sábado, 19 de agosto de 2017

SERGEY BASOV

SERGEY BASOV - Dia ensolarado no Volga - Óleo sobre tela - 60 x 100 - 2009

SERGEY BASOV - Madeiras lacustres - Óleo sobre tela - 80 x 60 - 2015

SERGEY BASOV - Recanto da Sibéria - Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2009

A escola russa de paisagens é ainda uma das mais diversificadas existentes. Mesmo à frente com tendências e estilos bem contemporâneos, ainda é possível encontrar muitos bons artistas fiéis à antiga escola clássica de paisagens, herança dos tempos de Shishkin, Polenov, Vasiliev e tantos outros. Sergey Basov é um desses artistas que se mantém fiel à antiga tradição das paisagens clássicas russas. Considerado um dos grandes nomes do momento, nessa representação específica.

SERGEY BASOV - Lagoa - Óleo sobre tela - 2008

SERGEY BASOV - Noite no lago - Óleo sobre tela - 2004

SERGEY BASOV - Um lago na montanha - Óleo sobre tela - 140 x 180 - 2013

Sergey Basov nasceu em Yoshkar-Ola, no ano de 1964. A cidade é capital da República russa de Mari El, e foi um importante ponto de transporte e distribuição de comércio até o colapso da União Soviética. Com a desativação de muitos postos estatais da região, uma parcela enorme da população emigrou para os grandes centros. Muitos artistas se viram obrigados a deixar a região e abrigar nos centros artísticos mais disputados, como Moscou e São Petersburgo. Até hoje, ainda não foram sanados os grandes estragos dos tempos áureos da economia russa de tempos passados.

SERGEY BASOV - Costa do Kama - Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2016

SERGEY BASOV - Luar no inverno
Óleo sobre tela - 120 x 60 - 2015

SERGEY BASOV - Noite de inverno na vila - Óleo sobre tela - 2013

Basov iniciou na vida artística em 1980, mas, por uma série de desafios que o artista precisava passar naquela época, acabou se graduando no Instituto de Aviação de Kazan, em 1987. Membro do Fundo Internacional de Arte e posteriormente membro da União Profissional de Artistas, vem prestando uma enorme contribuição ao paisagismo russo, mantendo-se fiel à antiga tradição de paisagistas do século XIX e início do século XX. Por mais que os estilos se diversifiquem e que artistas se manifestem nas mais variadas tendências, é sempre bom encontrar artistas de qualidade e que se mantém fiéis aos grandes mestres clássicos do passado. A Rússia já possuiu uma das escolas paisagísticas mais respeitadas do passado.

SERGEY BASOV - Outono - Óleo sobre tela -  70 x 100 - 2009

SERGEY BASOV - Cena pastoral - Óleo sobre tela - 2013

SERGEY BASOV - Um lago na floresta - Óleo sobre tela - 2009

Como um dos melhores representantes realistas russos desse tempo, Sergey Basov trabalha exclusivamente com arte desde os anos 1990. Atingiu um domínio técnico de pintura muito semelhante aos seus mestres de referência, e possui um bom gosto impecável e senso de estilo muito necessário para se manter em suas propostas. Diversos críticos classificam seu trabalho como maravilhosamente poético, sempre encontrando um público fiel e agradecido por ressuscitar um estilo que já rendeu tantas glórias à pintura russa.

SERGEY BASOV - Noite na floresta - Óleo sobre tela - 110 x 150 - 2017

SERGEY BASOV - Paisagem com rio - Óleo sobre tela - 70 x 100 - 2008

SERGEY BASOV - Caminho na floresta -  60 x 100 - 2009


A paisagem é venerada nas obras de Basov, em toda sua opulência. Lagos, rios, campos, montanhas, caminhos florestais e estradas rurais, nada escapa a seus olhos atentos e observadores. Sempre trabalhando em grandes dimensões, o artista cria obras de impacto e forte apelo emocional. Inevitável não associar suas obras aos seus grandes mestres de referência. Suas obras são colecionadas principalmente por russos que moram no exterior, saudosos em manter uma lembrança viva de seu país.


4 comentários:

  1. Sergey Basov é grandioso! suas paisagens são maravilhosas...
    Como sempre,uma belíssima matéria!
    Abração meu amigo, sucessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito grato, Vidal, por prestigiar mais esse artista.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Um grande artista! Trabalhos impressionantes!
    Abraço amigo

    ResponderExcluir