domingo, 2 de fevereiro de 2014

SOCIALIZANDO

Mesmo com todas as comodidades e praticidades da internet, ter um livro nas mãos e sentir o prazer em folheá-lo é algo que dificilmente será substituído. Quando bem escolhido, um livro é um mestre incondicional. Para o mundo das Artes, de uma forma geral, um livro é de uma importância extrema. Um bom livro de arte tem o dom de agregar obras distantes, assim como proporcionar um passeio por toda a trajetória de um artista ou todo o acervo de um museu, por exemplo. Há ainda os livros de caráter filosófico, que situam melhor desde o mais experiente conhecedor até o mais curioso leigo. Tudo isso, ao alcance das mãos, sem que seja preciso plugar em alguma tomada ou viajar grandes distâncias.
Seguem algumas referências de ótimas publicações, algumas mais recentes, outras nem tanto.


ÁLBUM JOÃO BATISTA DA COSTA – Cento e vinte pinturas selecionadas / Roberto Hugo da Costa Lins

Já era mais que merecida uma publicação desse nível sobre a produção de João Batista da Costa, um dos mais influentes paisagistas brasileiros. Todo o livro é de extremo bom gosto: encadernação, textos e uma seleção irrepreensível das obras do artista.
Organizado por Roberto Hugo da Costa Lins, que o fez com extremo cuidado, num período de dois anos, é uma das mais gratas publicações artísticas nacionais dos últimos tempos. Traz todos os períodos do artista, com ilustrações de 120 obras selecionadas entre os mais de 400 trabalhos catalogados de sua produção. Com certeza, é uma fonte obrigatória para o artista que gosta de inteirar dos movimentos e influências da arte brasileira, e também para o leigo que deseja ampliar seus conhecimentos sobre esse importante artista brasileiro.


A PINTURA COMO ARTE / Richard Wollheim

Livros polêmicos são sempre o sinal de que algo está sendo repensado, reformulado, fugindo das normas estabelecidas. Quando essas intenções são levantadas e encaradas por alguém de respeito, então tais questões passam a ser o sintoma de que algo precisa realmente ser repensado e proposto. O filósofo, psicanalista e crítico de arte Richard Wollheim, que possui uma trajetória de mais de 50 anos no meio artístico internacional, faz tais levantamentos e aponta algumas diretrizes. Num livro denso, de 384 páginas, esses assuntos são tratados de maneira séria e corajosa. Muito interessante a sua ótica em identificar quem é ou não é artista, dos que fazem arte e dos que pensam fazê-la e de quando a pintura é realmente uma obra de arte ou somente um passatempo.


OS PINTORES MAIS INFLUENTES DO MUNDO... E OS ARTISTAS QUE ELES INSPIRARAM / David Gariff

Falar sobre artistas já reconhecidos de longa data é uma tarefa perigosa. Há o risco de se cair no clichê das muitas publicações que já foram exaustivamente faladas sobre eles. É o que não acontece com esse livro escrito por David Gariff.
Conferencista da National Gallery of Art, em Washington, onde também leciona História da Arte, Gariff conseguiu a proeza de abordar sobre 50 grandes nomes da pintura mundial e tecer uma espécie de árvore genealógica dos artistas que influenciaram esses grandes nomes e de tantos outros que foram influenciados por eles. A abordagem cronológica deixou o livro dinâmico e muito interessante. Dados já conhecidos ficaram com a sensação de novidade, o que nos sugerem que é sempre possível reinventar, quando a criatividade toma o leme.


EDGAR WALTER / Alexandre Pimentel e Jorge Longuiño

Publicado em 1991, pela RBM Editora, do Rio de Janeiro, esta é uma das preciosidades das publicações artísticas brasileiras. Toda a vida de Edgar Walter é minuciosamente detalhada em 300 páginas, com destaque especial para a impressão de 214 das suas mais significantes obras.
Tido como um dos mais importantes nomes do paisagismo brasileiro no século XX, Edgar Walter deixou um legado que influenciou várias gerações de outros artistas e continuará influenciando ainda por um bom tempo.
O livro, lançado apenas em uma única edição, merece ser procurado nos sebos e lojas especializadas em antiguidades. Não é exagero dizer que é tão raro como as obras do artista.


PINTORES ESPANHÓIS NO BRASIL / José Roberto Teixeira Leite

Esse livro vem começar a preencher a grande lacuna de defasagem com relação à influência da cultura espanhola na cultura do Brasil, principalmente com relação à pintura. São 19 artistas, situados entre a metade do século XIX e do século XX, que passaram por aqui ou que estabeleceram morada definitiva no Brasil e trouxeram grande bagagem e influência para nossa arte. O livro é apenas uma introdução para uma abordagem mais profunda de que carece o assunto.
Composto de 175 páginas, traz dados muito significantes e biografias surpreendentes, além da impressão de várias obras dos mencionados artistas.


LEMBRANÇAS DO BRASIL / João Emílio Gerodetti e Carlos Cornejo

Confesso que fiquei gratamente surpreso quando encontrei essa publicação. Todas as capitais brasileiras, expostas em cartões postais e álbuns de lembranças, dos anos iniciais do século XX. É uma publicação de importante referência iconográfica, pois agrupa em um só livro, centenas de imagens de um país que começava os primeiros anos de república e se organizava para entrar num novo século.
Patrocinados pela Siemens, os autores conseguem reunir e nos proporcionar arquivos que jamais estariam a dispor do grande público.

O livro possui 248 páginas e foi lançado em 2004.

6 comentários:

  1. Realmente, belas indicações... socializando, infelizmente depois da net, esta palavra tem se distanciado um pouco em relação aos livros, principalmente de Arte, isto é de suma importância, o retorno das bibliotecas cheias de belos livros...
    Abração meu amigo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, sei que em tempos de i-phones, tablets e toda espécie de modernidade tecnológica, um livro tornou-se objeto de saudosismo. Mas nunca extinguirá, acredito eu.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  2. olá artista José Rosário, em primeiro lugar parabéns pelo maravilhoso e talentoso artista que vc é, sou apaixonada pela sua arte, por minas. Sou fã do artista que você é. Estou emocionada por encontrar o seu blog. Nossa não acredito que é possível comunicar-se com um artista como você.
    Com admiração e respeito,
    Cris Fonseca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Cristina, e fico feliz por encontrá-la por aqui.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá amigo. Muito bom esse post. Gostaria de ver um post com seus livros preferidos de técnicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taí uma bela dica pra uma futura matéria.
      Grande abraço, Ewerton!

      Excluir