domingo, 3 de fevereiro de 2013

CLODOALDO MARTINS


CLODOALDO MARTINS - No sítio da vovó - Óleo sobre tela

Do ponto de vista estilístico, podemos dizer a arte de Clodoaldo Martins tem uma orientação realista muito forte. Se voltarmos um pouco mais na história da arte, veremos que o movimento realista ganhou força com Courbet, na França, na metade do século XIX. Fez uma sólida escola até o advento do Impressionismo e seguiu numa carreira paralela até hoje. A arte realista está mais preocupada com uma representação verdadeira e precisa acerca do que nos oferece a natureza e a vida. Requisitos mais que bem representados nas obras deste paulista, nascido na cidade de Agulha, no ano de 1985.

CLODOALDO MARTINS - Os puxadores de tora - Óleo sobre tela - 175 x 150

CLODOALDO MARTINS - Brincando com ovos - Óleo sobre tela - 60 x 50

Igualmente como ocorre em diversas regiões do mundo, o novo Realismo Brasileiro tem as mesmas propostas que teve no passado, quando o movimento começou: características sociais próprias de cada povo, condições econômicas específicas e fatores culturais regionais determinantes. Mas o mundo de hoje tem uma visão globalizada, impossível de desvincular também do fazer artístico. Por isso, numa arte realista como a que propõe Clodoaldo Martins, ainda é possível perceber o compromisso com o artista e sua terra, mas também há uma nítida influência na execução de um realismo mais abrangente, não tão específico e restrito a uma região. Muitas de suas obras são atemporais e desvinculadas de uma região, seguindo os passos de artistas como o americano Morgan Weistling, a espanhola Isabel Guerra e muitos outros artistas russos e chineses.

CLODOALDO MARTINS - Caipira caçador - Óleo sobre tela - 148 x 100

CLODOALDO MARTINS - Forno de assar pão - Óleo sobre tela - 100 x 80

Foi no ano de 1999, que o jovem Clodoaldo iniciou seus estudos com o professor de desenho Luis Dotto. Já no ano seguinte, inicia na pintura com Sérgio Amorim e posteriormente com Celso Bayo. O aprimoramento de sua técnica teve um grande impulso, quando freqüenta, em 2003, o ateliê de Washington Maguetas. Logo em seguida, Alexandre Fausto foi outro artista com quem somou muitos outros aprendizados. Morgilli teve uma importância muito grande em sua arte, à partir de 2005. Percebemos uma nítida influência da paleta desse artista nas obras de Clodoaldo, até o momento em que ele conhece Ronaldo Boner. Foi Morgilli também quem apresentou o Clodoaldo aos artistas Gilberto Geraldo e Ronaldo Boner, ambos mestres incontestáveis da arte realista desse país. De Gilberto Geraldo, o rigor do desenho alcançou as telas. De Ronaldo Boner, em especial, Clodoaldo introduziu uma nova plástica em sua obra, conquista esta, graças principalmente à prática da pintura ao vivo, um dos requisitos mais levados à sério por Boner. Sua paleta também recebe mais uma nova influência com os ensinos desse último artista.

CLODOALDO MARTINS - Melancia na roça - Óleo sobre tela

Clodoaldo segue suas pesquisas, e suas evoluções são latentes e respeitadas em qualquer segmento, seja do ponto de vista crítico ou pelo mais leigo admirador. Já não é visto apenas como uma das mais seguras promessas do novo realismo brasileiro, é uma realidade mais que certa.


PARA SABER MAIS:

17 comentários:

  1. Clodoaldo é Fantástico...Um artista que não podia deixar de ser citado, com certeza, grande nome pra figurar os grandes mestres Brasileiro! Parabéns pela matéria!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom quando um artista já se encontra resolvido artisticamente, e tão jovem.
      Terá uma bela carreira pela frente!
      Grande abraço, Jesser e obrigado por vir!

      Excluir
  2. Matéria mais que merecida. Clodoaldo G. Martins é referência obrigatória no naturalismo brasileiro contemporâneo. Um grande artista com imenso talento, e com um futuro brilhante pela frente.

    At, William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de conhecer alguns trabalhos dele de outros tempos, somente agora pude fazer um contato pessoal.
      Trabalhos que orgulham a arte brasileira.
      Grande abraço, William!

      Excluir
  3. Falar da arte de Clodoaldo, é simplesmente admira-la sem conseguir expressar tudo aquilo que sentimos... abração meu amigo, felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definiu muito bem, meu amigo.Obrigado por mais essa visita e grande abraço!

      Excluir
  4. Belíssima matéria Zé sobre o artista Clodoaldo Martins. Confesso que não o conhecia nem tampouco suas obras. Em nosso país existem grandes nomes da arte como este jovem pintor e que as vezes desconhecemos a sua existência. As suas pinturas são maravilhosas e de um realismo fantástico. Sem dúvida nenhuma apesar da pouca idade do artista, percebemos a grandeza de sua arte.Um abraço Zé. José de jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pensou, José de Jesus, um artista do porte do Clodoaldo Martins anônimo para muitos?
      Pois é, antes tarde do que nunca não é mesmo?
      É um grande artista e já está numa trilha mais que merecida.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir
  5. Ola amigo quando tempo,como vao sa coisa por ai,presiso ver-lo para me aprende um pouco com sua grande pessoa,falar em aprender que talento que é este rapaz quis pinturas maravilhosas sao essas,agora que tambem me chama atenção é a simplicidade que tem de nos mostra os artistas que ele estudou, coisas que muitas pessoas escondem,realmente é um artista como os antepassados muito bom. um grande abraço que em 2013 seja otimo para nós,que trabalham com arte no nosso brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isaque, sumidos nós... Será um excelente ano sim, basta acreditar com vontade.
      Já estamos agendando a exposição da Fundação. Falamos mais depois. Grande abraço!

      Excluir
  6. Não acredito que estas pessoas são pinturas.É humanente impossivel um artista conseguir imitar uma foto com tanta perfeição.

    ResponderExcluir
  7. Sou pintor de telas e não acredito que mesmo um Da vinci consiga imitar uma foto. É humanamente impossivel.
    Desculpe mas eu nao sou obrigado a acreditar. Acredite quem quiser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acreditar, amigo. São reais e o artista é brasileiro, bem próximo a nós.
      Grande abraço!

      Excluir
  8. Agradeço a sua resposta. Sou o Anônimo das duas postagens acima, do dia 28 de março de 2013 e fiquei surpreso que meus posts passaram pela moderação do blog.
    Desculpe as palavras acima, mas foi mesmo na intenção de incredulidade e opinião particular.Quem sabe se eu visse com meus proprios olhos mudaria de ideia.
    Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se aflija, essa parece ser uma reação comum aos trabalhos de Clodoaldo.
      Grato por vir mais uma vez.

      Excluir
  9. Caro José do Rosário, acompanhamos seu blog há algum tempo. Parabéns pelo trabalho e dedicação. Sobre o Clodoaldo Martins, é de fato um artista de grande talento, que temos (minha esposa e eu) a satisfação de ter uma de suas obras em nossa casa. O quadro que abre acima a apresentação do artista: "No sitio da vovó", repousa esplendorosamente - enquanto dá vida - em uma parede do nosso lar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, quanta honra, Paulo. Guarde-o com carinho. Na visita que fiz ao Clodoaldo, pude ver o local onde a cena foi ambientada. É um grande artista, indiscutivelmente.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir