sexta-feira, 7 de julho de 2017

COMEMORAÇÃO E AGRADECIMENTO

Em algum canto do ateliê, onde nascem todas as matérias.

Recentemente, o blog ultrapassou 2 milhões de visitas. Uma conquista considerável, em se tratando de uma página autônoma, sem patrocínios e que atua na área cultural. Uma conquista de todos! Minha, que vejo meu trabalho sendo compartilhado e usufruído por muitos; do público que por aqui passa, que acaba se inteirando de novos assuntos e conhecendo novos artistas; e da arte de uma forma geral, que ganha novos seguidores e artistas também.
Ainda me recordo saudosamente da primeira matéria, em outubro de 2010, quando tudo se iniciou. De uma maneira bem discreta e modesta, a página foi ganhando corpo, os assuntos fluindo com mais naturalidade e o objetivo maior disso tudo sendo alcançado: conectar artistas e não-artistas em torno de um mesmo ponto, a arte.
Fazer o blog, resgatou em mim a disciplina da pesquisa, da interação e do gosto divertido pela história da arte. Intencionalmente, sinto que uno artistas, converso e interajo com eles, promovo, nem que por uma fração milésima, com a divulgação daquilo que tem sido o norte de toda minha vida, a arte. É um trajeto sem nenhum esforço, tudo foi feito com o maior prazer. Nada me completa mais do que tirar algumas horas de toda semana para escrever e publicar algo. Que satisfação imensa em conversar com novos artistas! Muitos deles foram e são minhas referências. Satisfação também em poder mostrar sobre os trabalhos de velhos mestres, que tanto me inspiraram nessa minha escolha.



Há momentos inesquecíveis! Alguns deles são motivadores e me permitem não desistir da caminhada. Poderia citar inúmeras belas situações propiciadas pelo blog, mas serei breve com algumas pequenas lembranças:
Alguns amigos que fui fazendo ao logo dessa caminhada sempre me encorajaram. Certa vez, recebi uma ligação do João Bosco Campos (saudoso João Bosco), dizendo que seu computador já abria em minha página, e que seus domingos eram cercados de expectativa para saber sobre que novo artista ou novo tema eu traria. Foi também graças ao blog, que recebia emocionado várias ligações de Gilberto Geraldo, bem no meio da noite, ainda quando ele estava em São Petersburgo. Era muito motivador saber que minhas linhas eram lidas tão longe. Também pelo blog, tive contato com os artistas que foram minhas primeiras referências, Wilson Vicente, Cláudio Vinícius e Túlio Dias. Por eles, estendeu uma lista de vários mineiros que aprendi a admirar tanto. Luiz Pinto, que tirava sempre um momento para ligar de vez em quando. Jésus Ramos, Hilton Costa, Rui de Paula, Jorge Maciel, Alfredo Vieira, Helvécio Morais, Kolley Nardi e Atacir Costa vieram em sequencia. O blog também foi o local de avivar os laços de amizade com os amigos artistas que conheço mais pessoalmente: José Ricardo, Rogério Ramos, Tereza Guedes, Isaque Alves, Fabiano Rocha, Bruno Valentim, Fátima Santos, Izabel Paris, Paulo de Fariah, Ícaro Reis, Fernando Lod, Du Ramos, Marcos Anthony, Afonso Marcelino, Romeu Célio, Dodô, Vyrus, Ângela Ataíde e o também saudoso Marcelino Ribeiro. Novas gerações que chegam também passaram por aqui. Marcelo Coelho, Agnaldo Silva, Reginaldo Modesto, Reginaldo Sousa, Jonas Matos... Amigos distantes foram ficando cativos por aqui. Os artistas paulistas chegaram quase que todos de uma só vez: Alexandre Reider, Gonzalo Cárcamo, Ernandes Silva, Vinícius Silva, Morgilli, Douglas Okada, Rodrigo Zaniboni, Jesser Valzacchi, Clodoaldo Martins, Paulo Tosta, Boner, Carmelo Gentil, Rogério Contreras, Washington Maguetas, Osmar Dallabona, Eduardo Borges, Marcelo Borges, Evandro Schiavone, Quimas Silveira, Gianni Faria, Marcos Sabbadin, Sílvia Lúcia, Reinaldo Mendes, JB Oliveira, Álvaro Jara, Reinaldo Jeron, João Ovídio Caravita, Marcus Cláudio, Leonardo Clímaco, Matheus Cruz (in memorian)... Há ainda os mais distantes: Juliana Limeira, Adalcino Tavares, Vasco Machado, Sérgio Helle, Vilma Nöel, Márcio Andrade, Walmir Teixeira, Gilson Ferreira, Ari Vicentini, Bezerra da Cruz, Paulo de Carvalho, Sansão Pereira (In memorian), Marciano Schmitz, Valdonês Ribeiro, Arimatéia, Natan Heber, Luiz Vilela... Há estrangeiros que são quase de casa, como o português Antonio Delfim e o americano Adair Payne, e não poderiam ficar de fora dessa lembrança. Alguns foram ficando pelo caminho, outros são adicionados dia após dia.



Há ainda os não-artistas, marchands e admiradores que tanto impulso me dão e me deram: Waiderson Liberato, Célio de Souza, Laércio Maciel, William Araújo Jacques, Rafael Pertusier, José Amarilio, Macário Campos, Sallim Habib, Darcy Gasparetto, Wanderly Oliveira, Cristina Vasconcelos, Abrão Lacerda, José Maria Honorato, Francisco Damico, Nil Roque, Carlos Barbosa, Carlos Sérgio Oliveira, Antonio Neto, Frei Thiago (In memorian), Edmundo Machado, Tair Laluce, Samuel Cherubin... Como esquecer da visita constante e tantas palavras de incentivo de Raimundo Vidal e Yure Nicolau?... Evidentemente que esta lista é longa e muitas citações seriam necessárias. Todos sabem a importância que sempre tiveram em minha escolha pela divulgação da arte.
Há também que ressaltar a importância de grandes nomes do passado. Todos eles têm um lugar especial em minha vida, mas quero ressaltar pelo menos um deles: Peder Mork Monsted. Como aprendi a admirar esse artista! Há cerca de dois anos, criei uma página sobre ele no Facebook, que já consta com mais de 11 mil seguidores. É o mínimo que posso fazer para divulgar um conjunto de obras tão rico e tão vasto.
A arte é esse palco fantástico. Infindável e sempre aberto a renovações. E o blog, o espaço para expressá-la em todas as suas possibilidades. Estarei por aqui até que o tempo permita, divulgando e caminhando com ela. O número de visitações é apenas um detalhe, o mais importante é que a página continue trazendo sempre algo novo a todos nós. Que continue a ser o nosso ponto de encontro por muitos e muitos anos! Obrigado pela companhia!



21 comentários:

  1. Um certo dia pesquisando boas imagens encontrei uma pintura tua, baixei a imagem e fiquei a contemplar... entrei no link da imagem e conheci o mundo maravilhoso que é esse blog, passei dias e dias lendo, cada dia descobrindo artistas novos para mim e aprendendo admira-los... Reider, Ernandes, Vinícius Silva, Rubens Vargas, Túlio Dias, Clóvis Pescio, Marcelo Romani e tantos outros... como aprendi aqui durante esses 5 anos que acompanho o blog e tu sempre solícito quando te indaguei algumas vezes... eu que agradeço por ter conhecido esse espaço.
    Fim do ano se tudo der certo darei um pulo aí pra te conhecer e conhecer teu trabalho mais de perto.
    Que tu continue sempre esse cara iluminado.... com muita admiração
    Yure Nicolau

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quase que sem perceber, o blog foi me trazendo amigos distantes. Alguns nunca os verei pessoalmente, mas sinto como se já fossem próximos. Muitos também se foram ou ficaram pelo caminho... seja bem-vindo, amigo!

      Excluir
    2. Parabéns grande Zé do Rosário reconhecido mestre !! e com uma capacidade impressionante de de agregar pessoas .energia rara hoje em dia . Jose Amarilio.( Zeca)

      Excluir
    3. Você é outro amigo de longa data, José Araújo. Um grande abraço!

      Excluir
  2. Precisava de um mineiro aí do interiorzão para termos um blog tão elegante quanto necessário para os que têm a arte na sua vida diária. Artistas ou não. E tudo isso sem um patrocínio ou um cargo público. O exemplo fica e estimula outros a se empenharem pelo que gostam e no que acreditam valer a pena.
    Estou sempre aqui acompanhando seus posts. Parabéns!

    Paulo de Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, a caminhada já vai se tornando longa, Paulo.
      Obrigado por vir!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Parabéns ,sempre visito é sempre atual e cheio de novidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre muito bom vê-la por aqui, Gelda. Um forte abraço!

      Excluir
  4. Olá José Rosário, também descobri seu blog numa das minhas grandes e prazerosas pesquisas pela www, ora atrás de artistas para me inspirar - principalmente os que trabalham com espátulas (até agradeço, caso queira indicar algum nome), ora pesquisando sobre técnicas e materiais de pintura. Seja qual for o tema, seu blog é sempre referência, seja pelo rico conteúdo ou pela elegância com que trata de temas tão saborosos. Parabéns e mais sucesso ainda na longa jornada que o aguarda neste espaço. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beto, boa noite. Obrigado pela visita.
      Sim, há uma referência fantástica de trabalho com espátula: o artista português Antonio Delfim. Confira na matéria que publiquei sobre ele.
      http://joserosarioart.blogspot.com.br/2014/02/antonio-delfim.html

      Excluir
  5. Magnífico ler esta linda interação dos artista,existe respeito, cada um com sua temática, vida e sentimento, valores subjetivos na cadência do envolve, gostaria de participar, com meus anos vividos, na longa caminhada do meu viver, latente o saber e aprender! Site: murillo-ramoa-arle.com.br

    ResponderExcluir
  6. Aguado com muita expectativa o meu acolhimnto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo, Murillo. Visitaremos sua página!
      Grande abraço!

      Excluir
  7. Desejo sempre o melhor para você meu amigo, embora distante... sou um grande admirador dos seus trabalhos, aprendi muito...
    vc é especial, um grande abraço, muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato pela companhia nessa jornada, Vidal.
      A gente vai se vendo por aqui.
      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Parabéns, meu amigo!
    Sua generosidade é uma virtude a ser compartilhada e sua arte é inspiração para muitos. Através deste espaço, meu nome foi divulgado e muitos descobriram minha arte pela matéria que você generosamente publicou. Sou eternamente grato e desejo a você muito sucesso e muita luz em sua vida e sua carreira. Só falta agora nos conhecermos pessoalmente para selarmos essa amizade promissora e duradoura!
    Um forte abraço!
    Alfredo Vieira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela vinda, meu amigo.
      Sim, ainda nos encontraremos. Um grande abraço!

      Excluir
  9. parabéns pelo seu belo trabalho José Rosário,voçe é um grande exemplo para futuros artistas assim como eu. abraço

    ResponderExcluir
  10. Nós q amamos a arte, Somos gratos a Deus pela tua vida Zé... Não só pela tua arte, mas tbm por compartilhar conosco teu conhecimento. Forte abraço Zé !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Isaque.
      Agradeço imensamente sua vinda por aqui.
      Um grande abraço!

      Excluir