domingo, 29 de setembro de 2013

JAMES ROBINSON

JAMES ROBINSON - Novembro - Acrílica sobre tela - 76,2 x 101,6

JAMES ROBINSON - Atravessando o rio
Acrílica sobre tela - 50,8 x 76,2

A tinta acrílica é uma combinação de pigmentos com uma resina sintética (resina acrílica ou acetato de polivinila, PVA) e é certamente a primeira técnica realmente nova depois do óleo. Ela foi criada para a cobertura de murais externos, que exigem uma tinta mais resistente a intempéries. A característica mais notável da acrílica é o seu rápido tempo de secagem. Sendo solúvel em água, seca em poucos minutos, tornando-se então, impermeável. A partir desse momento, não há mais mudanças na sua composição química. É por esse motivo, temida por muitos artistas acostumados ao óleo, e adorada, principalmente por artistas com propostas mais contemporâneas.

JAMES ROBINSON - Luz da manhã - Acrílica sobre tela - 60,96 x 91,44

JAMES ROBINSON - Beira de rio
Acrílica sobre tela - 60,96 x 91,44

James Robinson é um desses artistas que soube, como poucos, aliar os resultados tradicionais do óleo com os audaciosos processos de execução da acrílica. Ele consegue conciliar detalhamentos e efeitos próprios da tinta a óleo aos rápidos e eficientes resultados com acrílica.
Nascido em Houston, Texas, em 1944, soube desde cedo que se tornaria um artista. Recebeu os primeiros estudos, bem jovem, e soube tirar bastante proveito deles. Estudou desenho publicitário e belas artes e seguia sua carreira em paralelo como freelancer e ilustrador. Depois que apresentou seus trabalhos pela primeira vez em uma galeria local, e obteve retorno favorável por suas obras, decidiu que nunca mais sairia desse caminho.

JAMES ROBINSON - Através do Canyon Sabinal - Acrílica sobre tela - 101,6 x 121,92

JAMES ROBINSON - No Texas 
Acrílica sobre tela - 60,96 x 91,44

A paisagem local e a tradicional vida dos moradores do seu estado de origem influenciaram bastante sua obra. Ele tem orgulho de ter herdado boas histórias inspiradas na vida de seus antepassados. Os artistas com temática parecida são os seus mais fortes inspiradores: James Reynolds, Frank Tenney Johnson e Howard Terpning. Mas também se condidera influenciado pelos trabalhos de impressionistas como John Singer Sargent e Joaquín Sorolla, de quem herdou o gosto por intensas luminosidades. Há em suas obras, principalmente, uma combinação muito bem equilibrada de luz, cor e ação, o que transmitem um impacto muito grande a qualquer observador.

JAMES ROBINSON - Grous ao por de sol - Acrílica sobre tela - 45,72 x 60,96

JAMES ROBINSON - Beira de rio
Acrílica sobre tela

Vários prêmios já fazem parte de sua carreira. Continua com aquela que talvez seja sua grande marca de identidade, produzir exclusivamente trabalhos em acrílica. E faz isso como poucos!

JAMES ROBINSON - O único caminho - Acrílica sobre tela - 60,96 x 71,12

JAMES ROBINSON - Chegando ao destino
Acrílica sobre tela - 45,72 x 60,96

PARA SABER MAIS:

9 comentários:

  1. Que perfeição com as acrílicas, algo realmente impressionante!

    ResponderExcluir
  2. Estou encantado... mais um grande artista, sinceramente não conhecia os seus trabalhos, que por sinal, são inexplicáveis!
    Valeu amigão, agradecido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos já conhecia os trabalhos do James Robinson, mas só agora consegui escrever algo sobre ele.
      Grande abraço, Vidal e obrigado pela visita de sempre!

      Excluir
  3. Poxa! Queria poder ver essas telas aovivo ou até mesmo em maior resolução, para analisar melhor as pinceladas...

    É difícil encontrar artistas que pintem em acrílico com pincelas mais expressivas. Sempre vejo pinturas muito alisadas e sem expressão. Os poucos que procuram ser miméticos, costumam ser fotorealitas de mais, chegando ao ponto de perder a expressão do artista na obra... Esse sem duvida entrou pra mim lista de mestres da acrílica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Ray. Há uma grande quantidade de artistas hiper-realistas que se expressam na acrílica, mas que ficam com um aspecto bem fotográfico, deixando um pouco da expressão artística que às vezes fazem a diferença numa obra.
      O James Robinson soube soube encontrar o meio termo.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. maravilhosa telas,parecem ter vida,adorei.

      Excluir
    3. maravilhosos trabalhos, adorei,gostaria de ser sua amiga no facebook,

      Excluir
    4. Olá Leda, obrigado por vir. Já te adicionei por lá. Grande abraço!

      Excluir