, antes de conhece-los, brevemente uma série de trabalhos novos, com novos olhares...
    Desejo a todos felicidades, de todo o meu coração!
    Um abraço meu amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, sei o quanto a sua força tem sido útil e agradável por todos esses tempos. Em nome de todos os outros artistas, quero agradecer pela companhia de sempre.
      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Zé meu amigo!!! A matéria ficou demais!!! Como sempre vc mandou muito bem!!!
    Mais uma vez obrigado por esse incetivo incansável para nossa arte!!! VC é um exemplo a ser seguido!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ernandes. Eu que agradeço, meu amigo, por haver convidado para esse encontro tão especial, com artistas que admiro tanto.
      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Olá, José!
    Conheço apenas o Eduardo Araújo. Gostei de saber da exposição, com certeza irei ver, pois está quase na porta da minha casa.
    Seu blog continua ótimo.

    Hildebrando Martins
    Desenhista de Piracicaba que está voltando a desenhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hildebrando, será uma honra tê-lo em nossa companhia.
      A gente se vê por lá, então.
      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Mais uma grande exposição com grandes Artistas!!! Ótima matéria e belas, belas obras.


    Marcos Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcos. Bom vê-lo por aqui, amigo.
      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Moro do outro lado do país, não terei a emoção de ver cada obra de perto, analisar, sonhar... Mas com certeza quando aparecer as primeiras fotos aqui no blog estarei aqui para ver!
    Grande Abraço José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Yure. Infelizmente o país é muito extenso e as distâncias não são mesmo fáceis de serem vencidas. Felizmente a rede veio para diminuir esses espaços.
      Fico feliz que estará em nossa companhia, longe ou perto.
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Parabéns! Adorei.
    Sou aluna de Ernandes Barbosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, Rejane. Tá muito bem assessorada por aí.
      A gente se encontra por lá. Um grande abraço!

      Excluir
  8. olá José, provavelmente não dará para eu estar no dia da abertura, pois, gostaria de participar do encontro mundial que estão pretendendo realizar, me parece no dia 15 de set. e com certeza todos gostariam que vc. pudesse estar junto a nós nesse dia. Será possível ?
    PS. As telas chegaram em perfeito estado. Obrigado.
    Grande abraço
    Clovis Pescio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena, Clóvis. Quanto ao encontro, vou me organizar, também tenho alguns compromissos que já não podem mais esperar. Fico feliz que os trabalhos chegaram sem surpresas.
      Um grande abraço e até a próxima oportunidade!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá Pedro, muito obrigado. Sucesso também para o grande encontro que estão organizando para o Rio de Janeiro.

      Excluir
  10. Que bacana a proposta dessa exposição, um encontro de artistas realistas!
    É legal quando se pode unir artistas do mesmo estilo.
    Parabéns a todos!
    Acho que a maioria participou de Olhares Diversos, não é?
    Lembro-me de alguns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel, quatro artistas dessa exposição estiveram presentes na Olhares Diversos.
      Um grande abraço e obrigado por passar aqui!

      Excluir
  11. Quando vejo um blog assim eu sinto orgulho de ser brasileiro por ver como o nosso pai's e' rico em talentos! E ao mesmo tempo me sinto ignorante por desconhecer tais talentos. Parabe'ns a todos e especialmente ao Jose' Rosario pelas obras e pelo esforco e boa vontade em divulgar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luís. Na verdade, o blog não teria êxito sem a participação e a colaboração de todos que passam um pouquinho por aqui. Grande abraço!

      Excluir
  12. Olá josé, eu estarei em Piracicaba no dia 14, vou participar do juri de seleção do APAP e no dia 15 será o Encontro Mundial de pintura ao ar livre, veja a possibilidade de vc esticar sua estadia até o outro fim de semana, com certeza teremos uma turma boa. Abraço .Clovis Pescio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos ver, Clóvis. Já estarei viajando desde o dia 4. Mas, farei contato anteriormente.
      Um grande abraço!

      Excluir