terça-feira, 12 de agosto de 2014

SIMON PASINI

SIMON PASINI - 5 da tarde - Óleo sobre tela - 60 x 120

SIMON PASINI - Depois do almoço - Óleo sobre tela - 80 x 100

Cheguei até os trabalhos de Simon Pasini através do artista Morgilli e de imediato me aconteceu aquilo que acredito seja comum a todos que tem acesso a eles: encantar logo na primeira olhada. Percebi que os trabalhos de Pasini não nos arrebatam especialmente pelo desenho e pelo colorido que são fantásticos, mas principalmente pela habilidade que ele tem em transformar as mais simples cenas e motivos em grandes e envolventes obras.

SIMON PASINI - Fonte da juventude - Óleo sobre tela - 100 x 150

SIMON PASINI - Vespa Oleander - Óleo sobre tela - 60 x 120

Pasini é mais um dos gratos nomes da cena italiana que nos oferece uma pintura com referências clássicas, mas com uma linguagem desse tempo, fazendo um realismo com toques impressionistas. Caminho que vem sendo seguido por muitos contemporâneos dele e cada vez mais conquistando novos adeptos. É um estilo que valoriza o que há de mais nobre na pintura para ele: os gestos. Para o artista, gestos são como sentimentos e estes como notas musicais. Ele mesmo afirma que se seu trabalho fosse comparado a um livro, queria que fosse assim, um livro com poucas palavras. Sua pintura, assim como um livro de poucas linhas, não diz tudo. Permite ao observador participar dele, criar suas próprias frases pictóricas, compor suas próprias notas rítmicas. Permitindo a cada observador interagir com o que vê, os trabalhos de Pasini fogem naturalmente do hiper-realismo e flertam com a essência mais nobre da abstração.

SIMON PASINI - Barchetta - Óleo sobre tela - 120 x 100

SIMON PASINI - Músico de rua - Óleo sobre tela - 60 x 120

Nascido em Gênova, em 1976, o artista mudou-se para a África do Sul em 1984, onde iniciou seus estudos artísticos e começou a cultivar uma paixão intensa pela arte, especialmente a pintura. Iniciou-se pela aquarela e ali já demonstrava uma atenção especial aos detalhes e ao uso de luzes dramáticas, que se tornariam quase uma marca registrada em seus trabalhos futuros. Retornando à Itália, em 1992, frequenta a Escola de Artes James e Pio Manzu, em Bérgamo. Logo se tornaria um restaurador respeitado, especializado na produção de afrescos e obras decorativas, que lhe rendeu serviços importantes na Itália, Estados Unidos, Arábia, China e Japão.

SIMON PASINI - Flora - Óleo sobre tela - 80 x 120

SIMON PASINI - Pedras quentes - Óleo sobre tela - 80 x 100

A restauração trouxe a oportunidade de conviver com técnicas e materiais diferentes. Sempre curioso, experimentou tudo que podia, além mesmo da área de restauração, inclusive a pintura digital. Mas, é o óleo a sua técnica predileta, com a qual explora a paisagem urbana e o retrato com devoção. Tem um fascínio pelas cenas cotidianas e são essas as suas obras que mais conquistam admiradores em todo o mundo.


SIMON PASINI - Verão fresco - Óleo sobre tela - 80 x 100

Todos os seus trabalhos recentes são produzidos principalmente para exposições na Itália e no norte da Europa.


PARA SABER MAIS:



6 comentários:

  1. Que paleta! às vezes a Arte é simples, extravagante, triste, alegre... o bom disso tudo, quando bem feita, se torna bela.
    Meu querido amigo, um grande abraço, obrigado por compartilhar sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Reunir tantos adjetivos é uma virtude. O trabalho do Pasini carrega todas as virtudes.
      Grande abraço, Vidal!

      Excluir
    2. Fantástico! Adorei...! Obrigado pela matéria, mestre!
      Alfredo Vieira

      Excluir
    3. Grato por passar aqui, Alfredo.
      Um abraço, amigo!

      Excluir