domingo, 7 de maio de 2017

ALEXANDER BABICH

ALEXANDER BABICH - Fazenda - Óleo sobre tela - 2013

ALEXANDER BABICH - Campo de flores em Arkhyz - Óleo sobre tela - 70 x 90 - 2017

Das grandes heranças do Impressionismo, talvez a mais importante seja a possibilidade de vermos o mundo de uma nova maneira. A oportunidade de um “novo realismo” como manifestação artística, libertou o artista de seu ateliê e o levou ao convívio direto com a natureza e o mundo. Adotando uma paleta mais luminosa e reduzida, todos os artistas passaram a sintetizar mais o motivo captado. O resultado é uma obra com frescor e sempre espontânea. O Impressionismo fez escolas em todo o mundo e em várias épocas. Até hoje, muitos artistas ainda se deixam inspirar pelas pinceladas rápidas e mágicas dos primeiros artistas franceses que desenvolveram esse estilo.



Alexander Babich, um artista que ainda vive e produz seus trabalhos no sul da Rússia, é um dos grandes nomes da pintura impressionista contemporânea, principalmente no tema paisagem. Vivendo próximo às Montanhas do Cáucaso, ele fez delas os modelos ideais para suas composições. As montanhas são, de longe, o motivo principal para tudo aquilo que produz. É no interior do país que ele se inspira constantemente. Como ele mesmo gosta de afirmar, “é difícil obter inspiração entre as muralhas da cidade”. Ele completa a frase ainda dizendo com ênfase: “preciso de liberdade e ar”.

ALEXANDER BABICH - Fazendas em Arkhyz - Óleo sobre tela - 80 x 120 - 2014

ALEXANDER BABICH - Dia quente no Vale Sofia - Óleo sobre tela - 90 x 130 - 2016

Todos os anos ele faz o mesmo roteiro: sai para a prática do plein air nas montanhas de Dombai, Arkhyz, Teberdy e Uzunkol. Estar ao vivo nesses locais e extrair o máximo de informações que consegue, é como um ritual para todo artista que abraça o Impressionismo como estilo de vida. As montanhas são a paixão do artista. O que mais atrai nelas é o inesperado, a imensa possibilidade de atmosferas que consegue captar em uma única região. A mudança de tempo, nas várias e diferentes horas do dia, possibilita uma variedade imensa para sua criação. Como ele diz: “Aqui, dentro de um único dia, você pode encontrar-se em todas as estações”.




Ele faz questão de não repetir sequer um único motivo. Há variedade demais onde vive, para que necessite fazer isso. Com uma habilidade incrível para sintetizar a informação daquilo que deseja, ele se especializou num Impressionismo requintado e direto, mas expressivo acima de tudo.

Alexander Babich é daquelas provas que um estilo não precisa ficar restrito a um período da história. Adeptos do mundo inteiro, sempre farão desse movimento artístico uma das maiores conquistas para a liberdade artística.



PARA SABER MAIS:



5 comentários:

  1. boa noite José,estamos sumidos! Alexander e uma artista incrível com suas obras acompanho ele e fico de boca aberta,vc mais uma vez foi feliz em mencionar ele nesta matéria ,grande abraço aparece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaque, às vezes apareço aí no Vale, mas nos desencontramos. Você sempre com as aulas, e eu, com a correria de sempre.
      O Babich é uma referência valiosa.
      Abraço, amigo!

      Excluir
  2. E que referência!! grande Artista... as suas paisagens tem movimentos....
    Amigão um grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, desculpe a demora da resposta.
      Obrigado pela vinda, sei da sua companhia cativa, amigo.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Babich é magnifico!pinceladas soltas, harmonia e beleza! demais!
    Abração!

    ResponderExcluir