segunda-feira, 2 de novembro de 2015

JORGE EDUARDO

JORGE EDUARDO - Janela da Vista Chinesa - Óleo sobre MDF - 73 x 180 - 2010

Para certos trabalhos, fica sempre aquela indagação: será pintura ou retrato? Uma dúvida que muitos artistas consideram-na cruel e muitos outros a consideram até um grande elogio. Para os artistas classificados como hiper-realistas, acredito que essa dúvida deve ser prazerosa, uma vez que a intenção é exatamente essa, driblar o espectador ao máximo possível, deixando nele aquela sensação incômoda entre estar diante de uma obra de arte pintada a mão ou uma reprodução fotográfica ampliada. Jorge Eduardo é um especialista nesse gênero de pintura. Confundir os nossos sentidos, com a precisão de suas pinceladas, é o seu ponto forte.

JORGE EDUARDO - Ouro Preto - Óleo sobre tela - 60 x 90 - 2007

JORGE EDUARDO - Mambucaba - Óleo sobre madeira industrial - 35,2 x 95 - 1993

Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 1936, é hoje um artista aclamado e respeitado a nível internacional. Conquista adquirida a passos firmes, por um artista que começou como autodidata e se firmou pela perseverança e imposição de um bom trabalho. Não há quem não se emocione diante de suas obras. Mesmo os mais céticos ao hiper-realismo, reconhecem nele a figura do artista obstinado, ciente dos objetivos que deseja alcançar.

JORGE EDUARDO - Avenida Paulista
Aquarela sobre papel - 28 x 40 - 1997

JORGE EDUARDO - Feira da Glória, Rio de Janeiro - Aquarela sobre papel - 28 x 36 - 1997

JORGE EDUARDO - Pelada, Cabedelo, PB
Aquarela sobre papel - 28 x 40 - 1998

Foi uma primeira viagem a Europa, de onde trouxe diversos estudos em aquarelas e desenhos dos locais que visitava, que o incentivou a seguir pelas artes. Após trabalhar um período com Arquitetura, profissão pela qual se graduou, decidiu lançar-se em outra carreira, a publicidade, onde ficou até 1977. A pintura já havia entrado em sua vida desde 1972, sempre de forma paralela, mas consistente. Foi somente em 1981, que ela se tornou sua opção definitiva de profissão. Conheceu pessoas importantes, como o marchand Jean Boghici, que lhe abriu os caminhos certos para mostrar os primeiros trabalhos.

JORGE EDUARDO - A Big Apple (ilujeto)
Acrílica sobre MDF - 81,3 x 79,5 - 1990 - Museu Metropolitano de Nova York

JORGE EDUARDO - Bandeira do Brasil (ilujeto) - Acrílica sobre MDF - 150 x 200 - 1995

Uma característica a ser destacada na produção de Jorge Eduardo é a sua versatilidade. Trabalha com técnicas diversificadas, usando os mais variados suportes. Conquistou respeito e curiosidade inicial pelos seus trabalhos projetados para janelas, que coletava como material de demolição, e que serviam como molduras que aumentavam ainda mais a sensação de realidade em suas obras. Sempre inovador e brincando com o que fazia, desenvolveu uma linha de ilujetos. Obras-objetos tridimensionalmente ilusórias, recortadas em placas de MDF, que passaram a ser uma espécie de marca registrada para sua produção.  Foi em 1991, com a obra “Big Apple”, exposta em Nova York e adquirida pelo Museu Metropolitano, para o acervo daquela instituição, que essa série ganhou mais consistência. Uma obra que marcou definitivamente sua carreira foi “Bandeira do Brasil”, doada ao presidente Fernando Henrique Cardoso, na época de seu mandato, e que compõe atualmente o cenário para pronunciamentos oficiais, da Sala de Imprensa do Palácio do Planalto.

JORGE EDUARDO - Janela da Ilha - Óleo sobre madeira industrial - 61 x 112 - 1992

JORGE EDUARDO - Janela da Île St. Louis - Óleo sobre madeira industrial - 107 x 122 - 1991


O artista segue produzindo, sempre alternando em retratos, paisagens urbanas e litorâneas, ilujetos e suas tradicionais janelas. Continua encantando público e crítica e consolidando uma carreira que conquistou com esforço e méritos.


PARA SABER MAIS:

4 comentários:

  1. Tudo que faz bem para os olhos,faz bem para a alma
    Parabéns pelo seu talento e dom que Deus lhe presenteou,
    Um forte abraço amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o Jorge Eduardo possa ver seus cumprimentos, André.
      Um grande abraço e obrigado por passar por aqui!

      Excluir
  2. Grandioso! belíssimo!
    Abraços... felicidades!

    ResponderExcluir