terça-feira, 9 de setembro de 2014

HANS FREDRIK GUDE

HANS FREDRIK GUDE - Procissão de noiva em Hardangerfjord
Óleo sobre tela - 93 x 130 - 1848

HANS FREDRIK GUDE - Lago com cisnes
Óleo sobre tela - 39 x 55,5

Definir uma pintura romântica não é uma tarefa muito fácil, principalmente quando se trata do tema paisagem. Embora o Romantismo tenha sido concebido como um estilo opositor ao Neoclassicismo e Academicismo, ele usou muitas características desses dois para se criar, por isso, definir uma fronteira exata entre os três estilos requer muitos cuidados. Vários artistas do século XVIII e século XIX se utilizaram do Romantismo em suas composições e muitos deles faziam algo que, por vezes, abraçava referências dos três estilos simultaneamente. Para não correr risco, seguem algumas distinções bem peculiares do Romantismo na paisagem: ênfase à cor; desenho menos exato e linear, privilegiando manchas e pinceladas mais soltas; composições mais movimentadas e com luzes mais contrastantes; e há sempre um impacto desejado na composição, realçando a sensação de grandiosidade, grandes vales e amplos horizontes.

HANS FREDRIK GUDE - Entrando no fiorde - Óleo sobre tela - 77 x 111 - 1857

HANS FREDRIK GUDE - Luar em Kroderen
Óleo sobre tela - 115 x 159 - 1851

Conhecedor de todos esses atributos do estilo, Hans Fredrik Gude tornou-se um dos mais respeitados paisagistas noruegueses, definido por muitos como um dos pilares do Romantismo Nacional da Noruega. Não é de se admirar que a sua escolha estilística tenha se direcionado para isso, a Noruega possui uma das mais belas paisagens do planeta, com belas montanhas, lagos, altas cachoeiras e cascatas, fiordes, e regiões costeiras únicas. O caráter romântico de composição já era demonstrado em seus primeiros trabalhos, onde sempre explorou paisagens do interior do país e litorâneas. Embora fosse um exímio paisagista, Hans Gude não se sentia muito à vontade no desenho da figura humana, fato que o levou a evitar as famosas cenas históricas, tão em moda na época de seus estudos.

HANS FREDRIK GUDE - Analkande oväder - Óleo sobre tela - 30 x 46 - 1871

HANS FREDRIK GUDE - Moças ao sol
Óleo sobre tela - 33 x 44 - 1883

Filho de Ove Gude e Marie Elisabeth Brandt, Gude nasceu em Christiania, em 1825. Iniciou seus estudos na própria Noruega, mas em 1841, tentou entrar na Academia de Arte de Düsseldorf, sendo rejeitado nos exames de admissão. Antes que retornasse à sua terra, um artista importante daquela escola resolveu dar uma chance ao jovem artista e resolveu lecionar aulas particulares para ele. Tratava-se de ninguém menos que Andreas Achenbach. A ajuda foi compensadora, pois no ano seguinte ele seria admitido na escola, na classe de paisagens, um segmento novo no ensino daquela época. E também de Achenbach veio a herança de uma pintura romântica.


HANS FREDRIK GUDE - Pescadores - Óleo sobre tela - 74 x 113 - 1880

HANS FREDRIK GUDE - Pedras na praia
Óleo sobre tela - 1893

Hans Gude lecionaria arte por 45 anos, iniciando pela própria Academia de Arte de Düsseldorf, numa cadeira que antes lhe havia recusado e terminando por lecionar na Academia de Arte de Berlim. Influenciou e incentivou muitos estudantes que iam da Noruega para estudar na Alemanha, muitos deles acompanhavam o mestre onde quer que ele fosse. Era tão consciente da importância da temática regionalista da Noruega para os estudantes que vinham de lá, que chegou a afirmar aos seus conterrâneos, quando alguns deles recusaram a temática norueguesa em suas composições: “E vocês, meus compatriotas na Noruega, não têm motivos para reclamar que nós esquecemos o personagem querido, familiar e específico com que Deus dotou a nossa terra e nossa nação. Isso é tão firmemente enraizada em nosso ser que encontra a sua expressão, quer gostemos ou não”.


HANS FREDRIK GUDE - Próximo ao moinho - Óleo sobre tela - 34 x 47 - 1850

HANS FREDRIK GUDE - Montanhas norueguesas
Óleo sobre tela - 1856

Inicialmente, Gude trabalhava somente em estúdio. Mas, a prática em estudos ao ar livre logo se tornaram frequentes em sua rotina. Pintar em plein air tornou tão importante, que incentivava os seus alunos a fazerem o mesmo. Assim, a aquarela e o guache se tornaram técnicas com as quais ganhou grande intimidade. Mesmo que tais trabalhos não viessem a ter uma boa receptividade do público consumidor de suas obras, essas faziam grande sucesso entre os artistas de seu convívio.

HANS FREDRIK GUDE - Nas margens do Chiemsee - Óleo sobre tela - 69 x 106 - 1871

HANS FREDRIK GUDE - O molhe perto de Moss
Óleo sobre tela - 63 x 100 - 1898

O artista recebeu várias honrarias ao longo de sua carreira, vindo a ser condecorado em diversas academias de arte. Seu filho, Nils Gude, também viria a exercer a profissão de pintor.

Em 1903, o artista faleceria na cidade de Berlim.



6 comentários:

  1. Obrigado por compartilhar esse conhecimento.
    Esse trabalhos são realmente bonitos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por vir, Rosemarie. Bom que tenha gostado.
      Um grande abraço.

      Excluir
  2. É um mundo irreal o desse artista, chega a ser alucinógeno, algo acima da realidade.
    Não o conhecia.
    Agradeço tê-lo apresentado.
    Ótimo artigo, como sempre.
    Grande abraço.

    S. Quimas.
    Artista plástico, designer e escritor
    https://www.facebook.com/SQuimas
    http://quimas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Quimas, eu o descobri vendo trabalhos de um contemporâneo seu, Hans Dahl, outro ótimo paisagista.
      Grande abraço, amigo!

      Excluir
  3. Artista maravilhoso, fiquei encantado, pasmo!
    Mais uma pérola...
    Amigo, felicidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Surpresas democráticas, Vidal. Todos ficamos.
      Grande abraço!

      Excluir