segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PINTURA AO VIVO EM BRASÍLIA


Da esquerda para a direita: Vinícius Silva, Douglas Okada, Juliana Limeira, Gonzalo Cárcamo, Ronaldo Boner e José Rosário. Uma manhã de pintura ao vivo no Parque Olhos d'Água, em Brasília.

Uma das atividades programadas com os vários artistas que estiveram presentes na abertura da Exposição “Realismo Hoje”, em Brasília, foi a saída para pintura ao vivo em um dos parques da cidade. Pela proximidade com o local onde estávamos, foi escolhido o Parque Olhos d’Água, um parque público, ecológico e de lazer, que fica localizado na Asa Norte, um bairro do Plano Piloto de Brasília.


É uma reserva bem interessante, com cerca de 21 hectares de área, que foi inaugurada em 1994. Abriga uma típica vegetação de árvores do cerrado, sobre as quais pode se ver a identificação de algumas, em pequenas placas colocadas próximas aos troncos. O Lago do Sapo, o local que escolhemos para nosso exercício, é formado pela desembocadura do Rio Talvegue. Ali há diversas espécies de aves e insetos. Pelo hábito impróprio de alimentar os animais com vários tipos de alimentos, os habitantes da região acabam incentivando a proliferação de diversas espécies de roedores, entre elas, grandes ratazanas.

               
Gonzalo Cárcamo

 
Vinícius Silva

 
José Rosário

Ronaldo Boner

Apesar de o sol não ter dado o ar da graça, foi uma bela manhã de exercício realizada no sábado, dia 10 de novembro de 2012. Ficamos lá por aproximadamente duas horas e meia. O tempo nublado é até propício para a prática do exercício ao vivo. Não há as mudanças bruscas, típicas das passagens de nuvens em dia de sol, as sombras não alteram sua posição com muita velocidade, além de ser mais confortável para quem pinta. Também proporciona a captação de sombras mais frias e sutis, imperceptíveis em dias de luz intensa.


Juliana Limeira, Rayane e Douglas Okada.

Subvertendo a tradicional prática da pintura de modelos em ateliês, Juliana Limeira e Douglas Okada realizaram um exercício com modelo vivo no parque. Percebe-se que alteram os volumes, as luzes e as cores ganham um aspecto bem mais natural. Rayane, a modelo, até que resistiu bem aos passeios de formigas e outros insetos. O resultado foi muito compensador.
A manhã encerrou com um almoço na excelente companhia da Darcy Gasparetto.


Douglas Okada, Ronaldo Boner, Cárcamo, Juliana Limeira, José Rosário, Darcy Gasparetto e Vinícius Silva. Não poderíamos ter encerrado aquela manhã de uma forma melhor.

Agradecimentos ao Itamar Dias por ceder algumas imagens para ilustração da matéria.

10 comentários:

  1. Achei brilhante a ideia de incluir o Douglas e a Juliana como personagens na sua paisagem. É por esse tipo de coisa que eu disse que algumas "soluções visuais originais" só poderiam sair da sua cabeça. Além disso, realmente é excelente ver tantos artistas de altíssimo nível trabalhando juntos e trocando experiências. Parabéns pela exposição. E que seja uma de muitas...

    At, William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que a ideia vingue também, William. Nesses dias que estive em convívio com tão nobres artistas, pude ver e sentir como todos nós temos espaço para evolução. Tenho certeza que aprendemos todos uns com outros, pequenas e grandes coisas, que nos tornarão especiais em todas nossas atitudes.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  2. Estava ansioso por notícias... a união de vários estilos, transformando a paisagem em cores, em momentos. felicidades para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu ainda mais ansioso em dividir tanta coisa bela que pude vivenciar. Democratizar o que é realmente belo e o que está à procura do que é belo: uma meta que deveria ser de todos.
      Grande abraço, Vidal!

      Excluir
  3. Ola José, como se diz o amigo eu estava ansioso pelas as novidades que vc irião trazer para nós,os trabalhos que vcs ficerão ficou excelentes uma experiencia que muitos de nós artistas gostariamos de estar, não por invejar mais sim; pelo companherimos,amizade e a alegria que nós vimos atraves das fotos,gostei de ver isto fiquei satisfeito,parabens para voces ficou lindo ,um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaque, realmente foi uma experiência muito enriquecedora. Gostaria imensamente que todos os artistas pudessem se unir mais em torno de causas e movimentos como esses. A arte precisa de mais união, todos ganhamos com isso.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  4. Olá José Rosário, foi uma experiência muito importante para mim, poder observar, conversar e interagir com artistas que muito admiro e que só conhecia pela internet. Fico muito agradecido pela oportunidade e parabéns pela iniciativa que só nos traz enriquecimento. Um grande abraço, amigo!
    Itamar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Itamar, tivemos um final de semana muito proveitoso por aí. Interagir e conhecer novas pessoas é uma experiência que não tem preço.
      Foi uma honra conhecer você.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. maravilhosa atitude , precisamos nos unir , um grande abraco espero um dia poder te conhecer , voce e um ser muito especial parabens a todos , em especial ao meu querido professor bonner saudades cibeli felipe

    ResponderExcluir