sábado, 8 de outubro de 2011

LUIGI PELLANDA

LUIGI PELLANDA - Aranjo com magnólias
Óleo sobre tela - 70 x 130 - 2008

É incomensurável o benefício proporcionado pelos caminhos da internet. Os contatos realizados, as particularidades encontradas aqui e ali, as trocas de experiências, tantas vezes lições que não tem preço. Fernando Januário, mais uma amizade feita na rede, indicou nessa semana uma site italiano, que é impossível não compartilha-lo. Trata-se de Luigi Pellanda, artista de Bassano del Grappa (Vicenza), nascido em 1964. O artista se intitula autodidata, mas a riqueza de sua técnica nos mostra que a escola da vida também forma grandes artistas.

LUIGI PELLANDA - Vanda num copo antigo
Óleo sobre tela - 40 x 50 - 2007

Na linha dos mais apurados artistas italianos, com influências nítidas de Caravaggio, Pellanda desenvolve uma temática variada e bem coesa, com ênfase para a produção de naturezas mortas. Ainda representando o período da primavera, escolhi algumas imagens de naturezas mortas florais para ilustrarem a matéria, mas o leque de opções na sua produção é grande. Há ainda uma outra produção figurativa desenvolvida em esculturas com diversos materiais.

LUIGI PELLANDA - Grande perspectiva
Óleo sobre tela - 150 x 100 - 2006

Uma curiosidade colhida da página do artista é que sua produção é pequena, cerca de 25 trabalhos por ano, onde há uma rigorosa seleção quanto a estrutura, composição, elementos e técnica. Seus trabalhos são facilmente reconhecidos pela virtuosidade técnica e pela força de conjunto.

LUIGI PELLANDA - Flores de magnólia e vaso
Óleo sobre tela - 100 x 110 - 1998

Pellanda possui uma extensa lista de exposições e participação em diversos catálogos e publicações. Mesmo de aparência realista, sua produção tem um certo apelo simbolista e cada elemento ali quer nos falar sobre a idéia da transitoriedade.

LUIGI PELLANDA - Vaso com girassóis
Óleo sobre tela - 110 x 100 - 1996

                           
Esquerda: LUIGI PELLANDA - Lírios - Óleo sobre tela - 120 x 60 - 2008
Direita: LUIGI PELLANDA - O arco - Óleo sobre painel - 90 x 50 - 1999

LUIGI PELLANDA - Natureza morta com copo de leite
Óleo sobre tela - 100 x 110 - 1992


Para saber mais:

4 comentários:

  1. Caro José,que preciosidade não?-numa realidade onde o mais rapido parece ser melhor,somos brindados com esta descoberta de grande valor,parabéns pela descoberta,tenho certeza que sera de engrandecimento para muitos

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Túlio. Também me surpreendi com o encontro do Pellanda. Um grande artista, com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Impressionado mais uma vez. Trabalho esplendido. Imagine chegar com tamanha perfeição sem um mestre para guiá-lo. Não sei se você conhece José a obra de Alexei Antonov? Tem um trabalho maravilhoso também. Abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Gianni, já vi algo dele faz tempo. Vou procurar para uma possível matéria. Obrigado pela dica!

    ResponderExcluir