quinta-feira, 23 de abril de 2015

HOWARD TERPNING

HOWARD TERPNING - Narrando as lendas - Óleo sobre tela - 81,3 x 132 - 1989

HOWARD TERPNING - O escudo do marido
Óleo sobre tela - 101,6 x 76,2 - 1981

Quando a obra Narrando as Lendas (acima), do artista norte-americano Howard Terpning, atingiu em 2013, o valor de 1 milhão e 700 mil dólares, em um dos leilões realizados pela The Coeur d’Alene Art Auction, consagrou-se a carreira de um dos artistas mais respeitados do oeste americano. Naquele mesmo leilão, um outro trabalho, O Escudo do Marido (acima), também ultrapassaria a casa de 1 milhão de dólares. Não era novidade! Em 2006, trabalhos seus também ultrapassaram a cifra de 1 milhão, na mesma casa de leilões. São valores significativos, por se tratar de um artista ainda vivo, com temática bem regionalista e trabalho com características bem realistas. Terpning é uma das figuras mais esperadas em todos os leilões realizados no oeste americano.

HOWARD TERPNING - Arquitetos da planície - Óleo sobre tela - 35,56 x 50,8 - 1982

HOWARD TERPNING - Os retardatários - Óleo sobre tela - 96,5 x 152,4 - 1993

Não é exagero afirmar que Howard Terpning se trata de um dos pintores mais elogiados da arte ocidental. Méritos adquiridos por uma carreira marcada com uma dedicação extrema a um tema, que soube, como poucos, expressar com tanto amor e respeito. A maneira como nos apresenta suas composições e a entrega com que se dedica a elas, sugere que não apenas pinta, mas, vai nos contando a história do índio americano e sua trajetória, ressuscitando o passado ou mesmo nos expondo o presente de remanescentes daqueles povos. Sua arte é mais que uma profissão, é a luta por uma causa.

HOWARD TERPNING - Batedores do Fort Bowie - Óleo sobre tela - 71,12 x 101,6 - 1985

HOWARD TERPNING - Procurando pelos renegados - Óleo sobre tela - 81,28 x 152,4 - 1981

Howard Terpning nasceu na cidade de Oak Park, Illinois, a 5 de novembro de 1927. Sua mãe era uma decoradora de interiores e o seu pai um funcionário da ferrovia. O oeste americano sempre foi sua casa. Morou em Illinois, Iowa, Missouri e Texas. Sempre teve um fascínio pelo desenho e aos 15 anos, quando passou um acampamento de verão próximo de Durango, no Colorado, e visitou nativos americanos, sabia que não conseguiria viver muito longe daquela cultura.

HOWARD TERPNING - The cache
Óleo sobre tela - 101,6 x 76,2 - 1982

HOWARD TERPNING - Uma mulher sioux
Óleo sobre tela - 101,6 x 81,28 - 1982

Aos 18 anos, matricula-se na Academia de Belas Artes de Chicago, onde estudou por dois anos. Pagava o curso com ilustrações que fazia para gibis e também incrementava com cursos mais rápidos na American Academy of Art, também em Chicago. Ele deve seu início principalmente a Haddon Sundbom, quem o abriu caminhos promissores como ilustrador. Durante seus 25 anos nessa profissão, imortalizou capas de revistas, ilustrações de história e arte de propaganda, para publicações como Readers Digest, Time, Newsweek, Good Housekeeping, Camp & Stream, McCall, Redbook, e Ladies 'Home Journal. Além de ilustrar para revistas, Terpning completou mais de 80 cartazes de filmes, encabeçados por sucessos como Cleopatra, Lawrence da Arábia e Doutor Jivago.

HOWARD TERPNING - Encurralando o rebanho - Óleo sobre tela - 66 x 111,8 - 1978

HOWARD TERPNING - Aventureiros do deserto - Óleo sobre tela - 81,28 x 106,7 - 2012

Foi somente em 1974, que Terpning decidiu explorar aquilo que nunca lhe saía da cabeça: o oeste americano e os índios de suas planícies. Já estava cansado do trabalho comercial e decidiu seguir o seu interesse para aquela temática que sempre visitava sua imaginação. A transição para as Belas Artes foi serena, com a introdução de suas primeiras obras em galerias do oeste. Foi tão bem recebida sua arte, que em 1977 ele mudou-se para o Arizona, a fim de se dedicar exclusivamente à pintura do oeste americano.

HOWARD TERPNING - Fonte de toda vida - Óleo sobre tela - 50,8 x 76,2 - 1992

HOWARD TERPNING - Um jogo de vítimas - Óleo sobre tela - 24 x 34 pol - 1975


Terpning nos mostra o índio americano e toda sua cultura como poucos sabem fazer. Não bastasse a habilidade técnica para trabalhos com as tintas e a refinada paleta que compõe suas obras, o que mais encanta em sua produção é a sua proposta tão bem alicerçada em pesquisas profundas e a naturalidade com que vão surgindo todas essas suas narrativas de arte. É um daqueles artistas que se tornaram imortais pela sua proposta e dedicação. A história nunca se esquecerá disso.

HOWARD TERPNING - O relatório do sentinela - Óleo sobre tela - 81,28 x 122 - 1988

HOWARD TERPNING - Oferendas ao sol - Óleo sobre tela - 72,6 x 101,6 - 1986

3 comentários:

  1. Impressionante a beleza da pintura deste artista.
    Muito boa publicação, José Rosário.
    Um abraço.
    S. Quimas

    ResponderExcluir
  2. Estou encantado... belíssimo artista!
    Um belo final de semana....

    ResponderExcluir
  3. Há um grande número de ótimos artistas no oeste americano, que tem influenciado bastante a nova geração de artistas realistas de todo o mundo.
    Obrigado por virem, Vidal e Quimas.
    Grande abraço, amigos!

    ResponderExcluir