quinta-feira, 27 de março de 2014

A ARTE COMO PONTE ENTRE A NATUREZA E O HOMEM

PEDER MORK MONSTED - Navegando no rio - Óleo sobre tela - 81 x 121 - 1914

A Nova Acrópole comemora em março o Dia da Arte com programação especial em todo o país. O evento irá mostrar a arte como ponte entre a natureza e o homem.


Ao observar a natureza encontramos uma beleza e proporções que geram harmonia e bem-estar na nossa psique. Afinal de contas, quem não acha um pôr do sol belo? Ou o movimento das ondas? “A Arte como Ponte entre a Natureza e o Homem” será o tema do Dia da Arte, data instituída pela Organização Internacional Nova Acrópole para celebrar e relembrar os valores da arte clássica. O evento acontece no sábado, dia 29 de março, das 14h às 21h, com programação gratuita em todo o Brasil. 

De acordo com a artista plástica e Profa. Juliana Limeira, coordenadora nacional do evento: “Ao ver algo belo, ordenado, de alguma maneira, nos estimulamos para também buscar a beleza na nossa vida. Pintores de vários períodos da história da arte, tinham a preocupação de imprimir em suas obras a busca pela beleza e gerar no espectador uma experiência de contemplação mais profunda. Por isso, incorporavam proporções inspiradas na natureza e símbolos vários para ajudar nesta jornada”, explica.

Em Brasília, a programação do evento contará com sessão de desenho, audições musicais, teatro, palestra e uma noite de apresentações artísticas, com apresentações musicais e poesia, executadas pelos alunos e voluntários da instituição. Exceto o teatro, todas atividades são gratuitas e abertas à comunidade. 


SESSÃO DE DESENHO

A partir das 14 horas, a artista plástica Juliana Limeira fará uma demonstração de desenho ao vivo, com o objetivo de dar algumas dicas de como registrar através do desenho o que está diante dos nossos olhos. Aprender a simplificar e organizar o que vemos na nossa frente é o ponto de partida dessa aula. Após a demonstração os interessados estão convidados a fazer um breve exercício. A sessão é aberta para todo público, tenha ou não experiência com desenho. Vagas limitadas.

AUDIÇÃO  ‘Sexta Sinfonia’ de Beethoven e ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi

A partir das 14h às 19h, a prof.ª Flávia Fernandes e a prof.ª Eloisa Limeira irão comandar as audições musicais. A ’Sexta Sinfonia’ de Beethoven, também conhecida de Sinfonia Pastoral, é dividida em cinco andamentos, tem por propósito descrever a sensação experimentada nos ambientes rurais. É uma das mais conhecidas obras da fase romântica de Beethoven. ‘As Quatro Estações’ de Vivaldi é um concerto de violino do período barroco, em que o compositor descreve em música momentos associados às estações, como os pássaros da primavera, o calor e as tempestades do verão, a caça do outono e os flocos de neve no inverno. É um dos concertos mais conhecidos em todo o mundo.

APRECIAÇÃO ARTÍSTICA ‘Fundamentos de pinturas clássicas’

Concomitantemente à audição das grandes obras, haverá uma mostra de vídeo com dicas para a apreciação de quadros, mostrando como artistas organizam os elementos numa obra para assim expressar harmonia.


ESQUETES TEATRAIS ‘Filosofia e Humor’

Às 16 horas e às 18h, estão agendadas apresentações de esquetes teatrais com o tema “Filosofia e Humor”. Ingressos a venda emhttp://filosofiaehumor.eventbrite.pt , R$ 40,00 (inteira) R$ 20,00 (meia /  para estudante, idoso e 1kg de alimento não perecível)

PALESTRA E LANÇAMENTO DO LIVRO DE POESIAS ‘Instantes de um Tempo Interior’

O ponto alto da programação é a palestra "A Arte como Ponte entre a Natureza e o Homem", ministrada pela diretora adjunta da organização no Brasil, professora Lúcia Helena Galvão Maya, conferencista de inúmeras palestras presentes no canal da instituição no Youtube, bem como o lançamento do livro de poesias “Instantes de um tempo Interior” que será acompanhado de sarau com apresentações de música, dança e declamações de poesias do livro.

ALBERT BIERSTADT - Noite, Owens Lake, Califórnia - Óleo sobre tela - 34,29 x 48,26


SERVIÇO
Dia da Arte – A Arte como Ponte entre o Homem e a Natureza
Local: Nova Acrópole Lago Norte Data: sábado, 29 de março de 2014
Horário: das 14 horas às 22h30
Mais informações e inscrições:  61 3468-5006 | 8513-4179 | 9269-4301 
https://www.facebook.com/NovaAcropoleBrasil

14 comentários:

  1. Inquietação... a arte é uma ponte? Homem precisa de ponte para chegar na natureza? o homem é uno com a natureza... e a partir de si de sua própria natureza cria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eva, boa noite. Essa é a principal intenção da organização: inquietar.
      Debates filosóficos são o ponto mais focado da Nova Acrópole.
      Bom que já tenha sido despertada em algo.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Que bom que ainda existem pessoas que se preocupam com a verdadeira arte e com a integração do Homem com a Natureza. O evento promete ser muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Bia. Tive o privilégio de participar em um ano.
      Ótimo evento.
      Grande abraço!

      Excluir
  3. Um evento Nacional!! Muito bom ver novamente Filosofia e Artes juntos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ingrid. Vale a pena conferir as várias atividades desenvolvidas pela Nova Acrópole em todo o país.
      Grande abraço!

      Excluir
  4. gosto muito do seu trabalho, pena que eu moro longe, senão, veria suas obras de perto. sou fã mesmo!!! abraços, florzinha

    ResponderExcluir
  5. Mestre josé tenho uma semana sem net, estava ansioso pelas novidades... e que bela novidade!
    certeza do sucesso, desde já, abraços e felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que tenha sido mesmo um sucesso, amigo.
      Outros virão.
      Um grande abraço!

      Excluir