terça-feira, 28 de agosto de 2012

POR DENTRO DE UMA OBRA - Frederick Morgan


FREDERICK MORGAN - Cena nos arredores da cidade - Óleo sobre tela - 111 x 176

Esta bela cena de Frederick Morgan sofreu, entre tantas outras, uma influência direta de seu pai, John Morgan.
Frederick Morgan casou-se com uma talentosa colega artista de nome Alice Havers e ambos pintavam frequentemente cenas de Londres, cenas domésticas e de interiores. Mas, o sucesso de paisagens rurais, obtido pelo pai, inspirou Frederick Morgan e sua esposa a mudarem para o interior. Alugaram uma fazenda em Surrey Gomshall e lá passaram os verões de 1875, 1876 e 1877. Muito diferentemente de hoje, essa região do Surrey era uma área pobre, e que por isso mesmo, atraía diversos artistas à procura de uma temática rural mais convincente e realista.
Temos aqui uma bela representação, com o pai na dura lida do dia, a mãe em seus afazeres cotidianos, crianças brincando e pessoas caminhando pelos arredores da cidade. Todos os componentes de uma típica representação rural do Naturalismo e Realismo ingleses. Cada trecho do quadro parece uma composição isolada, mas formam assim mesmo um belo conjunto entre si.
Frederick usava quase sempre seus filhos como modelos de suas composições. O garotinho brincando com o cão, no primeiro plano, é um deles.
Esse trabalho foi adquirido do artista pela Walker Art Gallery, em 1881.








4 comentários:

  1. Que bela composição! a simplicidade da vida rural transmitida de uma maneira encantadora! parabéns meu amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom te ver por aqui, Vidal. Ótima semana, meu amigo!

      Excluir
  2. Que Fantástica essa obra, a riqueza de elementos e a interação entre eles...Obrigado por nos brindar com mais essa matéria inspiradora!!

    ResponderExcluir