terça-feira, 19 de maio de 2015

JAY MOORE

JAY MOORE - Sons de setembro - Óleo sobre tela - 76,2 x 101,6

Mais um grande artista norte-americano que não abre mão do trabalho ao ar livre, Jay Moore afirma, sem hesitar: “Para criar uma pintura digna dos meus colecionadores, eu preciso experimentar o local: respirar o ar e triturar as folhas sob os pés”. Foi exatamente o convívio intenso com a natureza, desde criança, que despertou no artista, mais tarde, o desejo de representar aquilo que era para ele tão natural. Nascido em Evergreen, no Colorado, em 1964, é possível entender essa sua estreita relação com a natureza. A região possui uma bela paisagem, onde Moore passou toda sua infância pescando, nadando e acampando por todos os lugares possíveis.

JAY MOORE - A rotina de muitas manhãs
Óleo sobre tela - 45,7 x 61

JAY MOORE - Brisa da manhã
Óleo sobre tela - 61 x 76,2

Os seus estudos iniciais no campo das artes foram formados principalmente com a prática da pintura ao ar livre, durante 5 anos. Esta estreita relação com o objeto pintado desenvolveu no artista um senso de observação rigoroso e o deixou em sintonia com todos os ritmos da natureza. Quando se entra na obra que se está executando, o resultado é inevitavelmente satisfatório.

JAY MOORE - Yellowstone Falls - Óleo sobre tela - 101,6 x 76,2

Após concluir seus estudos no Instituto de Artes do Colorado, trabalhou como designer gráfico e ilustrador, durante vários anos. Depois de uma temporada de pintura ao ar livre com seu grande mestre Clyde Aspevig, foi convencido por ele que à partir dali dedicaria à pintura em tempo integral. Decisão mais que acertada! Moore é hoje um requisitado artista da paisagem americana, representado por importantes galerias e com obras já inseridas em importantes coleções, inclusive museus. Grande parte de sua produção está na representação da paisagem do Colorado, embora também já tenha representado a paisagem de outros estados em suas telas.

JAY MOORE - Interior de floresta
Óleo sobre tela - 61 x 76,2

JAY MOORE - Monarca da floresta
Óleo sobre tela - 101,6 x 76,2


Nas palavras de um de seus colecionadores do Colorado, podemos entender muito bem todo o significado de sua arte: “Jay Moore conhece a alma do Colorado e é capaz de traduzir fielmente a profunda beleza da natureza em poesia visual”.

JAY MOORE - Quedas, El Creek - Óleo sobre tela - 50,8 x 101,6

.......................................................


PARA SABER MAIS:



2 comentários:

  1. Jay Moore conhece a alma do Colorado e é capaz de traduzir fielmente a profunda beleza da natureza em poesia visual”.
    E como consegue muito bem ....
    Grandioso!
    Abração....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A paisagem americana sempre esteve representada por ótimos artistas, Vidal. Legal que tenha gostado.
      Grande abraço!

      Excluir