sexta-feira, 29 de março de 2013

MARCO CIANFANELLI



Poucos artistas conseguiriam traduzir a grandeza de uma figura histórica tão importante como fez Marco Cianfanelli. Trata-se da escultura em homenagem a Nelson Mandela, representando o 50° aniversário de sua captura, acontecido em Kwazulu Natal Midlands, local onde foi erguida a escultura-homenagem. Mandela é uma das figuras mais carismáticas do século XX e certamente o líder africano mais influente de todos os tempos. Sua luta contra a segregação racial lhe custaria 27 longos anos de prisão. Depois de conquistar sua liberdade, tornou-se o primeiro presidente negro da África do Sul e ainda é uma espécie de mentor de todas as gerações políticas posteriores.
A escultura-homenagem é formada por 50 placas de aço com 10 metros de altura cada uma, cortadas a laser e inseridas na paisagem. De um ponto específico deixa ver nitidamente o perfil de Mandela. Esta é, aliás, uma das características mais marcantes de quase todas as suas obras, conseguir omitir formas e fazer com elas sejam perceptíveis e captadas apenas sob determinada ótica, brincando com os sentidos de cada observador. Ele tem uma atração enorme pela expressividade que se esconde nos espaços em branco, na área vazia de sua obra.




A escala é outro fator de fundamental importância, ora nos lembrando com uma intensidade incrível da nossa pequenez enquanto seres humanos, ora nos confundindo e nos integrando com o ambiente de uma maneira peculiar. Faz isso, para nos lembrar constantemente que a própria humanidade precisa se libertar de seu senso naturalmente egoísta e se posicionar dentro de uma esfera maior, como se visse parte de um corpo planetário único, singular.
Por ter uma proposta que revoluciona principalmente por atingir grandes massas, tornou-se o artista preferido para os grandes espaços públicos e privados, inserindo sua arte nos lugares onde geralmente não pensaríamos em encontrá-la. Não é à toa que se tornou a figura mais desejada entre os arquitetos atuais, que estão sempre conseguindo uma maneira de encaixar suas obras em seus projetos.

MARCO CIANFANELLI - Homem urbano - Escultura

Trabalha com uma gama incrível de materiais, desde o aço ao vidro, sejam fragmentados ou cortados propositadamente, combinados em composições que não dispensam o uso de projetos digitalizados previamente. Em todas as suas composições há um esforço constante e uma preocupação que engloba pensamentos ligados à economia, à geografia e à emoção. As silhuetas de figuras humanas, que aparecem repetidamente em grande parte de suas construções, apontam para as diversas conexões do ser e seu mundo, confirmando incessantemente a ideia de que natureza, cultura e política são interligados perfeitamente.

MARCO CIANFANELLI - Nos campos - Escultura

MARCO CIANFANELLI - Sem título - Escultura - 2009


Marco Cianfanelli nasceu em Joanesburgo, África do Sul, em 1970, e se formou pela Universidade de Witwatersrand, em 1992. Já realizou diversas exposições mundo afora e diversas obras suas podem ser encontradas em várias partes da África do Sul, Europa e Estados Unidos.



PARA SABER MAIS:


8 comentários:

  1. Não conhecia o trabalho de Marco Cianfanelli, a escultura em homenagem a Nelson Mandela é "grandiosa", um líder que merece a expressão de um mestre, isto é a beleza da arte, grandes encontros...
    Abraços, meu Amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também o conheci bem recente, Vidal.
      Há algo grandioso em seu trabalho, difícil de descrever.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado, Paulo.
      Ótimas reflexões por aí, também!
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Olá José Rosario!!!! Tudo bem???? Aqui é o Rhuan...
    Eu tenho 20 anos de idade e eu também pinto telas como você e faço desenhos desde paisagens, naturezas mortas até figuras humanas e animais... Também faço desenhos a lápis como grafite e caricaturas... Ultimamente eu venho acompanhando o seu trabalho e de outros artistas tambem como o Tulio Dias, Claudio Vinicius e outros e eu tenho uma grande admiração pelo tema que vocês retratam. Eu sou daqui da cidade de São Paulo mas eu gosto de retratar as paisagens do interior como vocês fazem... Eu queria que você me desse umas dicas de como pintar uma vegetação nas telas pois eu tenho ainda uma grande dificuldade para fazer isso nas minhas pinturas e não saem sempre do jeito que eu imagino... Se você puder você pode me mandar um video explicando????... Eu fico no aguardo de uma breve resposta... Abraços!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rhuan, fico feliz que esteja compartilhando dos nossos mesmos temas em suas composições. Infelizmente vou ficar te devendo o dvd com explicações sobre nossa técnica, é que ainda não fiz um. Já postei diversas matérias aqui no blog que orientam bastante com relação à execução de trabalhos em vários temas. Se eu puder ajudar em algo mais, estarei por aqui...
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Olá
    Cheguei ao seu blog atraves de uma pesquisa sobre Facchinetti e sinceramente não entendo muito de arte, amo mas não entendo, a unica coisa que sei é que há trabalhos que fazem meu coração bater num ritmo muito peculiar, acho que excesso de amor ao belo, e suas pinturas definitivamente estão nessa categoria.
    Marco Cianfanelli também, a escultura de Mandela dá um trocinho inexplicavel na gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse bem, Dricka. O Cianfanelli tem o dom de nos tirar do lugar comum, um incômodo que precisamos visitar com mais frequência. É um dos raros artistas contemporâneos que sabe aliar o culto ao belo com a linguagem de um novo tempo.
      Grande abraço e obrigado por vir!

      Excluir