sábado, 2 de julho de 2011

LEONARDO CLÍMACO

LEONARDO CLÍMACO - O grito
Mista sobre tela - 60 x 40

Uma das fatalidades mais comuns, destinadas aos artistas realistas dessa geração, talvez seja a falta de oportunidade para exporem melhor os seus trabalhos. Há muita “arte” por aí, que precisa demasiadamente de intérprete para ser entendida. E obra que não fala por si só, cá entre nós, tem vida muito curta. Infelizmente elas estão em destaque nos melhores locais para se expor. Gostaria de ver mais, pelos diversos espaços públicos, uma arte que falasse uma linguagem mais acessível e sincera, e não apenas o desfilar de uma arte cada vez mais dependente de conceito e sem expressão. Começo assim essa matéria, literalmente com um "grito", pois é assim que sinto quando vejo talentos como o de Leonardo Clímaco, inacessíveis ao que grande parte do público gostaria de ver. O mais lamentável é que são espaços mantidos com os recursos do povo e manipulados por uma pequena elite, que decide sabe-se lá por quais parâmetros, mostrar apenas aquilo que lhe convém.

                        
ACIMA:
Esquerda: LEONARDO CLÍMACO - Madalena penitente
Óleo sobre tela - 108 x 40
Direita: LEONARDO CLÍMACO - Sem título
Óleo sobre tela - 50 x 30

Leonardo iniciou desde garoto, um interesse crescente pelo desenho. Nas aulas de História da Arte, da Faculdade de Arquitetura, é que a decisão pela pintura lhe sondou mais forte a vontade. Iniciou um caminho meio solitário, guiando por livros diversos, artigos e vídeos que encontrou pela internet. O contato virtual com artistas que dividem a mesma linguagem é o que mantém a sua arte em comunhão com o mundo. Conheci assim, pela rede, o excelente trabalho desse jovem.

LEONARDO CLÍMACO - Mãe e filho
Óleo sobre tela - 70 x 80

LEONARDO CLÍMACO - Casal
Óleo sobre tela - 30 x 40

Há muitas boas referências em sua obra, e evidentemente, os realistas americanos da atual geração, são as suas maiores influências. Como ele próprio ressalta, nomes como Sean Cheatham, Sahwn Barber e Jason Shwan Alexander puxam a fila das muitas referências que encontrou pelo caminho.

LEONARDO CLÍMACO - Menina
Óleo sobre tela - 30 x 40

Trabalhando atualmente com design de móveis personalizados, a pintura ainda não é sua fonte de renda principal, uma realidade que muitos artistas mundo afora dividem com ele. É lamentável que talentos assim, encontrem nas últimas horas da noite e nos disputados fins de semana, os momentos para produzirem sua arte.

LEONARDO CLÍMACO - Palhaço
Mista sobre tela - 30 x 20

LEONARDO CLÍMACO - Coulrophobia #03
Óleo sobre tela colada em painel - 40 x 30

Experimentos técnicos não faltam nas obras do carioca Leonardo. Texturas e muitas outras experiências é o que nos familiariza imediatamente com seu trabalho. Tenho uma admiração especial pelas suas séries, como as de “Palhaços” e a atual “Coulrophobia”, onde a ausência de cores deu um aspecto dramático e intenso. Mas, como ele próprio afirma, está sempre à procura de “melhorar tecnicamente a abordagem e desenvolver uma linguagem própria, tanto no tema quanto na utilização dos elementos do alfabeto visual”. Independente disso, a arte de Leonardo é essencialmente humana. Em todo o seu trabalho, a figura humana está em lugar de destaque, quer apenas posando para uma lembrança de família, ou ilustrando dramas internos, comuns a todos nós.

LEONARDO CLÍMACO - Renata - etapas

LEONARDO CLÍMACO - Renata
Óleo sobre tela - 70 x 50

Mesmo que não tenha pretensões de viver exclusivamente de sua arte, já deixa naqueles que visitam suas obras, inspiradoras referências. Só nos resta a esperança que este e muitos outros talentos, possam ter a oportunidade daquilo que é o mais importante para um artista: mostrar a sua arte.

LEONARDO CLÍMACO - Autorretrato
Óleo sobre tela - 35 x 27


PARA SABER MAIS:

15 comentários:

  1. Não conhecia este artista,mas vendo este post me puz a pensar, "quanta gente de talento e capacidade tem este pais e estaõ praticamente ocultas do grande publico,achei este artista fantastico,muito bom mesmo,parabéns leonardo voce é muito grande

    ResponderExcluir
  2. Caro Rosário!

    Estou MUITO feliz com o seu post, me sinto muito honrado por figurar entre os excelentes artistas que já tiveram o prazer de ser publicados em seu blog! Enfim, To sem palavras! rs Muito Obrigado!

    Muito Obrigado Túlio!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de conhecer o Leonardo na Web. Não é somente claro o talento do artista mas sua dedicação e disciplina. Além disso, é um cara humilde e acessível. Um exemplo a ser seguido.

    Nos ultimos meses nos comunicamos com certa frequencia e nos tornamos bons amigos. espero um dia recebê-lo em casa, ocasião na qual, tenho certeza, terei a impressão que já o conhecia de LONGA data.

    Super bacana seu post José. Parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Leonardo! Muito talento!!
    Abração,

    ResponderExcluir
  5. Leonardo, fiz senão constatar o quanto valioso é seu trabalho. Não me deixam mentir o Túlio, Márcio, Gilberto e todos que tenham o prazer de admira-lo.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Leonardo!!! Obras excelentes e expressivas. Fico contente em poder observar talentos escondidos como o seu em um trabalho que nosso amigo José Rosário vem produzindo e divulgando, com certeza você vai ser um dos que visitarei constantemente a fim de aprimorar e continuar a cada dia desenvolvendo minhas técnicas..Grande abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  7. Valeu, Gianni, pela presença de sempre! Esperando pela sua colaboração para estar aqui. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. José Rosário, fico feliz em poder encontrar o seu Blog, primeira de muitas visitas com certeza. Vim atravéz do Leo, que ilumina essa página com muito talento e pensamento. Parabéns aos dois e obrigado pela boa leitura que nos oferece. Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Marco, obrigado pela visita. Também dei uma passado pela sua página. Mais um endereço que acrescentarei a minha lista de favoritos.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. De todos artistas que li o perfil, do Leonardo foi o que mais me identifiquei,não pelo estilo e sim por viver a mesma realidade,de não poder viver da arte que faz,apesar do meu trabalho ser com vitral,pinto para os outros e tenho que engolir sapos para continuar com o trabalho,tenho só os domingos para pintar minhas telas,gostaria de poder estudar e dedicar muito mais na pintura a óleo,ainda tenho esperança que isso aconteça,e parabéns Leonardo Climaco suas pinturas são belas já o tinha visto no facebook temos amigos em comum.
    Forte abraço para todos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio, legal que tenha encontrado suas afinidades.
      Obrigado por passar aqui.
      Grande abraço!

      Excluir
  11. Imagina josé Rosario,tem muitos artistas aos poucos vou vendo todos,e que bom você dividir conosco todo esse conhecimento é um artista abençoado!!
    Forte abraço!!

    ResponderExcluir
  12. Obrigado José Rosario, pelas palavras que fala do Leonardo Climaco, li todo o comentario e fiquei muito feliz pela colocação, admiro os trabalhos de Leonardo Climaco, tive a sorte de ser presenteado com dois trabalhos do Leo, e chama a atenção á todos pela realismo e expressão, obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sorte grande a sua. São muito bons os trabalhos do Leonardo.
      Obrigado por passar aqui!

      Excluir