sexta-feira, 2 de agosto de 2013

RUBENS VARGAS

RUBENS VARGAS - Rio Pará / MG
Óleo sobre tela

RUBENS VARGAS - Casario 
Óleo sobre tela - 70 x 90

RUBENS VARGAS - Ouro Preto
Óleo sobre tela -  72 x 60 - 1995

Minha admiração pelo paisagismo cresceu no início da década de 90, quando comecei a conhecer mais acuradamente os trabalhos de vários artistas mineiros. Evidente que Edgar Walter encabeçasse uma lista que seguia com todos os seus discípulos. Não era uma época de facilidades para obter informações como hoje, onde bastam alguns toques no teclado e é possível estar em contato com vários artistas em várias partes do mundo. Conhecer pessoalmente algum artista era uma atividade quase desumana, ainda mais em se tratando que sempre vivi longe dos grandes centros. Ter acesso a imagens de trabalhos de outros artistas só era possível através de visitas a museus e galerias, ou adquirindo raros livros, onde os de melhor qualidade quase sempre eram importados e com valores bem elevados. Os tempos mudaram e hoje felizmente é possível conhecer uma boa parte do mundo, mesmo estando no conforto de nossas casas.

RUBENS VARGAS - Burrinho - Óleo sobre tela

RUBENS VARGAS - Beira de rio -óleo sobre tela - 60 x 90

Eu me lembro de ter conhecido os trabalhos do Rubens Vargas ainda naquela época. Via algumas pouquíssimas obras suas através de leilões virtuais e quando possível, através de algum catálogo de exposição. Sempre associei sua trajetória e suas obras ao grupo de discípulos de Edgar Walter, pois sempre o vi próximo aos seguidores daquele mestre. Apenas recentemente pude fazer contato mais direto com o artista.

RUBENS VARGAS - Galinhas - Óleo sobre tela

RUBENS VARGAS - Paiol
Óleo sobre tela

Rubens Vargas nasceu na cidade mineira de Curvelo, no ano de 1948 e reside atualmente em Belo Horizonte. Um artista com temática voltada quase que exclusivamente para a pintura regionalista mineira, com exceção das marinhas que executa ocasionalmente. Sua pintura tem uma paleta característica, quase sempre suave e com contornos bem esmaecidos, com uma sensação constante de bruma no ar. As cores também são bem próprias e com contrastes sempre bem dosados.

RUBENS VARGAS - Córrego
Óleo sobre tela - 30 x 40

RUBENS VARGAS - Fundo de fazenda
Óleo sobre tela - 40 x 60

É um artista que presa pela simplicidade da execução e faz isso com muita propriedade, explorando temas aparentemente comuns, mas resgatando deles sempre um toque de nobreza.
O artista continua produzindo seus trabalhos voltados para a temática que sempre explorou.

RUBENS VARGAS - Litoral
Óleo sobre tela - 60 x 90

RUBENS VARGAS - Paisagem
Óleo sobre tela - 47 x 63

PARA SABER MAIS:


14 comentários:

  1. As obras de Rubens tem uma dimensão... as suas cores, toques ricos, sou admirador dos seus trabalhos( que belos trabalhos)!, parabéns pelo apoio constante, isto é louvável, abração meu amigo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vidal, há tempos queria estar falando algo sobre o Rubens. Sempre os desencontrávamos. É um bom artista, com certeza!
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Sempre me lembro de dar uma passada por aqui, admiro seu blog. Antes eu tinha um blog de outro assunto, que era viagens, expedições, e ainda tenho, mas está um pouco estático porque estamos parados com as viagens. Mas resolvi ter um blog de artes e estou apenas iniciando, mas com empolgação. Ele fala das minhas artes e de artes em geral. Reflexões, dicas e tudo mais. José Rosário, esse é meu blog: http://www.izabelpariz.blogspot.com.br. Em meu blog, você verá que já te linkei na lista de blogs lá pra poder sempre acompanhá-lo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Izabel. Legal ter mais alguém divulgando um pouco de arte. Isso tá ficando raro.
      Vou passar por lá.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Pinturas .. hermosas, brillantes. excelentes.. felicitaciones desde Venezuela .. - Jorge Herrera-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido por vir, Jorge Luis. Agradeço também pelo Rubens.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. Pinturas espetaculares, a pintura sempre me encantou mas só comecei a me dedicar agora, não desistirei de forma alguma. Parabéns, abraço....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por vir e participar comentando, Heloisa.
      Grande abraço!

      Excluir
    2. muito bom,sou seu fã,amo suas cores e suas sombras,fora de dúvida um grande artista .
      Parabéns .
      www.santanaartesplasticas.com

      Excluir
    3. Obrigado por vir, Newton. Grande abraço!

      Excluir
  5. Parabéns José, Lindas pinturas, excelente descrição do artista, amo estas telas, não porque foram feitas pelo artista Rubens Vargas (MEU PAI), mas também é um artista muito dedicado.
    Novamente Parabéns por promover arte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, conhecer um filho de Rubens.
      Abraços a ele e a toda família.

      Obrigado por vir!

      Excluir