terça-feira, 16 de novembro de 2010

EDGAR WALTER (José Rosário)

EDGAR WALTER - Auto retrato
Óleo sobre tela

Um importante capítulo da história da pintura de paisagens no Brasil passa, seguramente, por Edgar Walter. E outro capítulo, tão importante quanto o anterior, é a influência da pintura de Edgar Walter sobre os pintores paisagistas brasileiros, principalmente os mineiros.

EDGAR WALTER - Paisagem próxima a Petrópolis
Óleo sobre tela

Edgar Walter nasceu em Nova Lima, Minas Gerais, aos 20 de novembro de 1917 e faleceu em Teresópolis, no Rio de Janeiro, aos 14 de maio de 1994. Infelizmente não tive o prazer de conhece-lo, mas o eco de sua obra se fará constante por muitos e muitos anos. E este eco me atingiu na fase inicial de minha carreira, tendo uma grande influência sobre ela. Mais recentemente, descobri que ele esteve em Dionísio, minha cidade natal, em 1981, e por aqui pintou duas grandes telas de lagoas do município.


EDGAR WALTER - Paisagem com rio
Óleo sobre tela

Conheci o trabalho de Edgar Walter através de um outro grande pintor mineiro, Wilson Vicente, que por ironia do destino, também não foi aluno de Edgar Walter, mas, muito desejaria ter sido.


EDGAR WALTER - Beira de rio
Óleo sobre tela

Certos trabalhos são tão envolventes, que, mesmo de forma indireta deixam uma influência muito grande por onde passam. É essa influência que a cada dia arrebanha mais e mais amantes da arte, por obras como as de Edgar Walter.


EDGAR WALTER - Serra de Petrópolis
Óleo sobre tela

H. Pereira da Silva faz um importante comentário sobre a obra de Edgar Walter: “O que sobressai neste moço, que se utiliza de formas ‘antigas’ para nos transmitir sentimentos novos, é o esmero da técnica. Edgar Walter é, por excelência, um pintor de detalhes, de pequeninos nadas que muitas vezes - por que não reconhecê-lo ? - fazem de um quadro pequeno uma grande tela. Ele se compraz em reproduzir pormenores da natureza.



EDGAR WALTER - Paisagem ensolarada em Itaipava
Óleo sobre tela

EDGAR WALTER - Paisagem - Óleo sobre tela - 73 x 92 - 1971

Um fato curioso da história desse grande pintor é que aos 18 anos chegou a fazer dança clássica, até a fazer parte do corpo de baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, desistindo da carreira pela pintura. Feliz decisão! Com os primeiros ensinamentos feitos por Oswaldo Teixeira, ainda cedo, Edgar Walter já era dono de uma técnica bem particular, que tanto o identificou em toda a sua obra.


EDGAR WALTER - Corredeira
Óleo sobre tela

Hoje, é unânime a afirmativa de que Edgar Walter talvez seja um dos mais importantes e influentes pintores de paisagens no Brasil. O seu estilo é inconfundível, a tal ponto de suas telas serem reconhecidas a um simples golpe de vista, tamanha é a identidade única de suas pinceladas, seu inigualável colorido e seus notáveis efeitos de luz sobre as cenas que tão bem retrata.


EDGAR WALTER - Ribeirão e cascatas
Óleo sobre tela

EDGAR WALTER - Ovelhas no pasto - Óleo sobre tela - 81,5 x 100,5 - 1980

“Poucos são os artistas que conseguem interpretar os motivos fornecidos pela natureza, as árvores e os rios com seus remansos, como esse pintor tão apreciado pelos colecionadores de obras de arte e apreciadores da pintura em geral”. Essa importante observação foi feita por João Medeiros.


EDGAR WALTER - Estrada com eucaliptos
Óleo sobre tela

Edgar Walter também foi um pintor de retratos, naturezas-mortas e cenas urbanas, mas é com certeza, pela paisagem, a sua maior herança que felizmente herdamos.


EDGAR WALTER - Beira de rio com sapucaias floridas
Óleo sobre tela

EDGAR WALTER - Igreja de São Francisco de Assis
Óleo sobre tela

Em 1953, recebeu merecidamente o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, além de contar com muitos outros pela sua carreira. Também foi professor do Instituto de Belas-Artes da Guanabara.


EDGAR WALTER - Canto de estrada da Tijuca, RJ
Óleo sobre tela

EDGAR WALTER - Paisagem - Óleo sobre tela - 65 x 54 - 1981

Todos os artistas que conviveram com ele, também o citam como uma pessoa simpática e humana, que além do dom de transmitir aos outros seus sábios ensinamentos, era dono de uma inconfundível modéstia pessoal.


EDGAR WALTER - Paisagem com corredeira em Petrópolis
Óleo sobre tela

EDGAR WALTER - Paisagem - Óleo sobre tela - 65 x 81 - 1969

Na pintura brasileira, muitos foram os artistas influenciados pela sua obra. Alguns tiveram o privilégio de te-lo diretamente como mestre, outros, são influenciados pela grandiosidade de sua obra. Citarei alguns, certamente não incluirei muitos outros que ainda hoje iniciam seus trabalhos, orientados pela obra de Edgar Walter: João Bosco Campos, Rubens Vargas, Helvécio Morais, Cláudio Vinícius, Wilson Vicente, Mauro Ferreira, Alberto Braga, Jesus Ramos, Túlio Dias, Luiz Pinto, Alexandre Reider, Hilton Costa, Jupira, Milton Passos, José Ricardo, Sebastião Eduardo, Anderson Conde, Gariglio, Benedito Luizi, Alex Luizi, Clóvis Péscio, Florêncio, Alex Carminatti... Também tenho muita honra de te-lo como referência.


EDGAR WALTER - Luz da manhã
Óleo sobre tela

25 comentários:

  1. Que presente! Sempre tive admiração por Edgar Walter! Ainda menina me deparei com uma obra sua na casa de um tio.Era um quadro enorme, uma estrada com um carroceiro. Fiquei encantada com a luz do sol que emanava daquela estrada...Este meu tio já é falecido (era meu padrinho) e eu nem sei o que os herdeiros fizeram com a obra .Sei que em vida o pintor quis readquirir o quadro ,mas não conseguiu. Mais tarde ele pintou a fazenda de outro tio , em Neves . Ficou maravihoso mas ,aquele quadro da estrada com o carroceiro , acho que é sua obra prima!

    ResponderExcluir
  2. fantastica essa materia!!! muito bom

    ResponderExcluir
  3. excelentes obras primas para alegra nossas almas como artistas e admiradores da arte. obrigado pela criatividade de elabora este trabalho .

    ResponderExcluir
  4. Oi, José Rosário.
    Minha avó é pintora e é fã do trabalho do Edgar Walter. Ela me disse que existe um livro publicado sobre o trabalho dele e eu queria comprar pra ela, mas procurei em livrarias e na internet e não achei nada. Será que você me ajuda? A editora, o nome do livro ou qualquer outra informação vai ser muito bem vinda, e eu desde já agradeço muito.
    Meu email é samantha.salomao@gmail.com
    Obrigada por sua atenção.
    Um abraço
    Samantha Salomão

    ResponderExcluir
  5. boa noite Sr.josé. sou carlos lopes. sou pintor a27 anos, trabalho com 3D, olha os meus parabens, fantastica a sua tecnica. gostaria muito poder falar contigo. ficaria muito orgolhoso. se puder, antecipadamente envio os meus agradecimentos. carlos597fio@rotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Fantástico. Sem comentários
    Grata
    Eleonôra Garcez

    ResponderExcluir
  7. Grato você, Eleonora, por visitar-nos por aqui. O Edgar já se tornou uma lenda na pintura brasileira, mas muito ainda não o descobriram. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá José Rosario, muito bom seus comentarios sobre grandes pintores Mineiros, Brasileiros, acredite tô conhecendo grandes artistas e excelentes trabalhos, com certeza você já faz parte dessa historia... um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Karneiro, muito me orgulha poder ajudar um pouco. Grande abraço, amigo!

    ResponderExcluir
  10. Olá José!
    Adoro os pinturas de Edgar Walter,para mim o melhor pintor de paisagens que já existio,especialmente lagos e rios!!!Eu tenho um quadro deste grande mestre,vou te enviar uma foto!Obrigada por compartilhar esta bela post homenageando o grade Edgar Walter.
    Vou te seguir e quando tiver um tempinho venha conhecer o meu blog.
    bjoss e um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  11. Puxa, conserve bem o quadro do Edgar. Tá virando peça de museu.
    Obrigado pela visita, Cacau, passarei por lá.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  12. o seu trabalho é mais que admirável: é simplesmente perfeito!!!!!!

    ResponderExcluir
  13. oi!sou Neto Coutinho e achei ótimo o trabalho desse grande mestre de paisagens,é uma grande referencia pra mim que to começando a pintar algumas telas , espero que um dia eu seja bom como ele era.
    abraços!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Neto, tenha certeza que estará tendo uma das melhores referências da paisagem brasileira. O Edgar Walter é uma das nossas figuras mais respeitadas.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Pinturas que fazem bem. Dá até para sentir o frescor da natureza.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, José!
    Uma curiosidade me intriga: o Edgar era canhoto ou o auto-retrato dele terá sido feito ao espelho.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá Márcio, não sei informar se era canhoto. Acho que não. A foto foi conseguida na rede mesmo. Pela assinatura, logo abaixo no canto direito, parece estar correta. Depois confira na imagem!

    ResponderExcluir
  18. Assim como tantos outros pintores amadores, tive minha inspiração nas obras de Edgar Walter, que conheci durante minha infância e adolescência em Belo Horizonte. Não há como descrever os sentimentos que brotam ao ver as fotos dos vários quadros de paisagem, dos quais conheci inúmeros.
    Foi um privilégio compartilhar aquele momento único.

    ResponderExcluir
  19. Todos temos uma inveja boa de você. Certas emoções serão sempre pessoais e intransferíveis.
    Obrigado pela visita!

    ResponderExcluir
  20. Elizabeth Samora Ribeiro12 de fevereiro de 2012 19:52

    Amo paisagem. E estas são fantasticamente perfeitas.Eu gosto de pintar,mas não me considero uma artista. São perfeitos, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elizabeth, já tive a felicidade de ver alguns trabalhos do Edgar, pessoalmente. E são muito melhores que a melhor fotografia deles.
      Serão uma referência mais que segura, sempre!
      Grande abraço!

      Excluir
  21. gOSTO BASTANTE DE ARTES , GOSTARIA DE SABER COMO DEVO INICIAR MEU ACERVO, JÁ QUE NÃO POSUO MUITOS RECURSOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Goulart, essa é uma pergunta interessante, pois para responde-la é preciso saber primeiramente qual a intenção de seu colecionismo. Pretende adquirir obras para revender (investimento) ou para pura apreciação?
      Se pretende comprar para sua apreciação, então o primeiro item a considerar talvez seja procurar por aquilo que lhe agrada visualmente. Claro que aí deve estar embutida uma pesquisa que leve em conta o período mais produtivo do artista e o estado da obra.
      Se pretende comprar como investimento, escolha pelos artistas em ascensão, cuja cotação ainda não esteja muito alta. Mas atente pela qualidade técnica, proposta estilística e evidentemente pelo estado de conservação da obra. Investir em artistas consagrados requer um capital maior, mas é um investimento seguro. Caso queira mais alguma informação ou alguma dica, entre em contato em meu e-mail, terei o maior prazer em ajudar no que posso.
      Grande abraço!

      Excluir
  22. Livro de Edgar Walter - RBM Editora (Rua Aguiar Moreira, 490 - RJ - Cep 21041) - Rio de Janeiro - Autores: Alexandre Pimentel e Jorge Longuiño - ISBN: 8558324-05-8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima informação, Loulair.
      Grande abraço!

      Excluir