domingo, 11 de dezembro de 2016

LUIS ARMANDO ZESATTI

LUIS ARMANDO ZESATTI - Manancial
Acrílica sobre tela - 150 x 180

LUIS ARMANDO ZESATTI - Vivas e mortas - Acrílica sobre tela - 97,4 x 149,9 - 2002

LUIS ARMANDO ZESATTI - Enredo de luzes
Acrílica sobre tela - 160 x 160

A arte mexicana tem duas importantes fases bem distantes, uma no período pré-colombiano, onde principalmente os astecas e maias deixaram um legado riquíssimo, e outra fase no período modernista do século XX, onde vários artistas despontaram com uma narrativa expressionista e bem nacionalista. Impossível não se lembrar do trio Rivera, Orozco e Siqueiros, notáveis em trabalhos de cavalete e incomparáveis nos trabalhos murais. Ícones como Frida Kahlo, cuja obra se mistura com a própria vida, fazem também da arte mexicana uma das maiores contribuições já recebidas até hoje no mundo das artes. Mas, nem só das referências citadas acima vive a arte mexicana. A arte realista tem também seus mestres e um deles tem recebido uma atenção especial nos últimos tempos: Luis Armando Zesatti.

LUIS ARMANDO ZESATTI - Águas caribenhas - Acrílica sobre tela

LUIS ARMANDO ZESATTI - Camuflagem - Acrílica sobre tela - 2014

LUIS ARMANDO ZESATTI - Ondas e redemoinhos - 100 x 150 - 2012

Nascido no ano de 1967, na Cidade do México, Zesatti já amava o desenho desde criança e ainda muito jovem aventurou-se pela pintura, o que fazia como um hobbie prazeroso. No entanto, formou-se em Administração de Empresas e chegou mesmo a afirmar que jamais se dedicaria integralmente à pintura. As coisas tomaram um novo rumo, porém. O trabalho como administrador não preenchia sua escolha e o retorno à pintura foi imediato e cercado de muitas expectativas. Desde então, a acrílica tornou-se sua técnica preferida e o Hiper-realismo se firmou como a expressão maior de seu trabalho.

LUIS ARMANDO ZESATTI - Mesquitic I - Acrílica sobre tela - 130 x 130

LUIS ARMANDO ZESATTI - Horizonte frio - Acrílica sobre tela - 130 x 195

LUIS ARMANDO ZESATTI - Palmas e cactus - Acrílica sobre tela, tríptico - 89,9 x 186,6

A sua primeira grande exposição se deu no Museu Tecnológico da Cidade do México, no ano de 1991 e logo após, sucederam tantas outras em diversas partes do país, e mais adiante, também fora dele. Sua introdução no circuito das grandes casas de leilões, feita pela Sotheby’s, em 2001, colocou o artista em contato com colecionadores e apreciadores da arte hiper-realista de todo o mundo. Desde então, suas obras são também leiloadas pela Christie’s e são sempre esperadas com muita ansiedade e expectativa.

LUIS ARMANDO ZESATTI - Caminho do céu - Acrílica sobre tela - 100 x 178,7

LUIS ARMANDO ZESATTI - Palilos chinos - Acrílica sobre tela - 130,2 x 149,9 - 2003

Em uma de suas apresentações sobre o trabalho de Zesatti, o mexicano Jorge Contreras fez uma declaração muito bela sobre a arte. Ele afirma: “a arte é vida, em todos os seus aspectos; experiências e emoções superficiais e profundas, sagradas e perversas; grandes e pequenos eventos, situações que parecem contraditórias e consistentes, clara ou escura, a arte é um modo de vida, um modo de ser no mundo”. E assim ele apresenta o trabalho de Zesatti, como a oportunidade de sentirmos o registrar da vida. Poucos artistas se apoderam do dom de registrar a vida com tanta maestria, como tem feito esse artista, nos últimos tempos.

LUIS ARMANDO ZESATTI - Helicona - Acrílica sobre tela - 120 x 120 - 2000

LUIS ARMANDO ZESATTI - Vidas atadas - Acrílica sobre tela - 130,2 x 194,9 - 2006

Ainda que críticos insistam em rotular o Hiper-realismo como um estilo datado e esquecido nos anos de 1960, a força dos trabalhos de muitos artistas ao redor do mundo vem confirmar que essa afirmação está cada vez mais fora de uso e sem cabimento. A verdadeira arte é atemporal e o que mais conta nela é exatamente a proposta e a intensidade emocional com que essa proposta é oferecida. A arte de Zesatti apresenta principalmente isso, emoção. Na arte de Zesatti, damos conta de estar num jardim que todos sempre sonhamos, um paraíso que os tempos atuais insistem em destruir. Sua arte parece ao mesmo tempo ecológica, saudosista, um poema onde somos autores naturalmente intuitivos. Suas texturas e precisão no desenho despertam a sensação de estar tocando sua obra e nos provocam a sensação de estar perdendo tudo aquilo. Elas aguçam os nossos sentidos e nos fazem desconfiar se o tato, o olfato, a visão e até mesmo a audição estão sendo bem utilizados como deveríamos. Observar seus trabalhos é aprender a usar de novo todos esses sentidos.

LUIS ARMANDO ZESATTI - O último sentimento em verde - Acrílica sobre tela - 99 x 99 - 2001

LUIS ARMANDO ZESATTI - Trópico II, Verdes ventos
Acrílica sobre tela - 149,8 x 200,3 - 2000

LUIS ARMANDO ZESATTI - Temporada de chuvas - Acrílica sobre tela - 132,7 x 180,3 - 2006

Com uma habilidade incrível, com atenção meticulosa e amor visível para tudo aquilo que propõe fazer, Zesatti recria texturas, reflexos e ambientes que nos despertam aconchego com a natureza. Seus trabalhos se diferenciam nitidamente dos muitos trabalhos hiper-realistas de seus contemporâneos. Muitos hiper-realistas atuais insistem em fórmulas friamente compostas e trabalhos elaborados mais com uma precisão fotográfica do que com uma narrativa poética. Tudo na produção de Zesatti sugere beleza e harmonia, aliados a um ponto de reflexão que nos convida a evocar o mistério da vida, ou apenas despertar em cada espectador a sensação de saciedade para a simples perfeição da natureza.

LUIS ARMANDO ZESATTI - Realidades ocultas - Acrílica sobre tela - 180 x 220 - 2003

LUIS ARMANDO ZESATTI - Segredos
Acrílica sobre tela - 70 x 110

LUIS ARMANDO ZESATTI - Quetzalapan - Acrílica sobre tela - 120 x 180 - 2004

Apenas para concluir toda a narrativa que possa ser criada em torno da obra de Zesatti, bom mesmo é citar as palavras de um crítico mexicano sobre seu trabalho. Juan Carlos Pereda conclui assim, suas observações a respeito da obra de Zesatti: “O trabalho de Zesatti é, em suma, uma série de experiências estabelecidas em fragmentos de paisagens, expressas com cores e formas, que vão além do momento e perduram por todo o sempre”.


PARA SABER MAIS:


2 comentários:

  1. Zesatti é espetacular... maravilhoso!
    Abração meu amigo...
    Estava sem net, por isso o sumiço!

    ResponderExcluir
  2. Também andei meio sem tempo por aqui, Vidal.
    Grande abraço e grato por vir, mais uma vez!

    ResponderExcluir