domingo, 24 de março de 2013

DESPEDINDO DO VERÃO



Estamos sempre inclinados a acreditar que não se pode fazer quase nada em um dia nublado, a não ser pegar um bom filme e ficar debaixo das cobertas. Isso é herança de uma cultura que nos insiste em dizer que tempo de chuva não é um tempo bom. Qualquer previsão de meteorologia nos telejornais dizem assim: “Tempo bom na região tal... É, o tempo vai estar ruim no litoral...” E por aí vai. Às vezes, dentro de nossos desejos egoístas, um dia de chuva pode não ser muito bem-vindo. Um dia assim é tudo que mais queria qualquer aldeia nos arredores do Saara e tantas outras regiões desérticas mundo afora.



Liderados por Ernandes Silva, um grupo de artistas decidiu sair a campo para alguns estudos, na última semana desse verão. De fato, o tempo pedia cobertas e um bom filme, mas acharam melhor seguir o conselho de John Singer Sargent, que já dizia há várias décadas: “Nunca perca uma única chance sequer de pintar ao ar livre...”



Águas de São Pedro, no estado de São Paulo, é um daqueles locais bonitos em qualquer época do ano. Já estive lá em um outono e tenho certeza que me encantaria se estivesse nesse encontro, no final desse verão. Com uma forte tradição turística; muito bem explorada por sinal; é realmente uma região diferenciada, com belas montanhas e um clima sempre aprazível. É para lá que foram os nossos amigos, quebrando a regra de que em dia de chuva, o aconchego de casa é o nosso melhor lugar.

                           

 



O que há de mais interessante nessas saídas, além do exercício diretamente do natural, é a possibilidade do encontro, de dividir experiências e observar na prática de um outro artista, as soluções para algumas de nossas dúvidas. Alguns já tinham a experiência da saída a campo, outros a fizeram pela primeira vez, e tudo ocorreu como o esperado, exceto pela chuva que impediu que a jornada durasse mais que o desejado. Terminaram o encontro com um almoço ao pé da Serra de São Pedro e já estão programando o próximo.


Essa demonstração de pintura ao ar livre foi oferecida por Ernandes Silva aos artistas da APAP – Associação Piracicabana de Artistas Plásticos. Além dele, estiveram presentes: Gracia Nepomuceno, João Ouvidio, Mateus Cruz, Laura Pezzoto, Sonia Torrezan, Marcos Sabadin, Ivania Macedo e Antonio Benatti.
Vida longa para toda a turma e que continuem com essa bela proposta! Faça sol ou faça chuva!

14 comentários:

  1. Que estes momentos perdure por muito tempo, uma bela iniciativa... faça sol ou faça chuva!
    Amigão, felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o desejo de todos nós, Vidal. Obrigado, amigo. Grande abraço!

      Excluir
  2. É verdade, o artista ñ pode perder a oportunidade de pintar a natureza, um tempo nublado também tem sua beleza..as nuvens escuras, algumas claras...fico observando o céu e me perguntando quando eu vou conseguir reproduzir a beleza e a
    dificuldade , de colocar na tela a imagem de nuvens e escuras ...muito legal esta experiência....você falou em praia, uma dessas experiências em uma praia, seria muito proveitoso também...o mar, as ilhas , os prédios, são uma visão linda, em tempo chuvoso ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é , Marise, todo ambiente tem suas dificuldades e ensinamentos. Basta estar disponível para aprender com eles. Grande abraço!

      Excluir
  3. Que fantástico Zé!!!
    Obrigado pela bela matéria sobre nossa atividade. Quero aproveitar para deixar aqui um convite para você e quem mais quiser nos visitar para juntos pintarmos as lindas paisagens dessa região.
    Um forte abraço meu amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vontade não falta, Ernandes. Mas, aparecerei, pode ter certeza. Grande abraço!

      Excluir
  4. Parabens a eses talentos maravilhosos, e toda a honra ao Senhor, dono da vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Leonor.
      Seja sempre bem vinda por aqui. Grande abraço!

      Excluir
  5. boa noite! Isso relmente nos motiva e nos leva a pensar que a arte livre ainda e a melhor proposta para uma arte de qualidade ouvi seus conselhos e estou indo mais vezes para o ar livre e...qunanto tempo perdi. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, Everton, que bom ouvir isso! Aliar os aprendizados extraídos do natural com os estudos de ateliê são sempre muito seguros. Não abra mão disso nunca.
      Grande abraço!

      Excluir
  6. Muito legal, seria legal levar um grupo de artistas em Dionisio, nas cachueiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fizemos uma primeira experiência no ano passado e foi muito bom. Pretendemos repetir a dose, com certeza.
      Grande abraço, Paulo!

      Excluir
  7. Zé! Que legal ver isso né?! Pessoas interessadas nessa prática e o que é melhor, praticando! Fico imensamente feliz. Esse é meu objetivo aqui em Piracicaba, incentivar o pessoal aqui a ir cada vez mais estudar a paisagem do natural.
    A coisa já está surtindo efeito, espero que continue...
    Mais uma vez obrigado pelas suas postagens sempre tão bem escritas!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço as fontes para a matéria, Ernandes. E disponha da página, sempre que se fizer necessário.
      Grande abraço e sucessos para todo o grupo!

      Excluir