terça-feira, 28 de agosto de 2012

POR DENTRO DE UMA OBRA - Frederick Morgan


FREDERICK MORGAN - Cena nos arredores da cidade - Óleo sobre tela - 111 x 176

Esta bela cena de Frederick Morgan sofreu, entre tantas outras, uma influência direta de seu pai, John Morgan.
Frederick Morgan casou-se com uma talentosa colega artista de nome Alice Havers e ambos pintavam frequentemente cenas de Londres, cenas domésticas e de interiores. Mas, o sucesso de paisagens rurais, obtido pelo pai, inspirou Frederick Morgan e sua esposa a mudarem para o interior. Alugaram uma fazenda em Surrey Gomshall e lá passaram os verões de 1875, 1876 e 1877. Muito diferentemente de hoje, essa região do Surrey era uma área pobre, e que por isso mesmo, atraía diversos artistas à procura de uma temática rural mais convincente e realista.
Temos aqui uma bela representação, com o pai na dura lida do dia, a mãe em seus afazeres cotidianos, crianças brincando e pessoas caminhando pelos arredores da cidade. Todos os componentes de uma típica representação rural do Naturalismo e Realismo ingleses. Cada trecho do quadro parece uma composição isolada, mas formam assim mesmo um belo conjunto entre si.
Frederick usava quase sempre seus filhos como modelos de suas composições. O garotinho brincando com o cão, no primeiro plano, é um deles.
Esse trabalho foi adquirido do artista pela Walker Art Gallery, em 1881.








4 comentários:

  1. Que bela composição! a simplicidade da vida rural transmitida de uma maneira encantadora! parabéns meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Que Fantástica essa obra, a riqueza de elementos e a interação entre eles...Obrigado por nos brindar com mais essa matéria inspiradora!!

    ResponderExcluir