sábado, 25 de agosto de 2012

DUPLA HOMENAGEM

Para mim, Luiz Pinto sempre foi o símbolo de um novo Realismo Brasileiro. Mesmo tendo iniciado sua carreira sob a influência incontestável de Edgar Walter e sua turma, conseguiu imprimir, ainda assim, um ar de modernidade em sua temática. Continuou a pintar os motivos nos quais vivia, mas conseguiu imprimir neles a linguagem de um novo tempo. Diria que talvez seja o artista divisor de águas na representação paisagística brasileira.
Juntamente com João Bosco Campos, conseguiram imprimir um novo frescor à temáticas que já pareciam surradas e desgastadas. Todos nós, artistas da atual geração, devemos uma gratidão impagável pela colaboração que esses dois mestres da pintura brasileira nos deixaram de legado.
Deixo aqui, em nome de todos os artistas, sinceros votos de gratidão, pela excelente referência que foram esses dois grandes artistas de nossa arte. Essa dupla vai fazer muita falta! E que os seus trabalhos possam inspirar ainda muitas outras gerações!

LUIZ PINTO - Ipês floridos - Óleo sobre tela - 60 x 80

JOÃO BOSCO CAMPOS - Retorno do moinho
Óleo sobre tela - 60 x 80

10 comentários:

  1. Nos falta mais conhecimento sobre os nossos.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Francisco, por muitos anos só teve espaço na mídia brasileira, uma arte voltada para o Modernismo e Concretismo dos anos 50, mesmo que muitos outros estilos caminhassem em paralelo, procurando um espaço para se manifestar. Um ou outro artista que não falasse a mesma linguagem, se destacava.
      Felizmente, a internet veio suprir um pouco dessa lacuna. Hoje é possível conhecer um pouco mais de vários artistas e vários estilos, e poder acompanhá-los. A intenção desse blog é exatamente expor um pouco dos muitos anônimos e também mestres da arte figurativa brasileira.
      Obrigado por vir e se manifestar. Grande abraço!

      Excluir
  2. Não tenho palavras para expressar os agradecimentos a estes dois grandes artistas, em especial tenho uma grande admiração pelos trabalhos do João... fiquei muito triste com a notícia da sua morte...estou muito triste... abraços meu amigo, sucessos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conviver com perdas é sempre algo difícil. São artistas cujas ausências deixam um grande vazio na are brasileira.
      Obrigado por vir. Grande abraço, Vidal!

      Excluir
  3. PARABENS MEU CARO AMIGO, PELA ÓTIMA MATÉRIA, UM RECONHECIMENTO MAIS DO QUE MERECIDO, TENHO CERTEZA DE TODAS AS PALAVRAS QUE VC ESCREVEU, SÃO SINCERAS E VERDADEIRAMENTE REPRESENTA NÓS ARTISTAS DA NOVA GERAÇÃO, QUE SENTIREMOS MUITA FALTA DOS DOIS, NOMES QUE JAMAIS SERÃO ESQUECIDOS, JÁ MARCARAM A SUA HISTÓRIA ENTRE NÓS, SAUDADES..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Willian, obrigado por passar aqui. Um grande abraço!

      Excluir
  4. Ola José,como esta!nós lamentamos pela falta presente dos dois mestres da arte brasileira ,mais a minha maior tristeza é saber que nós vivemos tao perto a ponto de acha que esta tao longe e nao der aproveitado a presença dos mesmos,mais acredito que esta historia esta mudando por causa de lindos gestos como suas materias que nos mostra os grandes mestres presentes a ponto de encontramos.um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaque, infelizmente há um conceito que o artista é um ser distante, quase "não humano". Conceito que precisa acabar e que a internet já se encarregou de sair na frente.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Bom dia José,
    mais uma vez agradeço a atenção e o carinho dispensados ao meu pai, ele admirava muito os seus textos. Obrigada.
    Júnia Pinto Fongaro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júnia, não sabe com que pesar recebi a notícia do falecimento do Luiz. Falamo-nos poucas vezes por telefone. Ele sempre muio gentil, chegou a me convidar para visitarmos a Pinacoteca, que ainda não conheço. Não fui a tempo e me arrependo disso.
      Será sempre uma honra poder divulgar qualquer dado que queira sobre ele, por aqui. Um grande abraço e a paz esteja com todos da família!

      Excluir